quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Centro de Dia de Alcaravela- Cantinho dos Avós

No dia 4 de janeiro fizemos mais uma sessão do Cantinhos dos Avós no Centro de Dia de Alcaravela.

Como ainda lembra o Natal e os Reis estão quase a chegar, li a história O Cavalinho de Pau do Menino Jesus, de Manuel António Pina. Nesta história o Pai Natal queria ir visitar o Menino Jesus, mas esqueceu-se que tinha nascido muito antes desta era e acabou por encher o trenó com computadores e jogos, tudo do melhor. Mas a Mãe Natal lembrou-o que talvez um simples cavalinho de pau seria muito mais apropriado, e assim foi.

Sendo a maioria idosos, seguiu-se a história Vamos visitar o Avô, de Hiawyn Oram. O Ursino e a Ursina vão de comboio visitar o Avô, mas a viagem é muito longa. A Ursina consegue encontrar formas de a tornar mais curta.

Por fim foi lida O Espantalho Solitário, de Tim Preston, que nos fala de um Espantalho que metia medo aos animais que viviam por perto, mas ele queria amigos...Até que quando chegou o inverno, caiu neve e o Espantalho passou de um espantalho medonho para um simpático boneco de neve. Quando a neve derreteu os animais descobriram que o simpático boneco de neve era o espantalho e ficaram junto dele. Assim já tinha todos os animais amigos e não estava solitário.

Ainda conversámos sobre as janeiras e cantar os reis, disseram-me que já andavam a cantar as janeiras por Alcaravela.
Lembrei-me da minha avó dizer que em dia de reis devia-se comer romãs, para que tivessemos dinheiro todo o ano, e alguns dos utentes confirmaram, também eles ainda fazem isso no dia de reis.







Sem comentários:

Enviar um comentário