Uma das iniciativas dos GETAS são passeios pedestres pelas freguesias do concelho de Sardoal na Semana Santa. è uma iniciativa que tenta chamar a atenção para aquilo que se passa fora da vila de Sardoal, mostrando o esforço das pessoas de pequenas localidades, os seus progressos para melhorerem o nível de vida das pessoas ao longo de décadas.
Desta vez foi uma parte da freguesia de Alcaravela. Fomos até à presa de autocarro da autarqui, onde esperamos para entrar na sua Capela. As senhoras já com uma idade bonita estavam a rezar. Ficaram bastante contentes por nos verem e pediram para regressarmos brevemente.
Saímos da Presa, passámos pelo Casal Pedro da Maia e fomos até Vale das Onegas por uma paisagem bonita.
Em Vale das Onegas fomos recebidos pelo rebate dos sinos, imaginem!!! As senhoras abriram-nos a porta da Capela do Imaculado Coração de Maria, onde nos brindaram com um tapate alusivo à Páscoa. Não ficava nada atrás daqueles que se fazem no Sardoal. Ainda ouvimos algumas lendas....
Seguimos para Monte Cimeiro, na sua Casa de Reza, local onde se reunem e oram, velam os mortos, etc. Para nossa surpresa tinham preparado um lanche! Tmabém tinham feito um tapete de flores à entrada e outro num cruzeiro no exterior.
A Casa da Reza seguinte estava fechada..horas de almoço...e seguimos para Panascos. Um passeio por um caminho muito bonito, com terras limpas e com muito verde.
Ao chegarmos aos Panascos fomos recebidos pelo grupo de jovens que nos cantou uma bela canção. Também tinham um tapete de flores muito bonito.
Seguimos para Santa Clara, para a Cooperativa Artelinho. Além de visitarmos as cestas, o linho e seus teares, fomos até à cozinha...local de onde saiem as mais saborosas tijeladas! Aí tivémos direito a mais um belo lanche e onde pudemos comprar alguns bolos amassados.
A parte final seria dedicada à Igreja de Santa Clara, onde a nos explicaram a história de Santa Clara. Mais uma vez haviam um tapete de flores no exterior.
Segundo a Manuela Grácio, mais conhecida por Nelita, trata-se de uma iniciativa de divulgar o bom trabalho destas pessoas e para tentar fazer com que a iniciativa das capelas enfeitadas não fique só na vila do Sardoal e se estenda a todo o concelho.
Já sabem, se quiserem visitar estas localidades preparem-se para serem muito bem recebidos, pois estas pessoas são genuinamente hospitaleiras.
Eu que tinha feito o trabalho de casa, para explicar as capelas, nem foi preciso, pois as senhoras fizeram-no muito melhor!