sexta-feira, 9 de abril de 2010

Doce Páscoa - Caça ao Tesouro - último dia

E as férias da Páscoa chegaram ao fim...

A última actividade foi uma Caça ao Tesouro...o tesouro era doce, como não podia deixar de ser, eram ovos da Páscoa.
havia várias pistas, desde a Sala dos Periódicos, Espaço Internet, Sala das Crianças, Juvenil e nas Salas de Leitura. Uma delas tinham de descodificar uma mensagem ao espelho, pensada pela Ricardo; outras tinham de descobrir os livros da Alice Vieira, António Mota, Luís de Camões, Biografias, descobrir os livros de Uma Aventura...não era fácil, mas eles conseguiram!

No final dividimos o "Tesouro" por todos.

Foi muito muito divertido!















































Doce Páscoa - Coelhinhos com Copos

No dia 8 de Março fizemos coelhinhos com copos de plástico. Estes copos serão usados na actividade de hoje..mas para isso terão de esperar mais um bocadinho para saberam.

O focinho e as orelhas do coelho foram feitos com cartolina branca e cor-de-rosa, que depois foram colados no copo.

No final tivemos direito a uma pequena festinha de aniversário, o Hugo e o Alexandre faziam anos; a mãe do Hugo levou uns mimos.


































































































quarta-feira, 7 de abril de 2010

Doce Páscoa - Visita Guiada ao Centro Cultural Gil Vicente

No dia 7 fomos visitar a exposição de Arte Sacra que está no Centro Cultural Gil Vicente, inserida nas comemorações dos 500 Anos da Misericórdia de Sardoal e nas festividades da Semana Santa de Sardoal.

Vimos esculturas e pinturas da Igreja do Convento de Santa Maria da Caridade e da Igreja da Misericórdia. Para cada uma houve uma breve explicação, além do nome, do século e do material, era explicado a história da imagem e seu significado na arte e na história da Igreja, pois eram todas religiosas.

Vimos uma escultura de Santa Izabel (é assim que se escreve mesmo), a prima da Virgem Maria; S. José da Sacola, Nossa Senhora da Esperança; Cristo Crucificado - a imagem que sai na Procissão dos Fogaréus; as Bandeiras da Misericórdia, com cenas da Paixão de Cristo; a imagem de Santa Maria da Caridade; pintura com S. Joaquim, Sant'Ana e a Virgem; outra com a Aparição da Virgem a S. Francisco e a Última Ceia.
A imagem principal era mesmo a última, um oratório de Arte Nambam (arte japonesa e europeia) da Santa Casa da Misericórdia. Uma peça das mais viajadas de Portugal e muito conhecida em todo o mundo. Foi mesmo um privilégio poder ver ao vivo este oratório.
































































Doce Páscoa- Coelhos de papel

No dia 6 de Abril fizemos coelhos de papel.

São muito simples de fazer, basta ter um prato de papel para os bolos, dobrar ao meio, agrafar de lado, fazer os olhos e a boca com lápis; as orelhas são pedaços de cartolina branca e cor-de-rosa, que depois são colados, pompons para a cauda e para o nariz, os bigodes são feitos de ráfia e já está!.... Temos um coelhinho branco!
























































































Folheto do mês de Abril

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Doce Páscoa - Coelhos

No dia 5 de Abril fizemos uns coelhos especiais; a partir de ovos fizemos coelhos.

Quem quiser repetir só precisa de: ovos de plástico, cartolina branca, caneta de acetato, cola, algodão, feltro branco e preto  e caixinhas de comprimidos vazios.

Achata-se a base do ovo, cola-se os olhos. Estes são muito especiais, pois são caixas de comprimidos recortados com uns pedacinhos pretos lá dentro. Cola-se o feltro ao ovo, de forma a parecer umas orelhas, cola-se o ovo à base, que serve de patas; um bocadinho de algodão enrolado em forma de pompom e fazem-se os bigodes, boca e dentes com a caneta de acetato.

Muito simples!































































Percursos de Fé - Getas

Uma das iniciativas dos GETAS são passeios pedestres pelas freguesias do concelho de Sardoal na Semana Santa. è uma iniciativa que tenta chamar a atenção para aquilo que se passa fora da vila de Sardoal, mostrando o esforço das pessoas de pequenas localidades, os seus progressos para melhorerem o nível de vida das pessoas ao longo de décadas.

Desta vez foi uma parte da freguesia de Alcaravela. Fomos até à presa de autocarro da autarqui, onde esperamos para entrar na sua Capela. As senhoras já com uma idade bonita estavam a rezar. Ficaram bastante contentes por nos verem e pediram para regressarmos brevemente.
Saímos da Presa, passámos pelo Casal Pedro da Maia e fomos até Vale das Onegas por uma paisagem bonita.
Em Vale das Onegas fomos recebidos pelo rebate dos sinos, imaginem!!! As senhoras abriram-nos a porta da Capela do Imaculado Coração de Maria, onde nos brindaram com um tapate alusivo à Páscoa. Não ficava nada atrás daqueles que se fazem no Sardoal. Ainda ouvimos algumas lendas....

Seguimos para Monte Cimeiro, na sua Casa de Reza, local onde se reunem e oram, velam os mortos, etc. Para nossa surpresa tinham preparado um lanche! Tmabém tinham feito um tapete de flores à entrada e outro num cruzeiro no exterior.

A Casa da Reza seguinte estava fechada..horas de almoço...e seguimos para Panascos. Um passeio por um caminho muito bonito, com terras limpas e com muito verde.

Ao chegarmos aos Panascos fomos recebidos pelo grupo de jovens que nos cantou uma bela canção. Também tinham um tapete de flores muito bonito.

Seguimos para Santa Clara, para a Cooperativa Artelinho. Além de visitarmos as cestas, o linho e seus teares, fomos até à cozinha...local de onde saiem as mais saborosas tijeladas! Aí tivémos direito a mais um belo lanche e onde pudemos comprar alguns bolos amassados.

A parte final seria dedicada à Igreja de Santa Clara, onde a nos explicaram a história de Santa Clara. Mais uma vez haviam um tapete de flores no exterior.

Segundo a Manuela Grácio, mais conhecida por Nelita, trata-se de uma iniciativa de divulgar o bom trabalho destas pessoas e para tentar fazer com que a iniciativa das capelas enfeitadas não fique só na vila do Sardoal e se estenda a todo o concelho.

Já sabem, se quiserem visitar estas localidades preparem-se para serem muito bem recebidos, pois estas pessoas são genuinamente hospitaleiras.

Eu que tinha feito o trabalho de casa, para explicar as capelas, nem foi preciso, pois as senhoras fizeram-no muito melhor!