quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Centro de Dia de Alcaravela

No dia 21 de Outubro os idosos do Centro de Dia de Alcaravela viram visitar a Igreja da Misericórdia de Sardoal.

É uma igreja já muito antiga, construída em 1551; mas antes havia uma pequena ermida, mandada construir por D. Leonor, numa das suas visitas a Sardoal. Nesses tempos, o Sardoal era conhecido por ter boas águas para as maleitas, para as doenças.



O portal foi feito em pedra de Ançã, da zona de Coimbra, por João de Ruão. Ao centro tem Nossa Senhora da Misericórdia que, com o seu manto, protege as pessoas. Neste caso pessoas da realeza e do clero.


As Misericórdias tinham no seu início um papel muito importante, ajudar as pessoas com os funerais dos seus familiares, na compra da mortalha. Uma das senhora ainda se lembra da sua mãe ter ido assim, sem caixão.


O interior é decorado a azulejo com grandes jarrões de flores, que nós chamamos de albarradas; tem um púlpito em forma de cálice, onde o sacerdote subia para o Sermão. O retábulo-mor é de talha dourada, com colunas torsas, decoradas com cachos de uvas, para simbolizar o sangue de Cristo. Ao centro, um Cristo Crucificado do século XVII, chamado de Senhor da Misericórdia. É esta imagem que sai na Procissão dos Fogaréus, na Quinta-feira santa.


Para terminar a nossa visita, as senhoras quiseram fazer algumas orações.








terça-feira, 19 de outubro de 2010

1º Ciclo de Sardoal

No dia 19 de Outubro iniciámos as nossas actividades com o Agrupamento de Escolas de Sardoal. A primeira turma que veio do 1º Ciclo de Sardoal, foi a Turma A.

Foi a Hora do Conto, onde ouviram a história O H Perdeu Uma Perna, de Ana Vicente, com ilustrações de Madalena Matoso, editado pela Oficina do Livro.

Sendo uma turma do 1º ano, estão agora a iniciar a aprendizagem das letras...e esta história fala-nos de uma grande desgraça que aconteceu ao H...estava ele a tomar banho no mar quando perdeu uma perna!!!! E agora?! Tinha de encontrar uma solução. Pensou em pedir ajuda às outras letras do alfabeto...mas não correu como imaginado.
É uma história divertida que percorre todas as letras do alfabeto, com palavras associadas a cada uma delas.

Depois conversámos sobre a história, sobre as letras e livros e consultaram alguns livros.





Santa Casa da Misericórdia

No dia 18 de Outubro a Santa Casa da Misericórdia veio à Hora do Conto.

Depois de um intervalo, regressaram às actividades na Biblioteca.

Como é o mês da comemoração dos 100 anos da Implantação da República foram lidas duas histórias do livro 7X1910, Histórias da República, de Margarida Fonseca Santos, da Gailivro.

Depois conversámos sobre como era viver nesses tempos. Não se lembravam dos familiares terem falado sobre a Implantação, eram outros tempos.
As dificuldades são tema comum aos dois grupos que frequentam as actividades da Biblioteca.
O excesso de trabalho, a comida, partes da história relacionadas com o Estado Novo, as perseguições da Pide; mas também da seriedade das pessoas naqueles tempo. A palavra era dada como juramento e hoje em dia nada disso se passa, têm de ter muito cuidado para não serem enganados.

Como está quase a chegar o dia da Feira da Fossa, já no próximo dia 28 de Outubro, falamos sobre essa feira noutros tempos.
Havia muitos animais à venda e vinham de longe, do Alentejo. Porcos, carneiros, cabras, alguns bois, muitos cereais, alguma roupa; mais de homem...porque a de mulher era essencialmente feita em casa.
Esta feira como tem data fixa podia calhar num dia de semana, mas se assim fosse, era um dia em que não iam trabalhar, pois era realmente importante vir.



segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Centro de Dia da Alcaravela

No dia 14 de Outubro os idosos do Centro de Dia de Alcaravela vieram ao Espaço Internet.

Além de praticarem mais um pouco no manusear do computador, foram ver algumas mensagens  sobre as suas actividades na Biblioteca aqui no blogue e até escreveram alguns comentários.