Mostrar mensagens com a etiqueta Pré-escolar Sardoal. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Pré-escolar Sardoal. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Aniversário: actividade com Pré-escolar de Sardoal

Nada melhor para comemorar o aniversário da Biblioteca que receber uma visita. Quem a fez foi a Sala 1 do Pré-escolar de Sardoal.

Esta sala tem as crianças mais pequenas, que ainda só sairam no dia da Feira da Fossa, esta foi a segunda saída do Jardim.

Começaram por visitar a Biblioteca e ficaram a saber que ela fazia 14 anos. Foram a todas as salas, subiram e desceram, para ficarem na Sala das Crianças.
Lá ouviram a história Ainda Nada? de Christian Voltz.
Esta história fala do sr. Luís que um dia faz um enorme buraco, para lá colocar uma semente. Tapa o buraco e pisa bem pisada a terra. Depois rega-a bem regada e espera. Passa um dia, dois, três e o sr. Luís já não tem mais paciência para esperar e decide no dia seguinte não voltar. Nesse dia em que o sr. Luís não vai, a planta sai da terra, no dia segunte cresce uma flor e no terceiro, um pássaro leva a flor para a sua namorada. Só depois de tudo isto acontecer é que o sr. Luís decide voltar...mas já tudo tinha acontecido e quando ele chega vê que ainda não havia planta fora da terra e diz: Ainda Nada?

De seguida fizemos um desenho especial, porque as ilustrações da história também são especiais e diferentes. Numa folha desenhou-se a terra; colaram um regador e um sol, depois cada um pintou uma gotinha de água ou uma semente. Assim todos participaram.

No final regressaram à escola a cantar.












segunda-feira, 28 de março de 2011

Pré-escolar de Sardoal - Hora do Conto

No dia 24 de Março a sala 2 do Pré-escolar de Sardoal veio à Hora do Conto.
Como o mês de Março tem a temática das cores, vieram ouvir a história Flicts, de Ziraldo.
A cor Flicts é uma cor diferente de todas as outras, não tem a força do vermelho, ou a tranquilidade do azul, nem tem par, não tem amigo, então decide fazer uma viagem pelas outras cores em busca de alguém para brincar e conversar...mas em vão...até que sobe, sobe, sobe e vai até à lua...afinal a cor da lua é Flicts.

Depois fomos pintar, mas não com pincéis...mas com palhinhas. Sobre as folhas deitou-se algumas gotas de tinta, que eles sopraram com a ajuda das palhinhas e foram saindo formas e misturas de cores. Uma das crianças ficou muito aflitta porque tinha juntado duas cores...nunca tinha feito isso e pensou que estava a fazer alguma coisa de mal. Explicámos que era mesmo assim, as cores misturam-se e dão novas cores.











segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Hora do Conto - Pré-escolar de Sardoal

No dia 3 de Dezembro a sala 2 do Pré-escolar de Sardoal veio a uma Hora do Conto.

Ouviram a sua primeira história de Natal, Uma Prenda de Natal, de M. Christina Butler, com ilustrações de Tina Macnaughton, editado pela Editora Educação Nacional.

É uma história amorosa que nos conta o presente de Natal que o Pequeno Ouriço-Cacheiro recebeu do Pai Natal. Era um gorro vermelho, muito quentinho, mas que depois de experimentar, ficava grande na cabeça do Pequeno Ouriço-Cacheiro. Então ele decidiu oferecê-lo ao seu amigo Coelhinho...mas as orelhas do Coelhinho eram demasiado grandes para o gorro; então este ofereceu-o ao Texugo...mas quando este o colocou na cabeça, deixou de ouvir...e foi oferecer à Raposa. Esta fez dois buracos para as orelhas e saiu toda contente...quando farejou debaixo da neve o pobre Ouriço, que foi salvo graças ao gorro vermelho, que o aqueceu e onde ele adormeceu ao colo da Raposa.

Depois de uma pequena conversa fomos fazer uma actividade...algo natalício.
Com partes de papel de embrulho com motivos do Natal, colámos em CD's. Uma forma de reciclar CD's que iam para o lixo. Assim, transformam-se em bonitos enfeites para a árvore de Natal.

Para acabar, cantaram algumas canções de Natal.












sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Pré-Escolar Sardoal - Feijão

No dia 25 de Novembro tivémos notícias do feijões da Sala 3. Lá fomos tirar umas fotografias para poderem ver a evolução.
Já estavam grandes e bonitos. Afinal correu bem e as crianças gostaram de ver a evolução.

Ficámos a saber que diariamente iam ver como estavam...no início nada aconteceu, mas depois começaram a crescer. Muitos já tinham folhas.







sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Pré-Escolar de Sardoal

No dia 5 de Novembro a sala 3 do Pré-escolar de Sardoal, veio à Hora do Conto na Biblioteca.
São os mais pequeninos, com 3 anos...e muito sossegados.

A história contada foi O Nabo Gigante, de Alexis Tolstoi, com ilustrações de Niamh Sharkey, editado pela Livros Horizonte.

É uma história muito divertida, com muitos animais, onde um nabo é o centro da história.

Depois fomos fazer uma experiência...com feijões. A história também fala do velhinho e da velhinha a semear feijões.

Cada um ficou com um copo de plástico transparente, para ver melhor a evolução. Depois, colocaram um bocadinho de algodão dentro do copo e um feijão. Deitámos um pouco de água e agora vão ter de esperar uns dias para ver o que acontece a seguir. Para crescer vão ter do colocar os copos junto de uma janela, para que cresca com o calor do sol.

Mas para não se esquecerem, levaram um folha com uma grelha onde vão poder apontar a evolução.

Agora é esperar...