segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Biblioteca em números

Neste último ano, e até ao mês de Outubro, o número total de pessoas que entraram na Biblioteca foram 15455, número que contrasta com 5739 durante o ano de 2008. A faixa etária é ampla, entre os dois anos e os 86 anos de idade.
Esres números englobam a simples leitura de um jornal, até às actividades com a Santa Casa da Misericórdia, Com o Agrupamento Escolar de Sardoal e com as nossas actividades duranet o período das férias escolares, no Carnaval, Páscoa, Verão e Natal.



Em números foram:
Até aos 11 anos de idade – 2294 crianças; entre os 12 e os 16 anos - 331 jovens e 2676 - adultos.
No que respeita aos sexos, 2531 foram homens e 2726 mulheres.
Leram os periódicos na Biblioteca 1082 pessoas, sendo os mais lidos o jornal Correio da Manhã, a Bola e o Diário de Notícias, seguindo-se as revistas de sociedade, como a Nova Gente; 190 requisitaram DVD’s; vieram estudar 84 pessoas; 1191 visitaram-nos por motivos vários e nas actividades tivemos 2200, entre crianças, professores, auxiliares, mães, pais, convidados, idosos da Santa Casa da Misericórdia e seus animadores.
No mês de Outubro ultrapassámos a barreira dos 900 leitores.

Contudo, as pessoas continuam a ter alguma inibição de entrar e frequentar a Biblioteca. Muitas nunca entraram, não conhecem, nem sabem qual é a nossa real oferta no que toca aos livros disponíveis para requisição, consulta; os filmes em DVD e alguns ainda em VHS; o Espaço Internet, onde qualquer pessoa pode aceder à Internet gratuitamente. Estes números não incluiem este último espaço, o mais concorrido sem dúvida.

Autor em Destaque do mês de Dezembro


Contos e Lendas de Natal

Todos os meses temos um autor em destaque, contudo, este mês não é um autor mas sim um tema, o Natal. Desta forma colocamos na recepção uma recolha de livros sobre o Natal, desde histórias infantis até à literatura.

Podem ser requisitados os seguintes títulos:

Sonhos de Natal, António Mota
Um Cântico de Natal, Charles DickensDepressa, é NatalO Cavalinho de Pau do Menino JesusNatal Menino15 Histórias de Natal
A Boa Nova para as Crianças
Contos de Andersen – A Menina dos Fósforos
Hoje É Natal, José Vaz
Os Três Presentes, Álvaro Magalhães
Um Conto de Natal, Charles Dickens
Carlota e a Festa de Natal, Gretha Stevens
O Livro do Menino-Deus, Aquilino Ribeiro
O «Presépio de Alpalhão», Um Natal Alentejano, Manuel Inácio Pestana
Quem é quem na Bíblia
Bíblia, Os Caminhos de Deus







Santa Casa da Misericórdia de Sardoal

Um grupo de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Sardoal deslocam-se até à Biblioteca todas as terças-feiras para a Hora do Conto ou para o Espaço Internet. Na Hora do Conto ouvem histórias tradicionais, relembrando os tempos de meninice, mais recentes. Também são lidas as notícias dos periódicos e alguns temas pertinentes são falados com eles.


Mas o que muitos deles mais gostam são os computadores. Alguns já tinham noções básicas de manuseamento de um computador, mas outros foi mesmo uma novidade. A primeira vez vieram sem saber que iam para o Espaço Internet, a Animadora Cultural tinha receio que desistissem se soubessem. Com muitas reticências, lá se sentaram, aprenderam o que era o rato, o computador, o monitor, o teclado e aprenderam a escrever. O mais curioso é que muitos deles nem sabem ler nem escrever, mas com a nossa ajuda conseguem escrever. Para eles é muito engraçado poder-se escrever numa coisa assim, que muda de linha sozinho, clicando numa tecla, que apaga sem borracha e que nos avisa quando uma palavra está mal escrita.
Também já navegaram na internet, foram ao blogue da Santa Casa, ver localidades à sua escolha; receitas, canções de Natal, poemas, etc.






Mês de Novembro - mês de Sophia

O passado mês de Novembro foi dedicado à escritora Sophia de Mello Breyner Andresen, com a comemoração do seu 90º aniversário.



Além dos nossos leitores, vieram quatro turmas do Agrupamento de Escolas de Sardoal assistir à leitura de histórias escritas por Sophia. Duas turmas do 1º Ciclo de Sardoal, a E e a F, e duas turmas do Pré-escolar vindas da Presa e dos Panascos, ambas localidades de Alcaravela, do concelho de Sardoal. Os primeiros que vieram foi a turma E, no dia 6 de Novembro, no dia em que se comemorava o seu 90º aniversário; ouviram O Rapaz de Bronze; para os mais pequenos e para a turma F foi A Menina do Mar. Para tornar mais aliciante, realizámos um pequeno cenário.

Cada criança levou um pequeno folheto biográfico, com o seguinte:


Chamo-me Sophia de Mello Breyner Andresen nasci no Porto, a 6 de Novembro de 1919 e faria 90 anos se fosse viva. O meu avô era dinamarquês, por isso tinha apelidos estrangeiros. Cresci numa família rica, tive uma boa educação católica; vivia numa grande quinta, que hoje é o Jardim Botânico do Porto, imaginem; daí a minha grande ligação com a natureza. Gostava dos Natais, eram diferentes, seguíamos tradições nórdicas. As minhas férias de verão eram passadas na praia da Granja, por isso algumas das minhas histórias falam do mar.
Aos dez anos de idade fui para Lisboa, aí estudei e quando chegou a altura de escolher um curso na Universidade, escolhi Filologia Clássica, na Universidade de Lisboa, para saber ainda mais como era a Grécia antiga. Não o acabei. Entretanto casei com o jornalista Francisco de Sousa Tavares; tive cinco filhos, um dos quais vocês conhecem, é o Miguel de Sousa Tavares...
Comecei a escrever aos 12 anos de idade, mas só publiquei o meu primeiro livro com 24 e fui eu que o paguei, chama-se “Poesia”, e foi em 1944. Era em poesia como se pode imaginar. O meu primeiro livro em prosa foi “O Rapaz de Bronze”, em 1956. Mas aquelas que vocês mais gostam, comecei a publicá-las em 1958, “A Fada Oriana” e “A Menina do Mar”.
Escrevi muitos livros, contos, poemas, algumas peças de teatro…tanta coisa….e algumas foram traduzidas noutras línguas para que as pessoas de outros países pudessem ler também.
Fui a primeira mulher a receber o Prémio Camões. O último que recebi foi em 2003, já vocês eram nascidos, foi o Prémio Rainha Sofia, a Rainha de Espanha. Mas ao longo da minha vida recebi muitos outros.



No dia 2 de Julho de 2004 deixei este mundo. Mas os meus livros ficaram.

Actividades nas Férias do Natal - Vamos Reciclar o Natal

Nos próximos dias 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de Dezembro vamos Reciclar o Natal.
Como tem sido hábito, iremos ter actividades gratuitas com crianças dos 6 aos 12 anos de idade na Biblioteca. Além de ser uma forma de ocupação das suas férias, têm sempre a vertente pedagógica e lúdica.
Este ano iremos aprender a transformar objectos de uso diário, em decorações de Natal.
No final mostraremos os resultados!