quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Festas do Concelho de Sardoal - 22 a 25 de Setembro

Durante quatro dias a vila de Sardoal estará em festa!

Para ficar a saber tudo basta ir ao site da autarquia:




Apareça!!!

480 anos da vila de Sardoal

Amanhã, dia 22 de Setembro, a vila de Sardoal faz 480 anos!

Tal como Jacinto Serrão da Mota registou:

(...) Nesta forma se conservou o Sardoal ate o anno de 1531, em que o Senhor Rey D. João terceiro de seu motu proprio, Real e absoluto poder, fez villa ao dito lugar, sem lhe ser pedido, nem rogado, mas só por ver o grande crescimento com que se augmentava, tanto em nobreza de Fidalgos, como cavalleiros e escudeiros e homéns bons, e pessoas de criação, como na cultura de suas fazendas e grandeza de edeficios, como tudo da mesma doação, e carta de merce se vera em seu lugar. (...)


In Memorias Restauradas Do Antigo Lugar, E Villa Do Sardoal, de Jacinto Serrão da Mota, no ano de 1754


Cantinho dos Avós & Baú das Memórias

No dia 21 de Setembro fomos fazer mais uma sessão do Cantinho dos Avós e do Baú das Memórias ao Centro de Dia de Alcaravela.

Uma das histórias lidas foi o Elmer, de David Mckee.

O Sr. Augusto Serras lembrou-se de imediato de uma história que já me tinha contado. Uma vez numa feira no Sardoal, estava um senhor a vender porcos e trazia um porco preto, que foi logo vendido. Esse senhor mal vendeu o porco, foi-se logo embora. Pouco tempo depois percebeu-se porquê. Choveu e o porco preto começou a ficar cada vez mais claro....estava pintado de preto. Conclusão, os porcos pretos vendiam-se melhor e eram mais caros, essa pessoa pensou em pintar um de preto e vendê-lo como tal. Quem comprou é que ficou a perder, comprou um porco a pensar que era preto e afinal era "normal".

Depois foram algumas do livro Histórias que o Outono me Contou, de Soledade Martinho Costa.
Uma delas é entre uma cegonha, um relógio de campanário e um sino. Foi logo motivo de conversa como era antigamente, não havia relógios mas as pessoas sabiam as horas com uma mediana, pela tamanho da sombra, ou então pelo sino da igreja, mas neste caso, só em localidades com igreja, o que nem todas tinham, pois eram demasiado pequenas para tal.

Também falaram nas inúmeras dificuldades que tiveram quando eram jovens e numa curiosidade: o calçadeiro. O calçadeiro era um local na entrada da vila de Sardoal, onde as pessoas calçavam os seus sapatos quando vinham à missa ou ao mercado. Para não estragarem os sapatos, só se calçavam naquele local.

No final, ficaram alguns livros para lerem, aqueles que sabem, ou folhearem.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Encerramento das Férias de Verão na Biblioteca

No dia 14, e a pedido dos jovens, tivemos o encerramento das actividades das férias de Verão na Biblioteca: um lanche partilhado.

Cada um trouxe uma bebida, um doce ou um salgado e depois foi só comer. Claro que aqueles que não trouxeram nada não ficaram de fora!!! Até porque havia muita comida.