Mostrar mensagens com a etiqueta Semana Santa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Semana Santa. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Percursos de Fé - Getas

Uma das iniciativas dos GETAS são passeios pedestres pelas freguesias do concelho de Sardoal na Semana Santa. è uma iniciativa que tenta chamar a atenção para aquilo que se passa fora da vila de Sardoal, mostrando o esforço das pessoas de pequenas localidades, os seus progressos para melhorerem o nível de vida das pessoas ao longo de décadas.

Desta vez foi uma parte da freguesia de Alcaravela. Fomos até à presa de autocarro da autarqui, onde esperamos para entrar na sua Capela. As senhoras já com uma idade bonita estavam a rezar. Ficaram bastante contentes por nos verem e pediram para regressarmos brevemente.
Saímos da Presa, passámos pelo Casal Pedro da Maia e fomos até Vale das Onegas por uma paisagem bonita.
Em Vale das Onegas fomos recebidos pelo rebate dos sinos, imaginem!!! As senhoras abriram-nos a porta da Capela do Imaculado Coração de Maria, onde nos brindaram com um tapate alusivo à Páscoa. Não ficava nada atrás daqueles que se fazem no Sardoal. Ainda ouvimos algumas lendas....

Seguimos para Monte Cimeiro, na sua Casa de Reza, local onde se reunem e oram, velam os mortos, etc. Para nossa surpresa tinham preparado um lanche! Tmabém tinham feito um tapete de flores à entrada e outro num cruzeiro no exterior.

A Casa da Reza seguinte estava fechada..horas de almoço...e seguimos para Panascos. Um passeio por um caminho muito bonito, com terras limpas e com muito verde.

Ao chegarmos aos Panascos fomos recebidos pelo grupo de jovens que nos cantou uma bela canção. Também tinham um tapete de flores muito bonito.

Seguimos para Santa Clara, para a Cooperativa Artelinho. Além de visitarmos as cestas, o linho e seus teares, fomos até à cozinha...local de onde saiem as mais saborosas tijeladas! Aí tivémos direito a mais um belo lanche e onde pudemos comprar alguns bolos amassados.

A parte final seria dedicada à Igreja de Santa Clara, onde a nos explicaram a história de Santa Clara. Mais uma vez haviam um tapete de flores no exterior.

Segundo a Manuela Grácio, mais conhecida por Nelita, trata-se de uma iniciativa de divulgar o bom trabalho destas pessoas e para tentar fazer com que a iniciativa das capelas enfeitadas não fique só na vila do Sardoal e se estenda a todo o concelho.

Já sabem, se quiserem visitar estas localidades preparem-se para serem muito bem recebidos, pois estas pessoas são genuinamente hospitaleiras.

Eu que tinha feito o trabalho de casa, para explicar as capelas, nem foi preciso, pois as senhoras fizeram-no muito melhor!


sexta-feira, 2 de abril de 2010

Igrejas e Capelas Enfeitadas de Sardoal

Desde Quinta-feira à tarde até Domingo de Páscoa a vila de Sardoal fica diferente...as igrejas e capelas estão abertas e enfeitadas com tapetes de flores, com desenhos alusivos à Páscoa.

Cada tapete é feito por um grupo de pessoas que se reune e decide qual o desenho a fazer..vão às flores ao campo e aos jardins de casa e fazem o tapete. Este ano a Natureza não ajudou, pois as flores habituais não abriram e foi preciso comprar algumas algumas.

O resultado mesmo assim foi muito muito bonito.












Capela de São Sebastião


Igreja do Convento de Santa Maria da Caridade


Capela Senhor dos Remédios














Capela de Sant'Ana


Capela de Santa Catarina


Capela Nossa Senhora do Carmo












Capela do Espírito Santo

Igreja da Misericórdia

sexta-feira, 26 de março de 2010

Visita Guiada às Igrejas e Capelas de Sardoal

No próximo dia 3 de Abril (sábado) a Biblioteca ira associar-se às festividades da Semana Santa de Sardoal, realizando uma visita guiada pelas igrejas e capelas da vila de Sardoal.
Por esta ocasião, todas as igrejas e capelas estão enfeitadas com tapetes de flores, cujos desenhos estão relacionados com a Páscoa. Cada uma é enfeitada por pessoas que se juntam na quarta-feira à noite para realizarem os tapetes de flores.

É uma excelente oportunidade para visitar o Sardoal, pois tem as capelas e igrejas abertas ao público. Se puderem vir na Quinta-feira Santa tanto melhor, pois será realizada a Procissão dos Fogaréus.
Para mais informações sobre o programa e horários, pode consultar a página da Câmara em www.cm-sardoal.pt .

Pela parte da Biblioteca e do Turismo, será realizada uma visita guiada a todas as igrejas e capelas da vila, intitulada Flores de Fé. Esta visita é gratuita, basta aparecer no Pelourinho pelas 15h. No final, se quiser, ainda poderá acompanhar o recital de música clássica no Centro Cultural Gil Vicente e ver a exposição que lá se encontra.

























A fotografia do cartaz ilustra como são enfeitadas. Esta imagem é um pormenor do tapete de flores que a Capela de Nossa Senhora do Carmo tinha em 2008.