quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Centro de Dia de Alcaravela

No dia 10 de Novembro os idosos do Centro de Dia de Alcaravela vieram à Biblioteca ao Espaço Internet.

É bastante curioso ver o interesse dos idosos na informática. Um dos senhores já consegue estar sozinho a manusear o computador e vai escrevendo quadras da sua mocidade.

As outras pessoas escreveram os nomes, as idades, as localidades de origem e um pequeno provérbio relacionado com o S. Martinho.
Depois levaram os trabalhos impressos, com direito a uma imagem.






terça-feira, 9 de novembro de 2010

Encontro com o Passado

No dia 9 de Novembro a turma C do 1º Ciclo de Sardoal veio a um Encontro com o Passado.

Este ano lectivo o encontro é feito na Igreja Matriz de Sardoal, uma forma de viajarem até ao passado do Sardoal e da história em geral.

Ficaram a conhecer a obra do Mestre do Sardoal, do século XVI; a Pietà, do século XIV; o retábulo em talha dourada do Barroco; os azulejos de Gabriel del Barco, do século XVIII; os altares e imagens que os decoram; o portal principal e a rosácea.









segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Santa Casa da Misericórdia

No dia 8 de Novembro os idosos da Santa Casa da Misericórdia vieram à Hora do Conto.
Ouviram a história Os 7 Corvos, dos Irmãos Grimm.

É uma história que fala num casal que tinha sete filhos, mas gostava de ter uma filha. Essa filha nasceu, mas muito fraquinha e devia ser logo baptizada. Os irmãos formam ao poço buscar a água, mas o balde caiu e eles não tinham coragem de contar ao pai o sucedido..até que ele desejou que os filhos se transformassem em corvos...e foi o que aconteceu. A menina cresceu, logo que soube o que tinha acontecido aos irmãos, tentou salvá-los e conseguiu.

Depois conversámos sobre muitas coisas, um dos senhores era a primeira vez que vinha à Biblioteca, então contou um pouco da sua vida.



Centro de Dia de Alcaravela

No dia 5 à tarde, o Centro de Dia de Alcaravela veio à segunda parte da visita guiada à Igreja da Misericórdia. Por coincidência, juntámos dois grupos, o Centro de Dia com algumas senhoras da Santa Casa da Misericórdia.

As pedras que fazem a escadaria dessa igreja vieram de uma pedreira de uma localidade chamada Cabeça das Mós e uma das senhoras da Santa Casa é de lá.

Conversámos sobre o portal, sobre a imagem da Misericórdia que proteje com o seu manto as pessoas; dos azulejos com albarradas, ou seja, com jarrões de flores; sobre o púlpito em forma de cálice; a escultura de Cristo crucificado; a fixação que tinham pela simetria, com um altar de um lado e a cena do Lava Pés do lado oposto; as portas falsas em azulejo por causa das portas verdadeiras; e da fresta que influenciou as outras janelas falsas também de azulejo.

Foi bastante positivo ver a convivência dos dois lares; acho que num futuro próximo teremos de fazer algumas actividades em conjunto.