sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Livro para os mais novos

O livro 7x 1910 Histórias da República, da autoria de Margarida Fonseca Santos e com ilustrações de Inês do Carmo, editado pela Gailivro;  explica aos mais novos de uma forma simples e acessível os momentos mais importantes que levaram à Implantação da República.
São sete histórias, de sete momentos históricos contadas na primeira pessoa:

Eu, o Mapa Cor-de-Rosa
Eu, a bala
Eu, a bandeira branca
Eu, a coroa
Eu, o navio de guerra
Eu, o iate real
Eu, a varanda

Por exemplo na história "Eu, a varanda":
 "Tenho um enorme orgulho em ser a avranda mais importante da Câmara Municipal de Lisboa!
Ao longo da história da cidade, já assisti a muita coisa, já ouvi muitas conversas, já acompanhei pensamentos preocupados e olhares s procurar no céu mais ideias e inspiração para resiolver os porblemas que habitam dentro do edifiício."

Está disponivel na Biblioteca para empréstimo.


Exposição

De 4 a 29 de Outubro estará patente na Biblioteca a exposição comemorativa do Centenário da Implantação da República Letras e Cores, Ideias e Autores da República.

Esta exposição foi promovida pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB), em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.


A partir de textos de autores que marcaram decisivamente a cultura humanístico-literária em Portugal no final do século XIX e início do século XX, a DGLB convidou dez ilustradores: João Vaz de Carvalho, Afonso Cruz, Bernardo Carvalho, Marta Torrão, Teresa Lima, Rachel Caiano, Jorge Miguel, Carla Nazareth, Gémeo Luís, Alex Gozblau, a tratar de forma artística dez temas representativos do contexto social, político, cívico e cultural da época: Ultimatum, Monarquia, 5 de Outubro, Igreja, Educação, Mulheres, Modernismo, Grande Guerra, Chiado e Revistas.
O resultado mostra de que forma literatura e arte, passado e presente, se podem cruzar de forma coerente e harmoniosa.
Para quem quiser saber mais coisas pode consultar:
http://www.centenariorepublica.pt/

Além das exposições, também pode ver quais as bandas que se vão associar à inciativa de tocaram ao mesmo tempo, o Hino Nacional no dia 5 de Outubro, onde a Filarmónica União Sardoalense.





 

Concurso Um Conto de Natal

A Biblioteca irá promover o Concurso Um Conto de Natal.
 Desta forma pretende incentivar a criatividade escrita de uma época especial do nosso calendário.

É um concurso aberto a toda a população, independentemente da sua idade.

O Conto não deverá ultrapassar uma folha A4.

A recepção dos trabalhos deverá ser feita até dia 29 de Novembro, sendo a sua divulgação a 3 de Dezembro.

O prémio será a publicação do conto bem como a fotografia do vencedor no Boletim O Sardoal e uma pequena lembrança.

A entrega do prémio será feita pelas 19h do dia 6 de Dezembro, dia do 13º aniversário da Biblioteca.



quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Divulgação: Intercultura AFS Portugal

Recebemos um pedido para divulgar esta associação, a Intercultura AFS Portugal.

A Intercultura AFS Portugal é uma associação de voluntariado, com estatuto de Instituição de Utilidade Pública. Não tem fins lucrativos, filiações partidárias, religiosas ou outras. Tem como objectivos contribuir para a Aprendizagem Intercultural e Educação Global, através de intercâmbios de jovens e famílias. Desde 1956 que promove intercâmbios de jovens em Portugal e para o estrangeiro.

Este ano são 82 jovens, dos 15 aos 18 anos, vindos de vários países do mundo, que ao fim de 3, 6 ou 10 meses a viver numa família portuguesa voluntária e a estudar numa escola secundária, regressarão a casa com imensas histórias para contar na língua de Camões.



A Intercultura-AFS procura famílias de acolhimento voluntárias, interessadas em acolher um estudante, ensinar a nossa língua, costumes, tradições e estilo de vida.



Neste contexto, uma família de acolhimento é alguém com motivação e interesse em receber um jovem estrangeiro como um membro da sua família e não como um convidado ou hóspede, durante um trimeste, semestre ou todo o ano lectivo. Uma família AFS pode ser constituída por apenas um membro (mãe ou pai), sendo que não é necessário ter filhos, nem é necessário ter um quarto só para o estudante (pode ser partilhado com os irmãos de acolhimento).

Cultura é a forma como vivemos o nosso dia a dia, assim sendo, estamos à procura de famílias de todos os locais de Portugal.
Para mais informações e/ou inscrições consulte o nosso site http://www.intercultura-afs.pt/ ou admissions.coordination@afs.org

 


quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Centro de Dia da Alcaravela

No dia 29 de Setembro o Centro de Dia de Alcaravela veio a mais uma visita guiada, desta vez a visita foi no Convento de Santa Maria da Caridade.

Primeiro assistiram à missa, que se celebra todas as semanas na Igreja do Convento para todos os utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Sardoal.
Depois foi a visita. Como os outros utentes já se encontravam no interior da igreja, também assistiram.

 
Nos primeiros tempos havia uma pequena ermida nas proximidades com a imagem de Santa Maria da caridade; esta sim, era uma imagem muito visitada e procura por pessoas vindas de todos os pontos do país, pois era milagreira, atendia a todas as pessoas. Depois foi construída esta igreja, em cerca de 1571. Alguns anos mais tarde foi ampliada ou sofreu obras. Algumas delas pagas por D. Gaspar Barata de Mendonça, aí sepultado em mausoléu. Foi o Primeiro Arcebispo da Baia e Primaz do Brasil.
Nos altares laterais, o do lado esquerdo, tem o famoso oratório de Arte Namban, uma das peças mais conhecidas no estrangeiro e das mais viajadas.
O retábulo mor tem esculturas e pinturas de franciscanos, pois este convento era da ordem de S. Francisco.
 
Visitámos também a sacristia, cuja decoração tem influência da China, com a sua chinoiserie. Seguiu-se o claustro e o relógio de sol.











Autor em Destaque - mês de Outubro

Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde nasceu a 16 de Outubro de 1854, em Dublin, Irlanda.
Filho de William Robert Wilde e de Jane Francesca Elgee, foi criado no seio de uma família protestante.

Estudou na Portora Royal School de Enniskillen e no Trinity College Dublin onde é excelente aluno; ganhou uma bolsa de estudos para Magdalene College em Oxford. Foi aí que ganhou o seu primeiro prémio, Newdigate, com o poema Ravenna.
Em 1879 vai viver para Londres, onde começa a ter uma vida social bastante agitada. Em 1881 os seus poemas são publicados. Foi convidado a dar algumas palestras nos E.U.A sobre o movimento estético criado por ele: Dandismo. Defendia a partir de fundamentos históricos o Belo como antídoto dos horrores da sociedade industrial.
Em 1883 vai viver para Paris, onde entra no mundo literário local, abandonado o seu movimento estético. Regressa a Inglaterra onde casa, em 1884 com Constance Lloyd, de quem tem dois filhos, Cyril e Vyvyan.

Em 1890 é publicado o seu primeiro e único romance Retrato de Dorian Gray, antes tinha escrito duas colecções de histórias infantis. Em 1892 é levado a cena uma peça escrita por ele, foi um grande sucesso, outras se seguiram.
Em 1895 é acusado de comportamento indecente, devido a uma caso de homossexualidade, sendo condenado a dois anos de prisão com trabalhos forçados. Quando foi libertado vai viver para Paris passando a usar o pseudónimo Sebastian Melmoth. O escritor morava agora num lugar humilde, a condizer com as suas roupas, também muito mais simples da excentricidade de outrora.
Morre em Paris, a 30 de Novembro de 1900.

Na Biblioteca

O retrato de Dorian Gray
De Profundis
Teatro

O Declínio da Mentira

O Aniversário da Infanta

O Fantasma dos Canterville

O Jovem Rei

O Gigante Egoísta






terça-feira, 28 de setembro de 2010

Novas Aquisições III

A Biblioteca tem novas aquisições, que dentro em breve estarão disponíveis para empréstimo:

Infantil:
Quero Ser Grande, Tony Ross, Presença
O Nabo Gigante, Alexis Tolstoi, Horizonte 

Juvenil:
Eclipse, Stephenie Meyer, Galivro
Uma Aventura no Pulo do Lobo, Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães, Caminho 
Diário de um Banana volume I, Jeff Kinney, Vogais & Companhia 
7x 1910 - Histórias da República, Margarida Fonseca Santos, Gailivro

Literatura:
Uma Promessa Para Toda a Vida, Nicholas Sparks, Presença
O Sétimo Selo, José Rodrigues dos Santos, Gradiva
Morreste-me, José Luís Peixoto, Livros Quetzal
Código da Vinci, Dan Brown, Bertrand

Outros:
Acompanhar Pessoas Idosas em Lares, Francisco Prat Puigdengolas, Bettrand

DVD's
A Menina da Rádio 
Aldeia da Roupa Branca
Crepúsculo 
O Pirata das Caraíbas- a Maldição da Pérola Negra
Ensaio sobre a Cegueira 
Expiação
Iron Man - Homem de Ferro
Horton e o Mundo dos Quem
A Princesa e o Sapo