sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Exposição Arte no PIEF

A Biblioteca irá ter uma nova exposição Artes no PIEF, desta vez dedicada a trabalhos realizados na turma de PIEF da Escola Dr. Manuel Fernandes, de Abrantes.



Irá estar patente de 2 a 26 de Novembro, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30, de segunda a sexta.

Os trabalhos reunidos foram realizados por alunos do PIEF de Abrantes, alunos do Programa Integrado de Educação e Formação.

São jovens que não obtiveram aproveitamento escolar no sistema educativo regular e tentam desta forma, um último recurso para atingir formação profissional.

Este programa pretende fazer com que atinjam a escolaridade obrigatória a jovens a partir dos 15 anos; obtendo um certificado escolar e profissional e ajudando-os a atingir metas de inclusão no mercado de trabalho, através de estágios, tendo como finalidade, a sua futura integração no mercado de trabalho após a sua certificação de 9º ano.

Os jovens envolvidos no PIEF, na sua maioria, têm esta última oportunidade de alcançar a escolaridade obrigatória, adquirirem ferramentas que serão úteis no futuro e na sua integração na vida activa.

São turmas que desenvolvem todo o tipo de projectos, incluindo os artísticos: dança, música, teatro e expressão plástica:

É fruto de um desses projectos esta exposição.

Concurso de Presépios

A Biblioteca convidou o Agrupamento de Escolas de Sardoal a participar no Concurso de Presépios.
 
As tradições serão preservadas no futuro se as nossas crianças forem estimuladas para tal. Desta forma pretende-se promover manifestações criativas, proporcionando uma maior vivência da quadra festiva, perpetuando a imagem do Presépio tradicional.

Mas atenção! Todos os nosso leitores terão um papel muito importante neste concurso, através do Blogue ou numa visita à Biblioteca. 
A votação será feita através dos nossos leitores, mediante o preenchimento de uma ficha que ficará disponível na Biblioteca ou através no blogue, onde serão divulgadas as imagens dos Presépios participantes.

A votação será a apartir das 17.30 do dia 26 para os leitores do blogue e os restantes entre o dia 29 de Novembro até 3 de Dezembro.

O vencedor será divulgado no dia 6 de Dezembro, dia da comemoração do 13º aniversário da Biblioteca, pelas 15h.
 
O Presépio vencedor ficará em exposição no átrio da Câmara Municipal, os restantes serão expostos na Biblioteca.


quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Autor em Destaque mês de Novembro: José Saramago

José de Sousa Saramago nasceu a 16 de Novembro de 1922, na Azinhaga, Golegã.

Filho de José de Sousa e Maria da Piedade, no seio de uma família de agricultores. Saramago era a alcunha pela qual a sua família era conhecida, tendo ficado assim registado pelo funcionário do Registo Civil, ou teria ficado com o mesmo nome de seu pai. Aos dois anos vai viver com os pais para Lisboa. Devido a dificuldades económicas, não frequenta a Universidade, tendo-se formado numa escola técnica. O seu primeiro emprego foi de serralheiro mecânico.

Com 25 anos publica o seu primeiro romance Terra do Pecado, em 1947; ano em que nasce a sua filha, Violante, do seu primeiro casamento.

Para aumentar os seus rendimentos, na altura era funcionário público, traduz obras de Hegel, Tolstoi e Baudelaire. A sua segunda obra foi recusada na editora, permanecendo inédita até hoje, Clarabóia. Em 1975 vai trabalhar para o Diário de Notícias, seguindo-se o Diário de Lisboa e regressa ao DN como Director-Adjunto, sendo posteriormente demitido após o 25 de Novembro, dedicando-se exclusivamente à literatura.

A obra que lhe deu o reconhecimento internacional com o Prémio Nobel foi publicada em 1984, Memorial do Convento; seguindo-se muitos outros.

Em 1986 conheceu a sua segunda companheira, Pilar del Rio, que o acompanhou até ao final da sua vida.

Ficou conhecido por usar um estilo oral, usando a pontuação de uma forma não convencional, usando vírgulas onde a maioria usaria pontos finais, e os parágrafos seriam capítulos de outros autores. Em 2003 foi considerado o mais talentoso romancista vivo nos dias de hoje, pelo crítico Harold Bloom, designando-o de “Mestre”.

A 10 de Dezembro de 1998 recebe o Prémio Nobel da Literatura.

Conhecido pelo seu ateísmo e pelas suas polémicas, sendo o seu alvo principal a Igreja e o Capitalismo. Foi membro do Partido Comunista Português e fundador da Frente Nacional para a Defesa da Cultura.

Faleceu no dia 18 de Junho de 2010, aos 87 anos de idade na ilha de Lanzarote, Espanha.

 
Na Biblioteca



Caim


Ensaio sobre a Cegueira


Memorial do Convento


Levantado do Chão


O Ano da Morte de Ricardo Reis


O Evangelho segundo Jesus Cristo


Ensaio sobre a Lucidez


A Maior Flor do Mundo

DVD


Ensaio sobre a Cegueira



quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Centro de Dia de Alcaravela

No dia 27 de Outubro os idosos do Centro de Dia de Alcaravela vieram ao Espaço Internet.

Pela primeira vez experimentaram comunicar através do Messenger. Explicou-se que o Messenger servia para comunicar com alguém que estivesse longe (o que não era o caso), podendo conversar através da escrita e ver pela webcam.

Um dos senhores experimentou mas como gosta de aproveitar as suas visitas ao Espaço Internet para escrever, preferiu escrever um bocadinho.

Mais uma vez fica provado que nunca é tarde para aprender.








terça-feira, 26 de outubro de 2010

1º Ciclo de Sardoal

No dia 26 de Outubro a turma F do 1º Ciclo de Sardoal veio participar na actividade Encontro com o Passado.

Esta actividade tenta mostrar às crianças locais com história, mas de forma acessível e que fiquem a conhecer um pouco mais.

Desta vez fomos visitar a Igreja Matriz. Um edifico dos finais do século XIV inícios do século XV, onde podemos fazer uma viagem ao longo de muitos séculos e de muitos estilos artísticos.

Começámos por visitar a capela lateral dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, onde estão as tábuas do Mestre do Sardoal, uma parceria de pintores, Manuel Vicente e Vicente Gil, de Coimbra. Pintaram o primitivo retábulo desta igreja. Depois ficaram a conhecer uma Pietà, ou uma Piedade, muito antiga, do século XIV, de pedra.

Fomos para a capela-mor, onde viram o grande retábulo em talha dourada e a sua decoração; os painéis de azulejos de Gabriel del Barco, com cenas da vida de S. Tiago.

Vimos os outros altares, os santos e fomos para a zona exterior, para que vissem a rosácea e o portal.

(As fotografias foram tiradas pela Martinha Serras, a arqueóloga que colabora com a Câmara Muncipal.)












segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Santa Casa da Misericórdia

No dia 25 de Outubro os idosos da Santa Casa da Misericórdia vieram ao Espaço Internet.
É um grupo que está mais familiarizado com o computador e podem fazer umas "brincadeiras" diferentes.

Foram conversar no Messenger. A animação é sempre a mesma...conversar como se estivessem à distância, através da escrita e com a webcam ligada.

Tal como qualquer pessoa, as conversas são sobre o seu dia-a-dia, se vão ao bailarico, o que andavam a fazer, um dos senhores atrasou-se, foi logo motivo de questionário.´

Diziam que mesmo sem saber ler ou escrever, se fosse noutro tempo, ainda iam conseguir fazê-lo. Gostam "destas coisas" e nota-se uma certa satisfação em aprender a manusear os computadores e estas novas formas de comunicação.










Feira de S. Simão ou da Fossa

Na próxima quinta-feira, dia 28 de Outubro, realiza-se a Feira de S. Simão ou da Fossa.

As feiras têm sido um dos acontecimentos mais importantes de transacções desde 500 a.C.
As primeiras feiras estão relacionadas com festividades religiosas. As feiras retomam a sua importância após o declínio do império romano, no século XI, após o feudalismo (um período em que o território estava delimitado e cada um produzia o que necessitava, caso houvesse falta, trocava-se.)

A Feira da Fossa realiza-se no dia dedicado a S. Simão, daí o nome e mais uma vez, segue a ideia da relação entre um dia dedicado a um santo.

Esta feira já era referida em 1750, considerada durante muito tempo, uma das maiores e mais importantes feiras do norte do Ribatejo.

Era neste dia que chegavam os "Capuchos", pessoas que vinham da Beira Baixa para cá, para a apanha da azeitona. Assim juntavam o útil ao agradável.

Até há poucos anos, as feiras eram das poucas ocasiões que as pessoas tinham de fazer compras. Havia o comércio tradicional, mas desta forma, podiam comprar muitas coisas num único espaço....mais ou menos como nós fazemos nos hipermercados e nos centros comerciais.
Havia muito tipos de cereais, objectos para a agricultura, roupas, animais, etc.

Mesmo podendo ser um dia de semana, as pessoas não iam trabalhar neste dia e vinham à feira abastecer-se.