sexta-feira, 18 de junho de 2010

Centro de Dia de Alcaravela

No dia 17 de Junho o Centro de Dia de Alcaravela veio a mais uma Hora do Conto na Biblioteca.

Vieram ouvir a história O Segredo do Sol e da Lua, Graça Breia e Manuela Micaelo.

De seguida, e a pedido dos idosos, fomos visitar a Capela do Espírito Santo. Além da breve história da Capela, ficaram a conhecer um bocadinho melhor a sua decoração, as imagens e conversámos de como era a Semana Santa e da Festa do Bodo de outros tempos.

No final quiseram fazer uma breve oração.


Morreu José Saramago


Morreu José Saramago aos 87 anos, na sua casa em Lanzarote, Espanha.

José Saramago nasceu na aldeia Azinhaga, concelho de Golegã, no dia 16 de Novembro de 1922, embora o registo oficial mencione o dia 18 de Novembro.
Prémio Nobel da Literatura em 1998, com a obra Memorial do Convento.

A Biblioteca tem algumas obras de sua autoria, incluindo a última: Caim.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Sardoal

No dia 15 de Junho foi mais uma Hora do Conto com a Santa Casa da Misericórdia de Sardoal.
Desta vez foi um bocadinho diferente, pois já que estamos em plena época de Santos Populares, a partir de algumas passagens do livro Etnografia Portuguesa, de José Leite de Vasconcelos, conversou-se sobre os santos populares Santo António, São João e São Pedro.
A conversa centrou-se na forma de festejar estas festividades noutros tempos, com as fogueiras de S. João, com rosmaninho; o enfeitar das fontes; fazer a coroa de S. João, que as jovens usavam na cabeça, feita da planta com o mesmo nome; dos pedidos feitos a St. António, com copos de água e clara de ovo, consoante a forma que tomasse o ovo, haveria casamento. Ou de quando se perde algo, há uma oração que se repete por três vezes, caso não haja enganos, aquilo que se perdeu aparece. E uma das senhoras é grande especialista neste assunto, nunca se enganou.

Nestas actividades ficamos nós sempre a ganhar, aprendemos coisas diferentes, dos tempos em que estes idosos tinham a nossa idade, como passaram a sua juventude e início da fase adulta, tempo qe não tem qualquer tipo de comparação com a realidade de hoje em dia.