No dia 15 de Junho foi mais uma Hora do Conto com a Santa Casa da Misericórdia de Sardoal.
Desta vez foi um bocadinho diferente, pois já que estamos em plena época de Santos Populares, a partir de algumas passagens do livro Etnografia Portuguesa, de José Leite de Vasconcelos, conversou-se sobre os santos populares Santo António, São João e São Pedro.
A conversa centrou-se na forma de festejar estas festividades noutros tempos, com as fogueiras de S. João, com rosmaninho; o enfeitar das fontes; fazer a coroa de S. João, que as jovens usavam na cabeça, feita da planta com o mesmo nome; dos pedidos feitos a St. António, com copos de água e clara de ovo, consoante a forma que tomasse o ovo, haveria casamento. Ou de quando se perde algo, há uma oração que se repete por três vezes, caso não haja enganos, aquilo que se perdeu aparece. E uma das senhoras é grande especialista neste assunto, nunca se enganou.
Nestas actividades ficamos nós sempre a ganhar, aprendemos coisas diferentes, dos tempos em que estes idosos tinham a nossa idade, como passaram a sua juventude e início da fase adulta, tempo qe não tem qualquer tipo de comparação com a realidade de hoje em dia.