sexta-feira, 19 de março de 2010

Centro de Dia de Alcaravela

No dia 19 de Março, Dia do Pai e do Sono, tivemos a visita do segundo grupo de idosos do Centro de Dia de Alcaravela. Vieram ouvir a história A Feiticeira do Parque, de Marlène Jobert e depois foram ao Espaço Internet.
Depois da história ainda ficámos a conhecer algumas histórias de feiticeiras, de outros tempos.

No Espaço Internet o grupo de sete idosos teve a sua iniciação à informática; saber manusear o computador até não foi tão complicado como eles pensavam. Escreveram os seus nomes, idades e algumas quadras. Como alguns sabiam escrever, era só indicar onde estava a tecla com a letra, assim, escreverem realmente, só com essa pequena ajuda.

Fomos navegar um bocadinho na internet, conhecer o blogue, para que vissem os seus colegas da semana anterior.

Como recordação levaram aquilo que escreveram impresso numa folha, com direito a fotografia e tudo!

No final ainda nos cantaram algumas canções.






































































terça-feira, 16 de março de 2010

Actividade com a Turma E do 1º Ciclo de Sardoal

No dia 16 de Março houve a primeira experiência da actividade Encontro com o Passado, com a Turma E do 1º Ciclo de Sardoal. As 13 crianças vieram acompanhadas pela professora Ana Nazaré e pela auxiliar Isabel.

Esta actividade tem como objectivo levar a conhecer alguns aspectos da história do Sardoal, assim, fomos fazer uma visita diferente à Biblioteca, ou seja, à Casa Grande ou dos Almeidas. Além da explicação dos "Almeidas", que no fundo eram os senhores do Sardoal e nada tiveram a ver com a referida Casa, ela foi mandada construir pelo Arcebispo da Baia e Primaz do Brasil, D. Gaspar Barata de Mendonça.

Agora é complicado compreender, mas quando foi construída, a Casa Grande era uma só, desde a Biblioteca até à Capela de Nossa Senhora do Carmo, entretanto foi dividida em três: a actual Biblioteca, o corpo central e o espaço de serviços da Câmara.
Estas crianças foram visitar espaços que por norma não são visitáveis, enriquecendo ainda mais a actividade, a qual é complementada pela explicação histórica.

Começámos pela Biblioteca, fomos ao sótão, aos salões da casa onde agora estão as salas de leitura; ao corpo central, onde visitámos mais salões, a cozinha, a casa de banho (que ficava fora da casa), onde faziam o vinho, etc, depois fomos até à Capela de Nossa Senhora do Carmo.

Esta turma foi a última vez que veio à Biblioteca, pelo menos neste ano lectivo.
Acho que terminou bem.

































segunda-feira, 15 de março de 2010

Doce Páscoa

De 29 a 31 de Março, no dia 1 de manhã e de 5 a 9 de Abril vamos realizar a actividade Doce Páscoa.
Podem marcar já nas agendas!

Sendo uma época cheia de tradições, a Biblioteca vai realizar algumas actividades relacionadas com a Páscoa, explicando a sua origem e história.

O nome já diz muita coisa....