sexta-feira, 28 de maio de 2010

Festa da Flor das escolas do Pré-escolar

No dia 28 de Maio as nossas crianças do Pré-escolar de todas as salas juntaram-se numa festa bem colorida: a Festa da Flor!

As salas de Sardoal: 1, 2, 3 e 4; a de Valhascos; da Presa e dos Panascos, eram cerca de 100 crianças, acompanhadas pelas Educadoras, auxiliares e estagiários.

Vinham vestidos a preceito, muito animados e a cantar!

Apesar da actividade não ser nossa, não queremos deixar passar.



Centro de Dia de Alcaravela



No mesmo dia, mas à tarde, regressaram os idosos do Centro de Dia de Alcarevela.
Como vinham com o tempo um bocadinho contado, pediram para ir ao Espaço Internet. Esse é que não podia faltar!

É curioso, pois podíamos pensar que preferissem uma história, mas agora o bichinho dos computadores também já está instalado nos nossos idosos! Se antes achavam que era uma "coisa" estranha, agora gostam bastante. Mesmo aqueles que não sabem ler, para esses é uma forma de escreverem e de verem aquilo que escrevem. Além do mais, levam sempre numa folha impressa aquilo que escreveram, para grande orgulho deles.

Como ainda estão a dar os primeiro passos, o Word continua a ser o usado. Além do nome, escrevem quadras, canções, orações, etc.

No final, regressaram a Santa Clara, ainda na sua carrinha antiga....continuam a tentar angariar dinheiro para uma nova.



























































Actividade com Pré-escolar de Sardoal

No dia 27 de Maio foi a vez da Sala 1 do Pré-escolar de Sardoal vir até à Biblioteca. Vieram para Conta-me um Conto e ficaram a conhecer a história dos Dois Ratinhos Marotos, de Beatrix Potter.
Autora de livros dedicados às crianças e mãe do "seu filho" mais conhecido, o Noddy.

As personagens principais são o João Polegar e sua mulher, Finca Trinca, um casal de ratos que um dia vão até à casa das bonecas, a Joana e a Lucinda. Ao entraram descobrem um autêntico banquete....mas diferente...não se come...é feito de gesso. Ficam zangados, estragam algumas coisas e levam outras para a sua casa. No entanto, ficam com alguns remorsos e o João Polegar na véspera de Natal, deixa uma moeda para as bonecas e a Finca Trinca passa a ir todos os dias varrer a casa das bonecas.

De seguida fomos jogar ao Carrega Burrinho, mais uma vez, uma grande animação.

Mas desta vez houve burrinho carregado...pois foi..e não foi um menino...

Estas salas estão a vir pela última vez este ano lectivo à Biblioteca, e como tal, tentamos fazer uma despedida diferente e aproveitar o bom tempo.


quarta-feira, 26 de maio de 2010

Actividade com Pré-escolar de Sardoal

No dia 26 as crianças do Pré-escolar de Sardoal vieram à Biblioteca, foi a sala 4, a dos mais pequenos. Vieram à Hora do Conto.

Lemos a história do Cri-Cri, da Irene de Puig; uma história divertida e que explica afinal, porque os grilos cantam desafinados.
Estas crianças na semana anterior tinham ido visitar uma quinta, à Escola Agrícola das Mouriscas (Abrantes) e contaram logo os animais que tinham visto. Mas grilos não haviam, só touros, cabras, vacas, porcos, cavalos e burros. Nem de propósito, pois fizemos o jogo do Carrega Burrinho.
No início estavam mais tímidos, pois são uma turma que se porta lindamente na Biblioteca, talvez por isso, estivessem mais contido. Sim, esta turma sabe muito bem que numa Biblioteca não se faz barulho.

Fomos para a rua jogar e no final a animação já era grande!

Mais uma vez, o burro não foi carregado....eles conseguem descobrir os objectos pelo tacto e mesmo vendados.

 

Férias de Verão

As férias de Verão estão quase aí....começam já no dia 21 de Junho!
A Biblioteca irá ter como é hábito, actividades pedagógicas e lúdicas para as crianças.

Não há idades específicas nem número máximo, a partir dos 4, 5 anos até aos 16, mais ou menos, podem vir.

Este ano o tema será Volta ao Mundo em 60 Dias, pois irão decorrer durante 60 dias e faremos uma "viagem" por 12 países: Espanha, França, Reino Unido, Dinamarca, Egipto, Moçambique, Austrália, Índia, Japão, Estados Unidos da América, Brasil e México.

Iremos ficar a conhecer melhor a cultura, língua, forma de escrita (quando for o caso), a geografia, bandeira, etc, de cada país.

Apesar de ser uma viagem a brincar, cada um dos participantes têm direito a passaporte, para poderem carimbar cada país visitado. No final haverá surpresas para aqueles que tiverem mais carimbos!

As actividades são gratuitas, mas este ano haverá inscrições, para fazerem os passaportes e ficarem a saber algumas regras.

Uma delas será o horário, este ano as actividades serão no período da tarde, das 14.30 às 16.30.

Já sabes, inscreve-te e vem "viajar" pelo mundo!



Actividade com Santa Casa da Misericórdia de Sardoal

No dia 25 de Maio a Santa Casa veio a uma Hora do Conto.
Foi-lhes lida a história Cri-Cri, de Irene de Puig ; história que nos explica o porquê dos grilos cantarem desafinados! E para quem não sabe é muito simples, o grande culpado foi o grilo Cri-Cri...

Como mote de conversa e variando um bocadinho, usou-se a Revista Visão desta semana, para falar sobre animais, especialmente sobre animais em vias de extinção, já que tem um artigo com esse assunto.
É uma forma de fazer a ligação com os idosos e as publicações e seus temas. Desta vez centrou-se num único artigo.

Foi interessante e ao mesmo tempo, quase assustador, verificar a quantidade de animais que acompanharam a vidas dos nossos idosos e agora raramente são vistos, nunca.

Um dos senhores lembra-se ainda de ver na serra de Alcaravela lobos! Sim, lobos. Alguns atacavam o rebanho dos pais dele.

Falámos do pão-de-galinha, uma larva gordinha que as galinhas gostavam muito, mas agora raramente se encontra; de raposas, doninhas, ouriços, milhafres, etc.



terça-feira, 25 de maio de 2010

Comemoração do Dia das Biblioteca: 1 de Julho

No próximo dia 1 de Julho vamos ter uma actividade diferente para a comemoração do Dia das Bibliotecas: Uma Noite na Biblioteca.

Vai ser mesmo isso, vamos passar a noite na Biblioteca! Por isso, se tens entre os 7 e os 14 anos, inscreve-te na Biblioteca até 28 de Junho.

Só tens de trazer saco-cama e colchão de campismo, se tiveres, que a Biblioteca fornece a ceia e o pequeno-almoço.

A actividade começará pelas 21h e termina às 8.30.

Mas, só se realiza se houver pelo menos 10 inscrições e no máximo 20.

Vem passar uma noite diferente e bem divertida!