sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Almeida Garrett - 212º aniversário

João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett nasceu a 4 de Fevereiro de 1799 no Porto e faleceu 9 de Dezembrode 1854  em Lisboa.

Deixou obras-primas na poesia, no teatro e na prosa.
Fica aqui o link para uma das suas obras: Frei Luís de Sousa, na Biblioteca Digital da Porto Editora:
 
Esta obra retrata uma família do século XVI, Manuel Luís de Sousa Coutinho e sua esposa, D. Madalena de Vilhena, uma mulher muito supersticiosa, que acreditava que qualquer sinal que achasse fora do normal era um presságio. Enquanto que Manuel, um homem corajoso, patriota, provado historicamente que era possuidor de um grande amor por Madalena, não se importava com o passado da sua esposa. Esta vivia com muitos receios em relação ao facto do seu primeiro marido, D. João de Portugal, que, apesar de se pensar que teria sido morto na batalha de Alcácer Quibir, podia ainda vivo e regressar a Portugal tornando ilegítimo o casamento de Manuel. O casal tinha uma filha, D. Maria de Noronha, uma jovem que sofria de tuberculose. É-lhes concedido também um aio, Telmo Pais, que ainda é leal ao seu antigo amo, D. João de Portugal, para além de ser contra o segundo casamento de D. Madalena. Conselheiro atencioso e prestativo que tem um carinho enorme por D. Maria Assada. O desfecho da obra é originado por Manuel de Sousa que incendeia a sua casa a fim de não alojar os governadores. Ao perceber que Manuel destruíra a sua própria casa, onde residia o quadro de D. João de Portugal, Madalena toma esta situação como um presságio, pressentindo que iria perder Manuel tal como perdeu a sua casa e o seu quadro. Consequentemente, Manuel vê-se forçado a habitar na residência que dantes fora de D. João de Portugal.
 Este regressa à sua antiga habitação, como romeiro. de onde todos nós conhecemos a célebre frase: "Romeiro, romeiro quem és tu?", ao que ele responde "´Ninguém..."
Quando ele identifica o quadro de D. João, o casal decide ingressar na vida religiosa adoptando novos nomes: Frei Luís de Sousa e Sóror Madalena.
 Considera-se um drama romântico, pois possui algumas características de um clássico: o nacionalismo, o patriotismo, a crença em agoiros e superstições, o amor pela liberdade (elementos românticos); indícios de uma catástrofe, o sofrimento crescente, o reduzido número de personagens, peripécias, o coro (elementos clássicos)




quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Centro de Dia de Alcaravela - Hora do Conto

No dia 3 de Fevereiro os utentes do Centro de Dia de Alcaravela vieram à Hora do Conto.

Ouviram duas histórias do livro de Luísa Dacosta, Lá Vai Uma… Lá Vão Duas…
Uma com um vocabulário antigo, mas com uma história engraçada, que falava de um senhor que não gostava lá muito de pagar aos seus empregado. Até que aparece lá um desconhecido...primeiro teve de descobrir o que queria dizer as palavras...como o mata-ratos...ora, nada mais nada menos que um gato, pois claro.

A outra história falava de uma rapariga que vivia num monte, perto da aldeia, vivia com pouca coisa, mas chegava para viver feliz. Um dia apareceu um desconhecido, que acolheu prontamente em casa...o qual estranhou e perguntou se não tinha medo de ladrões...ora ela não tinha nada para roubar. Partilhou a comida e seguiu viagem o estranho.
Num ano mau, graças à sua cabrita "Estrela", deu de beber leite a umas crianças, cujo pai era viúvo e sem emprego. Quando arranjou emprego, encheu-se de coragem e pediu a rapariga em casamento.

As conversas são como as cerejas...e depois de falarmos sobre as histórias, conversámos de tudo um pouco.
Até do dia de Nossa Senhora das Candeias, que foi ontem, dia 2 de Fevereiro. Segundos este senhores, e já dizia a minha avó, se as Candeias sorrissem estava o inverno para vir, se chorassem, estava o inverno for. Pois...ontem sorriu, por isso ainda teremos mais dias de inverno.


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Centro de Dia de Alcaravela

No dia 26 de Janeiro os utentes do Centro de Dia de Alcaravela vieram ao Espaço Internet.
Nesta sessão escreveram as ementas das refeições que se fazem nas matanças dos porcos.

São alturas em que toda a família está reunida, os vizinhos são convidados e amigos, para ajudarem a matar e desmanchar o porco, mas também ter boas refeições e tempos de convívio.


Ementa das matanças do porco de Alcaravela
Almoço do dia da matança

- Cabeças de nabo com feijão

- Arroz de bacalhau

- Molho de bacalhau



Jantar do dia da matança

- Sopa

- Couves de carne



Dia desmancha

Almoço

- Restos do dia anterior

- Semeneita (cebolada de fígado)

- Morcela assada



Jantar

- Arroz do osso do peito

- Couves de carne

- Miolada

_________________



>Gregório Matos

>Maria da Conceição Marques



Ementa das matanças do porco em Alcaravela

 
Almoço do dia da matança

- cabeças de nabo com feijão

- arroz bacalhau



jantar do dia da matança

- sopa

- couves de carne (cozido à portuguesa)

 
dia da desmancha

 
almoço

-resto do dia anterior

- semeneita (cebolada de figado)

- morcela assada

jantar

- arroz do osso do peito

- couves de carne

- miolada

 
Manuel Joaquim Navalho

Luísa do Rosário


O Sr. Augusto como sempre, preferiu fazer algo de diferente, até porque consegue escrever sozinho.

Acorda que estas dormindo



Nesse Sono tão profundo


À porta te estão Pedindo


Prás almas do outro mundo






Prás almas do outro mundo que elas


Não podem cá vir dai esmola se puderes


Nos Cá Estamos a pedir não pedimos vossas Riquezas só lhe pedimos as migalhinhas que sobram das vossa mesas






Oh minha RICA SENHORA Os VERSOS


VAO ACABAR VENHA DAR A ESMOLA


SE A SENHORA A QUIZER DAR






FICO LHES MUITO OBRIGADO


PELA OFERTA QUE NOS VEIO


DAR SE PRO ANO FORMOS VIVOS


CÁ TORNEMOS A VOLTAR


AUGUSTO SERRAS


VALE FERNANDO ALCARAVELA


SARDOAL








terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Folheto do mês de Fevereiro

Autor em Destaque do mês de Fevereiro - Charles Dickens

Charles John Huffman Dickens nasceu a 7 de fevereiro de 1812, em Portsmouth, Hampshire, Inglaterra.

Filho de Elizabeth Barrow e de John Dickens , um funcionário da Marinha. Charles tinha uma irmã mais velha, Frances, conhecida como Fanny, e irmãos mais novos Alfred Allen, Letícia Maria, Harriet, Frederico Guilherme conhecido como Fred, Lamert Alfred, e Augusto Newnham.

Era um leitor voraz de autores como Henry Fielding, Daniel Defoe, e Oliver Goldsmith. Aos doze anos a vida de Dickens mudou drasticamente, o pai foi preso por dívidas e a família foi com ele. Contudo, Dickens foi trabalhar para a fábrica Warren Blacking, de sapatos para ajudar no sustento da família, colando etiquetas nas caixas. Foi assim introduzido num mundo completamente diferente, que veio a influenciar futuras personagens como Oliver Twist, David Copperfield, e Pirrip Philip, baseados nas suas próprias experiências.

Após a saída do pai da prisão, a mãe pediu para que continuasse a trabalhar, contudo o pai inscreveu-o no Wellington House Academy, em Londres, como um aluno dia a partir de 1824-1827, tentou salvá-lo de uma vida de trabalho na fábrica e colocando-o no caminho para se tornar um escritor.

O primeiro foi publicado em 1836, um ano frutífero para ele. Ele se casou com Catherine Hogarth, filha do editor da Crónica da Noite em 2 de abril de 1836, no St. Luke's, em Chelsea. O casal teve dez filhos: Charles Culliford Boz, Mary (Mamie), Kate Macready, Walter Landor, Francis (Frank) Jeffrey, Alfred Tennyson, Sydney Smith, de Henry Fielding, Dora Annie, Edward Bulwer Lytton. No ano de 1836 começou um período bastante bom para Dickens, os romances foram publicados em revistas, o Oliver Twist entre 1837 e 1839, seguido por Nicholas Nickleby (1838-1839), The Old Curiosity Shop (1840-1841) e Barnaby Rudge (1841), Um Conto de Natal (1843), The Chimes (1844), O Grilo na Lareira (1845), A Batalha da Vida (1846), e The Haunted Man (1848). Dickens tinha encontrado um público que esperava ansiosamente pelas suas publicações.

Charles Dickens morreu de uma hemorragia cerebral a 9 de junho de 1870, na sua casa, Gad's Hill.

Está enterrado na ala dos poetas na Abadia de Westminster, em Londres, no seu túmulo pode ler-se "Ele era um simpatizante dos pobres, dos sofredores e oprimidos, e por sua morte, um dos maiores escritores da Inglaterra é perdido para o mundo."

Na Biblioteca:

Oliver Twist


Um Conto de Natal

David Copperfield

A Loja de Antiguidades

Nicholas Nickleby

Tempos difíceis


segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

1ª Mostra de Cozinha Fervida e Vinhos do Sardoal

De 1 de Fevereiro a 6 de Março o Sardoal vai dedicar especial atenção à Cozinha Fervida.

A Cozinha Fervida é um dos nossos pratos típicos, feito com pão de milho, couve ratinha, feijão encarnado, azeite, louro, alho e sal.
Antigamente era feito com sobras de pão, que era cozido todas as semanas. Quando sobrava, não deitavam fora, mas aproveitavam para fazer a Cozinha Fervida. 

Normalmente acompanha bacalhau assado.

Assim, a partir de amanhã, dia 1 de Fevereiro, podem vir até aos restaurantes Quatro Talhas, Três Naus, Dom Vinho ou Fragata e provar a nossa Cozinha Fervida.

Esta mostra inclui os vinhos do nosso concelho, da Quinta do Côro e da Quinta do Vale do Armo.