quinta-feira, 17 de março de 2011

Cantinho da Leitura

No dia 16 foi mais uma sessão do Cantinho da Leitura, no Centro de Convívio de Sardoal.

As histórias lidas e conversadas, foram tiradas do livor Histórias à Lareira, fruto de uma recolha de Isilda Jana, editada pela Palha de Abrantes.
É um livro bastante interessante pois reune várias histórias tradicionais e lendas da zona de Abrantes, mas também do Sardoal. Algmas, apesar de serem de Abrantes, são iguais às nossas, com pequenas variações.

Noutros tempos, antes de haver televisão, as pessoas passam os seus serões reunidos a conversar à volta da lareira, onde iam contando estas histórias, passando de geração em geração.

Muitas delas falam de bruxas, feitiços, fantasmas, mouras encantadas, sítios especiais, nascimento de terras e tradições, etc. Fazem parte do imaginário popular.




Centro de Dia de Alcaravela

No dia 16 de Março o Centro de Dia de Alcaravela veio à Hora do Conto.

Começámos por falar sobre os Censos. Sendo uma população idosa, logo desprotegida e mais facilmente iludida por quem possa vir com intenções menos boas. Assim, voltou-se a alertar para o cuidado que devem de ter nesta fase. Como conhecem bem os seus Recenseadores, ficam alerta, caso apareça alguém que não eles.

A história lida foi a Princesa e a Ervilha de Hans Christian Andersen e o Porqueiro.
Para nós são histórias bastante conhecidas, mas para estes idosos não, desconheciam a Princesa que para ser uma verdadeira princesa tinha de passar por uma prova bastante complicada. Dormir sobre sete colchões e sentir uma pequena ervilha debaixo de todos eles...e ela, como era realmente uma princesa verdadeira, sentiu e ficou com nódos negras, por ter dormido numa cama com tantos colchões, mas que tinha uma minúscula ervilha.

A história do Porqueiro não podia ser mais adequada, um dos senhores vendia leitões, identificou-se logo com a personagem do princepe que se fez passar por um simples guardador de porcos. Ele no fundo queria também uma princesa, mas esta interessava-se mais pela aparência e aquilo que lhe podiam oferecer.

Como é hábito, conversámos sobre as histórias e seguiram para o GETAS, onde já tinham outra actividade à sua espera.