sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Índia V

O último dia dedicado à Índia foi dedicado ao símbolo nacional: o Tigre de Bengala.

Infelizmente, é um dos muitos animais de lutam contra a extinção.
Em 2008 estimava-se a existência de apenas 1411 tigres adultos na Índia. Há 37 reservas naturais espalhadas por 17 estado indianos.

O Tigre de Bengala é da família dos felinos pode viver até aos 26 anos em liberdade, mas apenas 10 em cativeiro, ou seja, em jardins zoológicos; é carnívoro, gosta de comer veado, búfalo, javali, gauro (uma espécie de boi selvagem) e macacos.

O pelo é de um tom amarelo alaranjado, com riscas pretas ou castanhas escuras; a barriga, queixo e por baixo das bochechas é branco.

Depois de conversarmos sobre o tigre, pintou-se um desenho com um tigre.
Acho que ficou bastante parecido...
































Para saber mais:
http://tigresdebengala.com/page/2/
http://tigrebengala.blogs.sapo.pt/
http://animais.clix.pt/noticias.php?nid=857

Estes são apenas alguns exemplos.

Encadernação do Boletim "O Sardoal"

A Biblioteca dispõe para consulta os boletins municipais "O Sardoal", encadernados e divididos por volumes.

A partir de hoje estão disponíveis os volumes 3 e 4; o volume 3 inclui os boletins do número 38 ao 49 e o volume 4 do 50 ao 60.

Concurso de tradução

IV edição do Concurso de tradução Juvenes Translatores

A quarta edição do concurso de tradução Juvenes Translatores, organizado pela Comissão Europeia, realizar-se-á a 23 de Novembro de 2010. As inscrições decorrem de 1 de Setembro a 20 de Outubro de 2010 neste sítio Web.

Esta edição do concurso destina-se aos alunos do ensino secundário nascidos em 1993 que querem testar as suas competências de tradução. Os concorrentes deverão traduzir um texto com cerca de uma página a partir de uma das 23 línguas oficiais da UE para qualquer outra língua oficial.
 
As traduções serão avaliadas por tradutores da Comissão Europeia e os vencedores (um por cada país da UE) serão convidados a estar presentes na cerimónia de entrega dos prémios em Bruxelas em 2011.

Novas aquisições II

Ainda da lista das Novas Aquisições II, chegaram mais duas:

Vampiros ou nem por isso, de Álvaro Magalhães, Asa
Quero uma Mamã-Robot, de Davide Cali, Livros Horizonte




















quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Índia IV

No dia 5 de Agosto fizemos Mandalas.

A Índia tem diferentes religiões, sendo uma delas o Budismo. As Mandalas simbolizam o Universo e a Vida. Algumas mandalas são feitas de areia indiana colorida, enfeitadas com lamparinas; quando a cerimónia termina, a mandala é desfeita e guarda-se parte dessa areia.

Aqui não fizemos isso, mas a partir de desenhos de mandalas, as crianças pintaram algumas.




























































Centro de Dia de Alcaravela

No dia 5 de Agosto o Centro de Dia de Alcaravela veio a uma Hora do Conto.

Vieram ouvir a história Ainda nada? de Christian Voltz. É uma história muito engraçada sobre o Sr. Luís, que um dia faz um grande burado, onde põe uma semente e espera que ela cresca, mas...o melhor é ler a divertida história.

Depois, e como as conversas são como as cerejas...conversámos sobre muitas coisas. Uma delas foi a altura em que tinham de vir a Sardoal com senhas de comida, para vir buscar farinha, açúcar e outros alimentos que eram racionados. mas mesmo assim, e sengundo estas senhoras, não passavam fome, pois sempre tinham as suas hortas onde toda a gente trabalhava desde cedo, por isso, não iam à escola.

Havia o pão emprestado, pois às vezes a farinha acabava-se antes da farinha nova chegar, não tinham outro remédio senão pedir à vizinha. A farinha vinha de longe, de ser moida no moinho, trazida por um burrito.

No final de cada dia juntavam-se à volta da fonte, ou noutro local, e cantavam e dançavam. Era a forma que tinham para descontrairem depois de um dia de trabalho.

E os namoricos?! Coisa séria, pois claro. Quando era altura de casar, ia o noivo e os seus pais a casa de noiva para pedir em casamento....por estes lados não era costume haver pedidos de namoro aos pais, era só o de casamento; ou pelo menos para os lados de Alcaravela.

As festas de verão eram diferentes, como não havia dinheiro para gastar, a comida era levada de casa, assim em vez de ir jantar à festa como hoje se faz, eles levavam o jantar de casa e comiam em conjunto. O bolos amassados também eram levados de casa. O pirolitos, que eu ainda me lembro deles, esses apareceram mais tarde e eram um mimo.





quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Índia III

No dia 4 de Agosto fizemos elefantes.
Os elefantes na Índia são usados para ajudar a transportar coisas pesadas, como madeira, para derrubar árvores e transportar pessoas.

Nos dias de festa, são devidamente enfeitados e foi mais ou menos isso que tentámos fazer.

Com um prato de papel, um naperon de papel, cartolina e cola.
Com cartolina preta (não havia cinzenta), recortamos a tromba e as orelhas; depois recortamos o naperon num triângulo, uma menina pintou-o com lápis de cera; colámos a tromba e agrafamos as orelhas e estava pronto o nosso elefante.







































terça-feira, 3 de agosto de 2010

Índia II

No dia 3 de Agosto dedicamos a actividade a um dos maiores festivais hindus dedicados à  família: a Raksha Bandhan, fizemos pulseiras Rakhi.

Este festival celebra-se no final do mês de Julho ou durante o mês de Agosto, sendo móvel.

Não eram bem iguais, claro, mas foi uma diversão.
Com fitas, missangas, cartolina e alguns fios, imitamos as famosas pulseiras.



























































Volta ao Mundo: Índia

Na nossa Volta ao Mundo fomos até à Índia.

Tal como foi com o ATL, fizemos também o Taj Mahal. Além de ser um dos monumentos mais importantes e conhecidos da Índia, é um monumento dedicado ao amor, mandado construir no século XVII por um imperador aquando da morte da sua mulher, servindo ao mesmo tempo, de mausoléu.

























































ATL 1º Ciclo II

No dia 2 de Agosto o ATL veio à Biblioteca.
Foi o primeiro dia dedicado à Índia. Conversámos sobre o país...afinal não são índios, mas sim indianos.
Falámos da língua, da cultura bem diferente da nossa. Por exemplo, a vaca é um animal sagrado, logo não se come e nem se pode fazer mal, se uma vaca estiver no meio da rua, deixa-se ficar.
Um dos monumentos mais conhecidos e visitados é o Taj Mahal e foi esse mesmo mausoléu que fizemos.
Foi impresso numa folha o monumento, recortado, dobrado pelas pontas e colado numa folha de papel.















































segunda-feira, 2 de agosto de 2010