No dia 30 de Agosto fomos viajar até à Austrália.
Conversámos sobre o país; o seu chefe máximo ainda é a Rainha Isabel II de Inglaterra; o canguru é o animal que simboliza o país; os homens que viviam antes da chegada dos Europeus eram os aborígenes e ainda há lá uma grande comunidade.
É um país do tamanho de um continente, rodeado por água, mas de tamanho gigante; faz companhia à Nova Zelândia.
Tem muitos animais nossos conhecidos, como o coala, tubarão, crocodilos, avestruz, mas outros menos, como a ema, uma "prima" da avestruz; o kiwi, uma ave de bico comprido, os wombats, medusas, e muitos outros. É realmente muito rico em animais. Também tem muitos animais muito perigosos, talvez os mais perigosos se reúnam na Austrália. Desde aranhas super venenosas, carraças mortais (iguais às nossas, mas lá matam), cobras, lagartos, medusas, etc.
Tem vastas praias, muitas delas usadas pelas tartarugas na sua viagem a terra para depositarem os ovos.
Foi sobre isso que a nossa actividade se centrou, fizemos tartarugas.
As tartarugas vão até às praias, fazem um buraco na areia e deixam os ovos. Tapam e regressam ao mar. Algum tempo depois, as tartarugas bebés rompem os ovos e furam a areia até à superfície e vão para o mar. Apesar de nunca lá terem estado, fazem a caminhada até ao mar e não para terra, pelo seu instinto. Anos mais tarde, espera-se que regressem à praia onde nasceram para iniciar um novo ciclo.
As nossas tartarugas são simples de fazer, basta ter cartolina de cor verde, se for de dois tipos de verde, tando melhor; e cola. Recorta-se um circulo, as quatro patas, a cabeça e a cauda. Cola-se tudo ao círculo, que faz de carapaça. Depois, se quiserem, podem desenhar na "carapaça" ou na cabeça da tartaruga.
Por iniciativa das crianças, quiseram fazer um mar para porem as tartarugas; onde colocaram também areia, os ovos delas, peixes, etc.