quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Censos 2011


Como todos ainda se recordam, este ano realizou-se o Recenseamento à População e à Habitação, nos Censos 2011.

Esta é uma forma muito importante de estudar a população e de saber como são as habitações.

Os resultados definitivos ainda vão demorar mais algum tempo, mas os preliminares já são conhecidos.

Assim, em relação ao nosso concelho de Sardoal, os resultados preliminares são:

Total dos homens e mulheres residentes no concelho:
 3 948

Total dos homens e mulheres presentes no concelho:
3 869 (se ainda se lembram, era referente ao dia 21 de Março, aquele que foi designado como momento censitário)

Vivem 1 529 famílias no concelho.

Há 2975 alojamentos, em 2819 são edifícios. O número de alojamentos é superior aos edifícios, pois os prédios contam como um só edifício, mas têm vários alojamentos.

No geral, o concelho perdeu alguma população, pois há mais mortes que nascimentos, por isso somos um país envelhecido. Muitos dos idosos não vivem nas suas casas, tendo indo viver com familiares, muitos a viverem fora do concelho, e tudo isso faz diminuir a população.

Para se ter uma ideia há 10 anos atrás os números eram:

Total dos homens e mulheres em 2001: 4104; 1560 famílias; 2727 alojamentos e 2572 edifícios.




quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Centro de Dia de Alcaravela

No dia 12 de Outubro alguns dos utentes do Centro de Dia de Alcaravela vieram a mais uma vez ao Espaço Internet.

Como é costume, o Sr. Augusto Serras não precisa de grandes ajudas porque já sabe manusear bem o computador. Desta vez trazia uma cábula num papel para poder escrever no computador.

Os restantes escreveram algumas mezinhas para as constipações. Numa altura em que o frio começa a aparecer ao entardecer, todo o cuidado é pouco, por isso escreveram algumas mezinhas.

A D. Júlia entretanto começou a falar nas Broas dos Santos, por isso escreveu a receita das broas. As quantidades são "a olho" e estas broas são cozidas em forno de lenha, porque a maioria destes idosos ainda têm forno de lenha. Este sim é um processo mais complicado, é preciso conhecer o forno; saber qual a cor certa dos tijolos que indica a temperatura; tapar a porta e ir vendo; se tiver demasiado quente, afastam-se as brasas e tampam-se com uma telha.

Uma das variantes desta receita é acrescentar nozes ou amêndoas. Mas o Sr. Augusto disse logo que antigamente não havia nem uma coisa nem outra para estes lados, por isso não se usavam nas broas. Mas eu lembro-me da minha avó usar, tinha algumas nogueiras e amendoeiras.

Algumas curiosidades: para pincelar com a gema do ovo usavam um bocado de pano para o fazer, nós agora já temos os picéis; amassar era num alguidar de barro e depois de amassadas, eram colocadas num tabuleiro de madeira.










Folheto do mês de Outubro

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Aprender a Poupar

Os tempos mudaram e vamos ter de aprender ou reaprender a poupar!

Em muitos locais da Internet encontramos sites com dicas para poupar. Esta pesquisa pode vir mesmo a ajudar-nos, por isso deixamos um site bastante interessante, pois percorre diversos campos da nossa vida quotidiana. É realmente um entre muitos: http://saberpoupar.com/

Uma das dicas que lá encontramos é em relação aos livros. A primeira dica lá deixada passa por nós Bibliotecas. Uma forma simples de poupar em livros é deslocar-se à biblioteca e requisitar um livro!
Mais abaixo encontra o link para ter acesso a todas as outras sugestões relacionadas com livros.

Biblioteca: a ideia que muitas vezes temos de bibliotecas é que são espaços antigos e desatualizados – uma ideia errada! As bibliotecas estão cada vez mais modernas e atualizadas no que toca a títulos de livros recentes. Inscreva-se e precisará apenas do seu cartão de biblioteca para ler os livros que quiser, sem pagar nada por isso!


Em todas as Bibliotecas Públicas além dos livros, pode ter acesso às publicações diárias, semanais e mensais gratuitamente! Mais uma forma de poupar.

Deixamos também a sugestão de um dos nossos livros disponíveis para empréstimo: Como Esticar o Salário e Encurtar o Mês, de Camilo Lourenço, da Livros d'Hoje.


Teve de cortar a Internet em sua casa? Também temos solução, o Espaço Internt, onde pode aceder gratuitamente à Internet.


Por isso já sabe, a sua Biblioteca ajuda-o a poupar!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Pesquisa no Catálogo fora de serviço

De momento não é possível fazer pesquisa no Catálogo on-line da Biblioteca, no Pacweb, pelo que pedimos as nossas desculpas.
Para qualquer informação sobre o nosso espólio, por favor dirija-se à Biblioteca ou envie um e-mail para biblioteca@cm-sardoal.pt

Tentaremos ser breves.

750 anos do nascimento do Rei D. Dinis


Ontem, dia 9 de Outubro comemorou-se os 750 anos do nascimento do Rei D. Dinis.

Nasceu a 9 de Outubro de 1261, provavelmente em Lisboa e faleceu a 7 de Janeiro de 1325 em Santarém, aos 64 anos de idade.

Foi o sexto rei de Portugal, com o cognome de o Lavrador, por ter mandado plantar o pinhal de Leiria, que ainda hoje conhecemos, ou como Rei-Poeta, pela sua obra literária.
Filho de D. Afonso III de Portugal e da infanta Beatriz de Castela. Foi aclamado rei em Lisboa em 1279, tendo subido ao trono com 17 anos. Reinou entre 1279 e 1325, durante 46 anos.Em 1282 desposou Isabel de Aragão, que ficaria conhecida como Rainha Santa Isabel de Portugal.



O Arquivo Nacional da Torre do Tombo tem uma exposição dedicada aos 750 anos do nascimento de D. Dinis, intitulada: DIONISIUS REX: Documentos de D. Dinis na Torre do Tombo; de 10 de Outubro a 31 de Dezembro de 2011.

Ver: http://antt.dgarq.gov.pt/noticias/o-nascimento-de-d-dinis
 


Uma das suas 51 Cantigas de Amigo:


Ai, flores, ai, flores do verde pino


--- Ai, flores, ai, flores do verde pino,


se sabedes novas do meu amigo?


Ai, Deus, e u é?

 
Ai, flores, ai, flores do verde ramo,


se sabedes novas do meu amado?


Ai, Deus, e u é?


Se sabedes novas do meu amigo,


aquel que mentiu do que pôs comigo?


Ai, Deus, e u é?


Se sabedes novas do meu amado,


aquel que mentiu do que mi à jurado?


Ai, Deus, e u é?


--- Vós me preguntades polo vosso amigo?


E eu ben vos digo que é sano e vivo.


Ai, Deus, e u é?




Vós me preguntades polo vosso amado?


E eu ben vos digo que é vivo e sano.


Ai, Deus, e u é?




E eu ben vos digo que é sano e vivo


e seerá vosco ante o prazo saido.


Ai, Deus, e u é?

 
E eu ben vos digo que é vivo e sano


e seerá vosco ante o prazo passado.


Ai, Deus, e u é?

Prémio Nobel da Literatura:

No passado dia 6 de Outubro foi anunciado o Prémio Nobel da Literatura de 2011, este ano entregue ao poeta sueco: Tomas Tranströmer.

Tomas Tranströmer escreve sobre a morte, a história, a memória e é conhecido pelas suas metáforas. É um poeta que tem uma produção pequena, "não é prolixo", disse no final do anúncio o secretário da Academia, o historiador Peter Englund, embora esteja traduzido em várias línguas. Em Portugal, Tranströmer tem poemas publicados em duas antologias, uma delas chama-se "Vinte e um poetas suecos" (Vega ,1987).


 
A Biblioteca tem para empréstimo domiciliário uma das antologias acima referidas, a Vinte e um poetas suecos, da qual transcrevemos o poema dedicado a Lisboa:


Lisboa

No bairro de Alfama os eléctricos amarelos cantavam nas calçadas íngremes.
Havia lá duas cadeias. Uma era para ladrões.
Acenavam através das grades.
Gritavam que lhes tiressem o retrato.

«Mas aqui», disse o condutor e riu à sucapa como se cortado ao meio,
«aqui estão políticos». Vi a fachada, a fachada, a fachada
e lá no cimo um homem à janela,
tinha um óculo e olhava para o mar.

Roupa branca no azul. Os muros quentes.
As moscas liam cartas microscópicas.
Seis anos mais tarde perguntei a uma senhora de Lisboa:
«será verdade ou só um sonho meu?»