sexta-feira, 12 de março de 2010

Actividade com Centro de Dia de Alcaravela

No dia 12 de Março, e pela primeira vez, tivemos a visitar do Centro de Dia de Alcaravela. Falha nossa, que ainda nunca tínhamos feito o convite! As nossas desculpas!
Lá vieram na sua carrinha acompanhados pela Dra. Telma e por uma auxiliar os nossos oito idosos.


Primeiro ouviram uma história, o Pato e o Mocho, de Hanna Johansen, uma história muito divertida, alegre, que fala das diferenças entre um pato e um mocho que se encontram...às vezes as coisas não correm muito bem entre eles...mas acabam bem.
Depois, e para grande entusiasmo deles, foram para o Espaço Internet. Um sucesso!
Alguns confessaram que até já se tinham arrependido de vir, imaginem só! Mas no final adoraram.

E aquela "coisa" do computador até é bem engraçada.
Escreveram o nome, a idade, de onde vinham e alguns até escreveram umas frases. Claro que foram ajudados....pois poucos sabem ler e escrever. Mas, no final os dois senhores que vieram até já escreviam sozinhos!
E até imprimiram aquilo que escreveram, com direito a fotografia e tudo!
Foi uma festa.

Até tivemos direito a cantiga no final e tudo!

No final lá foram de regresso ao Centro de Dia, mas com a promessa de regressarem.
Para a semana haverá mais, mas outro grupo.










































































quarta-feira, 10 de março de 2010

Actividade com Pré-escolar de Sardoal

No dia 10 de Março vieram os meninos do Pré-escolar de Sardoal, a Sala 2, para assistirem à actividade Conta-me um Conto, acompanhados pela Educadora Clara e pela auxiliar Linda.
O Conto foi As Estrelas de Ouro, dos Irmãos Grimm, mais um conto para os meninos ficarem a conhecer.
Vinham cheios de energia....finalmente dois dias seguidos de sol ao fim de muito tempo! Finalmente puderam passear um bocadinho!

De seguida foi-lhes explicado o que era um Blogue...talvez difícil de compreenderem, por isso fomos até ao Espaço Internet para verem como é. E puderam ver as fotografias do desfile de Carnaval.

E quando chegou a hora, lá foram muito animados pela rua fora até à Escola.




































terça-feira, 9 de março de 2010

Folheto Mensal de Março

Por razões alheias ao pessoal da Biblioteca e do designer, não foi possível concluir o folheto do mês de Março atempadamente. Finalmente está disponível.





segunda-feira, 8 de março de 2010

Actividade com 1º Ciclo de Sardoal

No dia 5 de Fevereiro vieram os meninos da Turma D do 1º Ciclo de Sardoal, acompanhados pela professora Manuela Grilo e por uma auxiliar. Como o tempo não tem ajudado as turmas de Sardoal, desta vez vieram de autocarro. Algumas actividades já tiveram de ser canceladas por causa da chuva...pois estas turmas deslocam-se a pé; mas para não voltar a acontecer, agora se o S. Pedro não ajudar, sempre têm o autocarro da autarquia para ajudar.

Vieram assistir à actividade Conta-me um Conto, na qual foi lida a história Os Sete Corvos dos Irmãos Grimm.  A história fala de uma casal que queriam muito ter um filha, pois já tinha sete rapazes; quando finalmente nasceu a menina, eles transformaram-se em corvos...até que um dia a menina decidiu ir à procura dos seus irmãos...

Desta forma damos a conhecer autores de Contos, falando um bocadinho da sua história e de algumas das suas obras. Estas histórias ficaram registadas graças a estes homens que registaram as histórias que iam passando de boca em boca. Os  Irmãos Grimm, Perrault ou Andersen "guardaram" em livro as histórias que, de outra forma, poderiam perder-se no tempo, chegando desta forma, até nós.

Como forma de incentivo à leitura, cada criança pôde requisitar um livro à sua escolha. Numa turma com 20 crianças, 14 levaram um livro. Algumas destas crianças não têm o hábito de vir à Biblioteca Municipal, desta forma, conhecem melhor os livros disponíveis. Mas nesta turma tínhamos meninos que habitualmente frequentam a Biblioteca e as actividades das férias.