quinta-feira, 24 de junho de 2010

Eficiência Energética




No dia 24 de Junho às 15h tivémos a primeira sessão sobre Eficiência Energética, dedicada às crianças e jovens.

Ficaram a conhecer o Ali Energia, que lhes explicou várias coisas sobre como poupar energia. Esta poupança não será apenas na carteira dos pais, mas muito mais importante, será também no planeta.

Aprenderam gestos simples de poupar energia: desligar o carregador de telemóvel sempre que não está a ser usado; não deixar a televisão em stand by, ou seja, com a luz vermelha acessa, pois esta significa que ainda está a consumir energia; não estar sempre a abrir o frigorifico, pois faz com que ele gaste mais energia; apagar as luzes sempre que não são precisas; mas também tomar banho de duche e não de imersão, e que seja um duche rápido, claro.

Incentivar o uso de energias renováveis, como a eólica, hidrica, solar, das ondas, pois o nosso palneta não suporta muito mais a utilização excessiva das chamadas energias fósseis, como o petróleo.

As alterações climáticas são realmente assustadoras e podem alterar de forma permanente a nosso forma da vida.


No final, a timidez tinha desaparecido e a lição tinha sido aprendida.





























Férias de Verão - Jogos tradicionais

No dia 23 de Junho a actividade baseou-se em três jogos tradicionais infantis do Reino Unido.

Como têm andado muito eufóricos, nada melhor do que um jogo para aclamar...a Silent Ball, ou a Bola Silenciosa.
O jogo é muito fácil, fizémos uma roda e fomos passando a bola uns aos outros. Não interessa se cai ao chão ou não, a regra de ouro é não fazer qualquer tipo de som....um a um lá formos perdendo..até que ficaram quatro vencedores.

O segundo jogo é Mr. Wolf, ou o Sr. Lobo. Uma das crianças fará de Sr. Lobo, que dirá horas do dia, por exemplo, 1h, 6h, mas virado de costas. As restantes, estarão do lado oposto e avançam consoante as indicações, dando tantos passos quantos as horas ditas. Até que o Sr. Lobo diga por exemplo: pequeno-almoço, lanche, jantar ou almoço. Aí o Sr Lobo vira-se e tenta almoçar, ou jantar; apanhando uma das crianças. Quem for apanhado, passa a ser o Sr. Lobo.

O terceito jogo é o Bad Egg, ou o Mau Ovo, ou Ovo Estragado. O ovo fica de um lado e as restantes crianças do lado oposto. Cada uma escolhe um tema e depois um nome, por exemplo, flores, cada criança escolhe o nome de uma flor, depois o Ovo vira-se e diz uma das flores e vai tentar apanhar a criança que disse essa flor. Depois param e quem tiver sido apanhado tenta pasar com uma bola por baixo das pernas de cada um e será o novo Ovo Estragado.

Mais uma vez não há fotografias...pelo mesmo motivo, falta de pilhas na máquina. As nossas desculpas.

Campanha de Sensibilização


Hoje, dia 24 de Junho, pelas 15h, irá decorrer a primeira sessão de Sensibilização sobre Eficiência Energética, dedicada às crianças e jovens.

Esta campanha será organizada pela DECO, pelo que virá um representante da mesma, explicar às crianças algumas dicas de como poupar energia.

Pelas 20h30 haverá a segunda sessão, desta vez, dedicada à população em geral.

Ambas são na Biblioteca e gratuitas.


quarta-feira, 23 de junho de 2010

Centro de Dia de Alcaravela

No mesmo dia, dia 23 de Junho, o Centro de Dia de Alcaravela veio a mais uma Hora do Conto. Ouviram a história A Lebre e a Tartaruga,de Esopo, uma fábula grega.

Não conheciam a história, mas gostaram bastante. A ideia da uma corrida entre uma lebre e uma tartaruga parecia que seriam certo a lebre a vencer, mas não foi bem assim. A lebre ficou demasiado convencida que seria ela a vencedora, mas enganou-se e acabou por ser a tartaruga a chegar em primeiro lugar.

Depois fomos visitar a Capela Senhora do Carmo. Alguns dos idosos não conheciam a Capela, ficaram a saber que pertencia à Casa Grande e que afinal a decoração existente no retábulo é de madeira a fingir que é mármore e não mesmo de mármore.

Não há fotografias...a máquina ficou sem pilhas.

Pré-escolar Valhascos

No dia 23 de Junho o Pré-escolar dos Valhascos tive a última Hora do Conto na Biblioteca, deste ano lectivo, claro.

A história foi o Cri-Cri, de Irene de Puig, uma história muito animada que nos fala do Cri-Cri, um grilo muito vaidoso, tão vaidoso que acaba por fazer todos os grilos do mundo desafinarem.

Depois fomos jogar ao Carrega Burrinho, o jogo que tem sido um sucesso. Este jogo tradicional português foi retirado do livro Jogos Populares e Tradicionais Portugueses, de António Miguel Oliveira, editado pela Associação Recreativa, Cultural e Social de Silveirinhos.

O Burrinho tem de adivinhar os objectos atarvés do tacto, pois tem os olhos vendados. Um menino ajuda a escolher de uma bolsa.
Tem sido uma animação e este vez não foi excepção.
Todos gostaram.

Como ainda tinham tempo, ainda foram ver alguns livros antes de regressarem à escola.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Férias de Verão - Royal Guard




No segundo dia dedicado ao Reino Unido, fizemos um Royal Guard, ou seja, um Guarda Real Britânico.

É simples de fazer, com um suporte em imagem, recorta-se a zona da cara. Imprime-se uma fotografia do rosto e cola-se de forma a que a nossa cara fique visível. Recorta-se um pedaço de cartolina para fazer o nosso suporte e colamos a nosso guarda. Com um pedaço de k-line, ou outra suporte grosso, um bocado de cartão, por exemplo, colamos aí o guarda. Com uma tira de cartolina, fazemos o suporte, para que fique de pé. E já está. Ficamos "vestidos" de Guarda Real e já podemos ir fazer guarda à rainha Isabel II.
































































Santa Casa da Misericórdia de Sardoal


No dia 22 de Junho alguns idosos da Santa Casa de Sardoal vieram à Hora do Conto.

Ouviram a história A Lenda de Ícaro, uma lenda tradicional Grega.
Conversámos sobre a história e sobre lendas da nossa zona.

A conversa foi fluindo até chegarmos a alguns costumes de outros tempos, como as refeições que faziam. Por norma o pequeno-almoço era basicamente com passas de figo ou sopas de pão com café. Depois o almoço era com couves cozidas e pão de milho com algum bocadinho de carne ou sardinha. O jantar era também cozinha fervida, com as couves ratinhas, batata...
Ao compararmos com as nossas refeições, comiam muito menos quantidade, menos coisas, mas trabalham a nível físico, mais.




Férias de Verão

No dia 21 de Junho iniciamos a nossa Volta ao Mundo em 60 Dias!!!!

Foi um início animado demais....mas no fundo até correu bem.

O primeiro país é o Reino Unido, por isso nada menlhor do que começar com a explicação das bandeiras: da Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda. Depois ouvimos o hino God Save the Queen.

Foi-lhes explicado algumas coisas sobre aos seus costumes; a hora, que afinal é a mesma; as refeições, etc.

Preenceram os passaportes, sim, é quase uma viagem a sério, só com a diferença de que não saimos da Biblioteca.


segunda-feira, 21 de junho de 2010

Livros da Imprensa Nacional-Casa da Moeda VII


De José-Augusto França temos a Natureza Morta, um romance com cenário em África.



Livros da Imprensa Nacional-Casa da Moeda VI


Dois livros de Tomaz de Figueiredo:

A Toca so Lobo, que inclui  Fim, Toca do Lobo, Uma Noite na Toca do Lobo e A Canalha na Toca do Lobo.

Nó Cego retrata a vida boémia estudantil, mas vai ainda mais longe.



  

Livros da Imprensa Nacional-Casa da Moeda V


Para quem gosta de teatro seguem duas sugestões:






Teatro, Augusto Sobral, Biblioteca de Autores Portugueses

Neste livro podemos encontrar a sua obra compilada, incluindo duas peças inéditas: D. Sebastião (1957) e Dialogue des Arcanes (1999).










Teatro, Tomaz de Figueiredo, Imprensa Nacional-Casa da Moeda

Este volume reune a obra de Tomaz de Figueiredo, nove peças, sendo que as duas últimas são fragmentos.