sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Japão V

O último dia dedicado ao Japão fizemos Robots.

O Japão é um dos países mais avançados nas novas tecnologias e interessam-se muito pela robótica. Inventam coisas incríveis, das mais avançadas e incríveis.

Por isso, não quisemos de deixar brincar aos robots. Tudo aquilo que tínhamos foi usado, desde garrafas de plástico, embalagens de iogurtes líquidos, rolos de papel higiénico, garfos e colheres de plástico, pratos de plástico, desperdício, até escovas de dentes velhas.
Depois  as crianças usaram a imaginação e criaram os seus próprios robots.

 

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Japão IV

No dia 19 dedicámo-nos a fazer Bonecas Japonesas.

São muito simples de fazer, só precisamos de cartolina branca e papéis de várias cores, de preferência parecidos com tecidos.

Cortamos a cartolina numa tira fina, para fazer de "corpo". Depois uma tira de papel, a qual dobramos à volta do "pescoço" da boneca, como se fosse uma gola. Com um pedaço de tecido mais largo e comprido, vamos fazer o Kimono, que dobramos à volta. Com outra tira mais fina, enrolamos à volta da "cintura".
Depois passamos para a "cabeça". Recortamos a cartolina de forma redonda, para a cabeça e colamos na zona superior do "pescoço". Depois, com papel preto; mas nós só tínhamos castanho....cortamos um bocadinho para fazer a franja, que dobramos de forma a ficar certo, com um bocado maior e mais comprido, deixamos um bocado mais acima e dobramos na zona acima da cabeça, a ponta que fica a mais, dobramos para trás.

A nossa boneca japonesa está pronta.


Centro de Dia de Alcaravela

No dia 19 de Agosto o segundo grupo de idosos do Centro de Dia de Alcaravela vieram visitar a Igreja Matriz de Sardoal.

Além das actividades na Biblioteca também podemos fazer algumas visitas pelas igrejas e capelas, ficando a conhecer o património religioso da vila, que é bem rico.

Assim, ficaram a conhecer as pinturas do Mestre de Sardoal, que decoravam a capela-mor da igreja até serem retiradas e substituídas pelo actual, um retábulo em talha dourada.

Conversámos sobre a Pietà que está na parede do cruzeiro, sobre o actual retábulo em talha, de algumas imagens de santos, do significado dos elementos que decoram, das procissões, etc.

No final, ficaram para assistir à missa, que por acaso, ia decorrer a seguir.

(As fotografias ficaram bastante desfocadas, mas falar e tirar fotografias ao mesmo tempo não é tarefa fácil.)





























quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Japão III

No dia 18 dedicámos a actividade ao Dia Das Crianças no Japão, o Koinobori, em japonês.

Este dia é comemorado a 5 de Maio, sendo tradicionalmente dedicado ao Dia dos Meninos e o das Meninas a 3 de Março; mas depois começaram a comemorar em conjunto.

Nesse dia colocam carpas numa espécie de mastro, as Koi, que representam a subida dos peixes pelos rios, simbolizam a força e o sucesso.

Nós também quisemos comemorar, com um saco de papel (gentilmente cedidos pela pastelaria Dias), partes de peixe para pintar, cordel e cola.

Primeiro pintámos, recortámos e colámos ao ao saco de papel as partes da carpa; depois fez-se dois pequenos orifícios no cimo do saco, por onde passou o cordel e estava pronta a "voar".




terça-feira, 17 de agosto de 2010

Exposição de 4 a 29 de Outubro

A Biblioteca irá ter de 4 a 29 de Outubro uma exposição comemorativa do Centenário da Implantação da República.

Terá como título: Letras e Cores; Ideias e Autores da República.

A Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB), em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, apresenta a referida exposição.

Serão cartazes com textos de autores que marcaram a cultura da época em Portugal, no final do ´seculo XIX e início do século XX. Para tal, a DGLB convidou dez ilustradores (João Vaz de Carvalho, Afonso Cruz, Bernardo Carvalho, Marta Torrão, Teresa Lima, Rachel Caiano, Jorge Miguel, Carla Nazareth, Gémeo Luís, Alex Gozblau) a realizarem trabalhos sobre a temática; desde o contexto social, político, cívico e cultural. Fizeram trabalhos sobre o Ultimatum, o 5 de Outubro, a Igreja, a Educação, as Mulheres, o Modernismo; a Grande Guerra Mundial; o Chiado e Revistas.

O resultado tranformou-se nesta exposição comemorativa da instauração do regime republicano e a queda da monarquia; mas também sobre a aprticipação de Portugal na Primeira Grande Guerra e na vida em Portugal na época.


O horário da exposição será o mesmo da Biblioteca, ou seja, das 9h às 12h30 e das 14h às 17.30.

Como ainda falta algum tempo, iremos relembrando.


Japão II

No dia 17 continuámos com a nossa viagem pelo Japão.

Voltou-se a explicar que o Japão é constituído por ilhas, por isso é um arquipélago; explicou-se as  três Vénias: a 15º graus a Eshaku, entre familiares e amigos, a 30º graus: Churei, aos mais velhos e membros superiores; a 45º graus: Keirei, a vénia mais delicada, para o chefe, director, para pedir perdão.

-para agradecer diz-se: Arigato

- a dizer Boa Tarde: Kon nichiwa
(Bom dia é Ohayo gozaimasu; Boa noite Kon Banwa)

- Apresentar-se: Watashi wa .... desu.

Conversámos sobre outras coisas: a comida, o sushi; os festivais, principalmente das cerejeiras em flor; os banhos de areia quente; dos bonsais; ikebana; das casas tradicionais; dos samurais, espadas; ninjas; dos bonecos que conhecem, como a Hello Kitty, o Tamagoshi, desenhos animados; as três formas de escrita, o dinheiro, o teatro tradicional Noh, os kimonos; etc.

Para terminar, escreveu-se o nome em caracteres japoneses.

(Infelizmente não há fotografias, houve um problema com a máquina fotográfica.)






Nihon = Japão







segunda-feira, 16 de agosto de 2010

ATL 1º Ciclo

No dia 16 de Agosto o ATL do 1º Ciclo de Sardoal veio pela última vez às actividades na Biblioteca.

Desta vez fomos até ao Japão.

Ficaram a saber que o Japão é um arquipélago, ou seja, é constituído por muitas ilhas.
Aprenderam a apresentar-se,
"Watashi wa ...(nome) desu."

A fazer as vénias, diferente de menina para menino, pois eles cumprimentam-se de forma diferente, é com uma vénia.

Falámos sobre os desportos, o sumo, judo, mas também de ninjas e samurais.

Os castelos são bem diferentes dos nossos, a forma de escrever, de comer, dormir, de vestir, etc.

Os bonecos conhecidos deles, como a Hello Kitty e os Tamagoshi.

Foi um bocado divertido e que aprenderam coisas sobre um país bem diferente do nosso.


( a meio têm um intervalo para o lanche)
























Moçambique IV

No dia 12 fizemos uma Timbila.

A Timbila é um instrumento musical tradicional de Moçambique e Património da Humanidade.

O original é um bocadinho diferente, o nosso foi feito com canas, cordel e um garrafão de água de plástico.

As canas foram atadas umas às outras; foi cortado a parte superior do garrafão e depois de tudo unido, as canas foram colocadas sobre o garrafão, pois o original usa cabaças grandes.

Depois, foi só experimentar a tocar.