quarta-feira, 9 de junho de 2010

Livros da Imprensa Nacional-Casa da Moeda IV




Para os amantes da poesia, seguem seis sugestões diferentes.

Tomaz Kim, pseudónimo de Joaquim Fernandes Tomaz Monsteiro-Grillo (1915-1967), na sua Obra Poética, reune nesta edição seis colectâneas, escritas entre 1939 e 1966, época reflectida na sua obra, com particular destaque para o drama da Segunda Guerra Mundial.


Maria da Saudade Cortesão, filha de Jaime Cortesão, neste livro Pássaros do Tempo, reune seis livros, desde o Dançado Destino, o qual recebeu o Prémio Fábio Prado de Poesia, em São Paulo, em 1952, até ao mais recente, No Tempo, de 2002.

Alberto de Lacerda (1928), natual de Moçambique, mas veio a fixar-se em Lisboa; foi considerado com um dos maiores poetas portugueses da sua geração.  Neste livro Horizonte reune vários poemas dedicado a um tempo clássico e romântico.

João Lúcio (1880-1918), autor de apenas quatro livros de poesia, reunidas nesta obra, Poesias Completas.

Salette Tavares reunida nesta Obra Poética, encerrada por algumas Brin Cadeiras, de 1963.

Jaime Cortesão,  reunido quase na totalidade neste volume, Obras Completas.





























































Encontro com o Passado - Turma B 1º Ciclo de Sardoal





No dia 9 de Junho foi a vez da turma B do 1º Ciclo de Sardoal ter um Encontro com o Passado.

Fomos também visitar a Casa Grande, e claro que começámos pela Biblioteca. Depois fomos ao "corpo central" da casa, e aí começámos a ter uma ideia de como teria sido esta grande casa. O grande salão nobre, as salas, quartos com as conversadeiras ou namoradeiras, a sala de jantar, hoje um bocadinho estragada, mas tentámos imaginar como seria noutros tempos; a casa-de-banho no exterior e a grande cozinha. Depois fomos à Capela Nossa Senhora do Carmo, e mais uma vez, tentaram abrir a porta...mas nada...não conseguem descobrir o segredo daquela fechadura.

Ai perceberam que afinal o retábulo é de madeira, apesar de parecer ser de pedra mármore; viram a imagem da Senhora do Carmo, o seu brasão de armas no tecto da Capela; o coro-alto que não tem escada..mas afinal a entrada é feita pelo interior da casa, para que os nobres não se misturassem com o povo.

No final regressaram à escola... o tempo ajudou, pois nunca choveu durante a "viagem" das crianças.






























Encontro com o Passado - Casos Novos






No dia 8 de Junho, a escola do 1º Ciclo de Casos Novos vieram à Biblioteca para terem um Encontro com o Passado.

Como aconteceu com as outras turmas, foram visitar a Casa Grande, ou dos Almeidas. Ficaram a saber que a Biblioteca pertence à Casa Grande e que esta só termina na Capela Nossa Senhora do Carmo.

Começámos pela Biblioteca, mais precisamente, pelo sótão e fomos "descendo". Depois passámos para a outra parte ao lado. Como está desabitada, é uma casa diferente, mas ficam a ter uma ideia de como seria a casa nos primeiros tempos, vemos os grandes salões, a sala de jantar, imaginamos como seria a jardim, a grande cozinha...

No final, fomos até à Capela Nossa Senhora do Carmo. Uma das coisas divertidas é tentar abrir a porta..ela tem um segredo...e nenhuma das crianças ainda o conseguiu desvendar.

Enquanto esperavam pelo autocarro, aproveitaram para beber o leite e ler algumas revistas e jornais.























































segunda-feira, 7 de junho de 2010

Livros da Imprensa Nacional-Casa da Moeda III



Três livros de teatro.
Jaime Salazar Sampaio, Teatro Completo, organização de Sebastiana Fadda, Volumes I, II e III.

Para os amantes de teatro, e não fosse o Sardoal uma vila com tradições na área, têm reunidos nestes três volumes as cerca de quarenta obras de Jaime Salazar Sampaio, duas das quais, teatro de rua.




Livros da Imprensa Nacional-Casa da Moeda II


Os livros não serão colocados por ordem, visto ainda alguns estarem encaixotados, por isso, iremos falando deles consoante são tratados.


Outro destaque: As Obras de Gil Vicente, com direcção de José Camões, Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, volume III.

O conteúdo deste volume foi escrito vinte e cinco anos depois de Gil Vicente morrer, os filhos Luís e Paula Vicente, mandam imprimir em Lisboa uma obra com todas as obras de seu pai.

Uma reprodução em fac-símile da Copilação de todalas obras de Gil Vicente de 1562.

(fac-símile significa que se trata de uma edição nova mas que segue o original, com a mesma letra, ilustração, escala.)



Livros da Imprensa Nacional-Casa da Moeda

Vamos dar a conhecer alguns dos livros da Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
Dos cerca de 500 livros que recebemos, não conseguimos dar destaque de todos, mas iremos tentar destacar alguns.

Os primeiros fazem parte de uma colecção de 10 volumes, de autoria de José Leite de Vasconcelos, intitulados Etnografia Portuguesa, dos quais destacamos, por agora, os volumes VII e VIII.

O volume VII é dedicado a «entidades místicas», desde o diabo ao santo, precorendo o país com suas crenças e dizeres.

O volume VIII é dedicado à «vida tradiconal portuguesa», às festividades populares e religiosas, com especial atenção para os dias dos santos.
Curiosamente na página 154 deste volume, há uma referência ao entrudo da Sardoal, que passo a transcrever:

" 70) No Sardoal, dois ou três indivíduos juntam-se e, mascarrados com carvão e munidos de um boneco de pau, vestido, que representa o Sant' Antrudo, trazido ao colo por um deles, andam pelas portas, cantando e pedindo (e recebem dinheiro, chouriços, etc):

Ó minha rica senhora,
O calado vence tudo:
Venham-me dar uma esmola,
Em louvor de Sant' Antrudo.

Sant' Antrudo está no Céu,
Qu' ele é o nosso redentor:
...........................................
...........................................

Ou o chouriço é gordo,
Ou a faca não cortar:
Olha a madriona da criada,
Que não quer levantar.