sexta-feira, 16 de abril de 2010

Campanha - Livros Usados - 19 a 22 de Abril

Para comemorar o Dia Mundial do Livro o Agrupamento de Escolas de Sardoal vai levar a cabo uma campanha Livro vai, livro vem.

Tem como objectivo promover a reutilização de livros infantis, valorizar o livro usado e incentivar a troca como forma de partilha.

A Biblioteca associou-se à campanha, desta forma, vai recolher livros de 19 a 22 de Abril, para que no dia 23 estejam na escola.

As cianças nesse dia vão trazer um livro de casa para trocar por outro, por isso, quem tiver livros para crianças ou jovens que queiram dar, podem fazê-lo, entregando-os na Biblioteca, que nós iremos levar ao Agrupamento.

Trata-se de uma forma diferente de comemorar o Livro, aquele nosso grande amigo.

A Biblioteca nesse dia tem uma actividade agendada com o Pré-escolar de Sardoal...iremos  também ter surpresas.


Profissão dos Nossos Avós - Barbeiro

No dia 16 de Abril recebemos a turma F do 1º Ciclo de Sardoal, acompanhados pela professora Benedita, para a actividade a Profissão dos Nossos Avós.
Mais uma vez ficamos a conhecer uma profissão em vias de extinção: o barbeiro!

Como temos o privilégio de sermos quase vizinhos de uma barbearia, em vez da actividade ser na Biblioteca fomos mesmo até lá!

O mais curioso é que na altura em que lá chegamos, o Sr. Manuel Victor, o barbeiro, estava a atender um senhor. Melhor era impossível.

Assim, ficamos a saber que o Sr. Manuel Victor é barbeiro desde 1950, ou seja, faz este ano 60 anos! Ele tem 83 anos, mas não parece nada!
Aprendeu numa barbearia em Abrantes, durante cinco meses. Nesse tempo ia de bicicleta, não havia outra forma rápida e barata. A sua barbearia no Sardoal abriu a 9 de Maio de 1950.

Quase tudo é ainda dessa época, como a cadeira e os bancos.

Quando começou o único dia de descanso era ao Domingo e às vezes trabalhava aos sábados até muito tarde.

Explicou-nos como se corta um cabelo, as várias tesouras que usa, a de corte, de desbaste, as lâminas, as máquinas, pincéis para limpar os cabelos que caem nos ombros...

Ao contrário das cabeleiras, o barbeiro não molha o cabelo para cortar, só quase no final é que molha ligeiramente. É tudo muito preciso. A zona próxima da nuca é tratada com máquina e lâmina, para ficar sem qualquer pêlo. Como a pele fica mais sensível, passa com pó de talco para aliviar e ficar a cheirar bem.

Caso haja algum corte, o Sr. Manuel tem um lápis que estanca o sangue.

O outro senhor foi muito simpático, pois esteve com muita paciência enquanto o Sr. Manuel nos explicava os passos do corte do cabelo.

No final todos andaram um bocadinho na cadeira, para ter a sensação de estar no barbeiro.

Alguns ficaram de voltar para experimentar um corte no Sr. Manuel.





















































































quinta-feira, 15 de abril de 2010

Centro de Dia de Alcaravela

No dia 15 de Abril recebemos a visita do Centro de Dia de Alcaravela. Foi a segunda vez...mas uma das senhoras foi a primeira vez e até era o seu primeiro dia no Centro de Dia.

Ouviram a história Avoa, avoa por cima de toda a folha, do livro Zás Trás Pás, eis os contos que o livro traz, que fala de uma sapateiro casado com uma bruxa. Este livro faz parte da coleção Velhas Palavras Novas Leituras.

O grupo tinha contado muitas histórias de bruxas na última visita, assim, ficaram a conhecer outra. Gostaram bastante da história!

De seguida foram para o Espaço Internet relembrar aquilo que tinham aprendido. E alguns lembravam-se mesmo!

É muito interessante ver pessoas que sem saber ler ou escrever, escrevem no computador e ficam a gostar daquilo que tanto medo tinham.























quarta-feira, 14 de abril de 2010

Actividade com Pré-escolar de Sardoal


No dia 14 de Abril as crianças da Sala 3 do Pré-Escolar de Sardoal vieram até à Biblioteca, acompanhadas pela educadora Manuela e por uma auxiliar.
A actividade era Conta-me um Conto e foi o que se fez. O conto escolhido era de Hans Christian Andersen, a Princesa e a Ervilha.
No mês do seu aniversário, que é a 2 de Abril, Dia Mundial do Livro Infantil, a história tinha de ser mesmo dele.

E quem sabe a história?
Era uma vez um Príncipe que queria casar, mas tinha de ser com uma princesa, uma que fosse realmente uma princesa verdadeira. Coitado, teve uma tarefa muito complicada, pois não encontrava. Até que um dia...apareceu alguém no seu palácio. Mas tinha ainda que provar se estava diante de uma verdadeira Princesa, para tal tinha de passar por uma prova muito difícil,a Princesa tinha de dormir numa cama com vinte colchões, onde a Rainha tinha colocado uma pequena ervilha. Será que a Pincesa conseguia sentir a ervilha? Só uma verdadeira princesa conseguia sentir. Será que sentiu?
Os meninos ficaram a saber o final da história.

Conversámos...e depois fomos ao Espaço Internet para eles conhecerem o blogue.

No final, regressaram à escola.