sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Encontro com o Passado - Turma A

No dia 21 de Janeiro, a Turma A do 1º Ciclo de Sardoal tiveram um Encontro com o Passado.Este ano o nosso Encontro é na Igreja Matriz, e foi lá que fomos. 
A Turma A tem crianças do 1º ano, são os mais pequenos.

Primeiro foi-lhes explicado que não se tratava de uma sessão de catequese, apesar de irmos a uma igreja, pois a Cultura em Portugal também passa pelas nossas igrejas.

A igreja Matriz é a principal de Sardoal, com diferentes tipos de decoração, em pedra e madeira, que levavam muito tempo a fazer.

Fomos ver os quadros do Mestre do Sardoal, onde ficaram a conhecer cada um deles com mais pormenor e que naquela altura os pintores não pintavam o que queriam, mas sim consoante a encomenda. Nem pintavam quando lhes apetecia, só quando tinham trabalhos encomendados, não era nada como agora.

As pinturas são sobre madeira e serviam para exemplificar a mensagem que os sacerdotes pretendiam transmitir, pois naquela altura em cada 100 pessoas, só uma sabia ler e escrever; e as missas eram em latim...o que complicava ainda mais.
Depois vimos a Pietá de pedra e fomos para a capela-mor; onde viram o retábulo em talha dourada, com cachos de uvas a decorar, para simbolizar o vinho. Foi então que o Sr. Fernando Moura explicou e mostrou um cálice, a água e o vinho que o Sr. Padre usa e uma hóstia. Viram também os azulejos, com S. Tiago a lutar contra os mouros.
Nos altares laterais viram os santos, com especial atenção para os santos de roca, ou seja, de vestir, a Nossa Senhora das Dores e o Senhor dos Passos.
No altar de S. Pedro, viram que este santo estava diferente daquele que tinham visto nas pinturas do Mestre do Sardoal, pois estava vestido de Papa.
No final, viram o confessionário e a pia baptismal.

Agradecemos ao Sr. Fernando pela amabilidade que tem vindo a ter e à paróquia de Santiago e S. Mateus, por nos possibilitar a visita à Igreja Matriz.

Tem sido uma forma diferente das crianças conhecerem o rico património que a vila de Sardoal tem.








 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Centro de Dia de Alcaravela

No dia 20 de Janeiro, os utentes do Centro de Dia de Alcaravela vieram assistir à Hora do Conto.


As histórias que ouviram foram retiradas do Livro com Cheiro a Morango, de Alice Vieira. Ouviram três histórias; a primeira falava da Vaca Balbina que queria ser bailarina e que não gostou nada de ver uns campistas a comerem carne...imagina-se porquê!


A outra falava dos malmequeres...uns gostavam mais de amores-perfeitos…mas a melhor flor que se podia ter no jardim era mesmo a couve-flor. Além de ser bonita também se podia comer e em tempo de crise, nada melhor.


A terceira história falava de um mordomo, o Gastão, que era muito educado e trabalhava para um Condessa...que queria beber leite, mas não tinham vaca pois viviam num apartamento; mas ela continuava a querer beber leite...talvez viesse da loja...mas tinham dívidas e não lhes vendiam fiado. A solução foi tomar chá.


Estas são algumas das histórias que podemos encontrar neste livro, que cada página liberta um agradável cheio a morango, sempre acompanhado por uma história engraçada.


Depois conversámos sobre muita coisa...além das histórias, sobre os Censos 2011, porque é um assunto importante para ir informando que vai decorrer na freguesia onde vivem. Além de os alertar para a eventualidade de aparecer pessoas que nada têm a ver. Quando nós soubermos quem fica na freguesia de Alcaravela, iremos avisá-los; assim ficam a saber quem poderá aparecer.


Um dos senhores, sugeriu mesmo que já que uma das formas de preenchimento é através da Internet, numa das suas visitas ao Espaço Internet, a actividade seja o preenchimento do mesmo. Sugestão registada!