Mostrar mensagens com a etiqueta Jogos tradicionais. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Jogos tradicionais. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Austrália V

O último dia dedicado à Austrália foi uma grande animação.

Jogámos alguns jogos tradicionais. Este país têm alguns jogos levados pelos europeus, principalmente pelos ingleses; e tem outros mais antigos, dos Aborígenes.

Como os nossos já conhecemos...ou pelo a maioria deles, mas dos outros países não. Por isso, para algumas países foi feita uma pesquisa sobre o assunto.

O primeiro foi "Cair, cair, cair", ou "Down, down, down".
Originalmente o jogo terá uma bola feita de pele de canguru...pois eles usam muito a pele de canguro, nós usámos uma bola de ping-pong...mas pode ser com outra bola pequena.

Dois a dois, vão atirando a bola um ao outro; quem deixar cair a bola, põe um dos joelhos no chão e continuam a jogar. Quando voltar a cair, põe o outro joelho; depois um cotovelo, depois o outro e termina quando colocar o queixo no chão.
É dificil se estiverem muito longe, o truque está em manterem-se mais próximos. Complica-se muito quando estiverem os dois com os cotovelos no chão... Mas é muito divertido!
Foi uma grande animação.


O segundo jogo foi "Preso na Lama".

É parecido com o jogo da Estátua. Uma das crianças é a "coisa", que vai tentar apanhar as outras. Estas quando são tocadas pela "Coisa" congelam e ficam presas na lama. Têm de ficar na posição em que foram apanhadas. Mas há uma forma de sairem, se alguma das outras conseguir passar por entre as pernas, assim "descongelam" e podem continuar a jogar. O jogo termina quando todas tiverem presas na lama.

O terceiro foi uma repetição de um que já tínhamos jogado mas eles já não se lembravam.

Quando foi a semana dedicada ao Reino Unido um dos jogos foi "Que horas são Sr. Lobo".
 Um faz de lobo e vira-se de costas para os restantes; os outros estão ao fundo da sala em linha e perguntam: Que horas são Sr. Lobo?, ele vai dizendo, são 2h e eles dão dois passos; 3h e dão três passos...mas quando o Lobo responder Pequeno-almoço; almoço, jantar, o lobo vira-se e tenta apanhar alguém. Quem for apanhado será o lobo seguinte.

Havia mais..mas a animação foi tal e repetimos tantas vezes, que não tivemos mais tempo para outros.



quinta-feira, 24 de junho de 2010

Férias de Verão - Jogos tradicionais

No dia 23 de Junho a actividade baseou-se em três jogos tradicionais infantis do Reino Unido.

Como têm andado muito eufóricos, nada melhor do que um jogo para aclamar...a Silent Ball, ou a Bola Silenciosa.
O jogo é muito fácil, fizémos uma roda e fomos passando a bola uns aos outros. Não interessa se cai ao chão ou não, a regra de ouro é não fazer qualquer tipo de som....um a um lá formos perdendo..até que ficaram quatro vencedores.

O segundo jogo é Mr. Wolf, ou o Sr. Lobo. Uma das crianças fará de Sr. Lobo, que dirá horas do dia, por exemplo, 1h, 6h, mas virado de costas. As restantes, estarão do lado oposto e avançam consoante as indicações, dando tantos passos quantos as horas ditas. Até que o Sr. Lobo diga por exemplo: pequeno-almoço, lanche, jantar ou almoço. Aí o Sr Lobo vira-se e tenta almoçar, ou jantar; apanhando uma das crianças. Quem for apanhado, passa a ser o Sr. Lobo.

O terceito jogo é o Bad Egg, ou o Mau Ovo, ou Ovo Estragado. O ovo fica de um lado e as restantes crianças do lado oposto. Cada uma escolhe um tema e depois um nome, por exemplo, flores, cada criança escolhe o nome de uma flor, depois o Ovo vira-se e diz uma das flores e vai tentar apanhar a criança que disse essa flor. Depois param e quem tiver sido apanhado tenta pasar com uma bola por baixo das pernas de cada um e será o novo Ovo Estragado.

Mais uma vez não há fotografias...pelo mesmo motivo, falta de pilhas na máquina. As nossas desculpas.