Mostrar mensagens com a etiqueta Férias de Verão. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Férias de Verão. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Encerramento das Férias de Verão na Biblioteca

No dia 14, e a pedido dos jovens, tivemos o encerramento das actividades das férias de Verão na Biblioteca: um lanche partilhado.

Cada um trouxe uma bebida, um doce ou um salgado e depois foi só comer. Claro que aqueles que não trouxeram nada não ficaram de fora!!! Até porque havia muita comida.





quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Os últimos dias de férias...

As actividades terminaram no dia 9, na passada sexta-feira, mas na segunda seguinte havia muitas crianças a pedirem que houvesse mais, pelo menos até quarta. E assim foi...mas já foram actividades muito mais informais.

Na segunda fizemos um brinquedo. Primeiro fizeram em papel, um copo; depois amarrotaram um pedaço de papel e agrafaram-no a um cordel, que por sua vez foi agrafado ao copo. E estava feito. Agora era só tentar acertar com o bola no copo.

Na terça fizemos gelatina, uma preparação para a actividade de hoje, ou seja, de dia 14, quarta-feira: um lanche final.

A ideia do lanche final partiu do grupo de rapazes que durante estas férias tiveram numa das salas de leitura com os seus computadores.
A vila de Sardoal não tem grandes respostas para dar aos jovens durante as férias, têm a piscina e a Biblioteca.

Durante cerca de 57 dias, a Biblioteca foi a sua segunda casa, desde bem cedo, a maioria desde as 9h da amanhã, até fechar, lá estavam eles. Nem sempre se portaram bem...às vezes esqueciam-se do local onde estavam e falavam mais alto...mas afinal as férias foram passadas naquela sala.

Foi com agrado que aceitámos a sugestão deles, em fazer um lanche partilhado entre todos aqueles que passaram o verão connosco.

Afinal este é um dos papéis das Bibliotecas públicas.











terça-feira, 13 de setembro de 2011

Floresta Encanta(da) X

Flores Recicladas

No dia 6 de Setembro  fizemos flores ecológicas. Cortámos rolos de papel higiénico em rodelas e Colámos de forma a formar flores.


No dia seguinte fomos ao Fluviário de Mora, mas faremos um post só com essa visita.

Painel da Natureza

Uma forma de terminar a longa jornada de actividades, foi pintar aquilo que tinham visitado no dia anterior no Fluviário, incluindo alguma das espécies faladas ao longo das férias.
Uma forma diferente de trabalharem em equipa e com tarefas distintas para cada uma das crianças.

Parque das Merendas

Para encerrarmos em grande, fizémo-lo no Parque das Merendas, um local verde, com muitas àrvores, onde puderam brincar, ler histórias, jogar à bola e lanchar. 
A Biblioteca saiu de casa e foi ao jardim. 


















Floresta Encanta(da) IX

Resineiro

No dia 5 de Setembro fomos conhecer o Sr. Arménio, de Alcaravela, Sardoal, um dos últimos resineiros, apesar de já não praticar a actividade.

Antigamente o Sr. Arménio sangrava cerca de mil pinheiros por dia. Acordava muito cedo e ia para o pinhal acompanhado pelo irmão. Iam munidos de alguns instrumentos para iniciar o processo de tirar a resina de um pinheiro.

Naquele dia, e para as crianças ficarem a saber o processo, fez tudo de uma vez. Mas na realidade primeiro sangravam o pinheiro e colocavam ácido, para que a casaca "abrisse" e a resina pudesse sair. Depois colocavam os caneco, ainda de barro e só depois iam colher a resina.

Só os pinheiros com mais de 32 cm de diâmetro podiam ser usado, ou havia logo multas.
Primeiro preparavam o pinheiro raspando a superfície; depois com o ferro "feriam" o pinheiro e colocavam ácido (que naquele dia foi com água), para que o pinheiro fosse obrigado a "chorar". Pregavam um prego para segurar o caneco. Após alguns dias, iam e colhiam os canecos com a resina. Podiam ir fazendo ao longo do tronco, mas só até certa altura.

As crianças quiseram logo experimentar. Claro que algumas foi com dificuldade, pois é preciso usar alguma força e saber as posições correctas.

Algumas disseram que gostavam quando crescessem de ter pinheiros para serem resineiros... Esta é uma arte que tem vindo a desaparecer, está também quase extinta.