sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Actividades nas férias do Natal: Doce Natal II


Na próxima segunda-feira, dia 19 começamos com as actividades das férias do Natal, com o nosso Doce Natal II.

Com é habitual, estas actividades são gratuitas, não há inscrições, qualquer criança pode aparecer e participar. Decorrem das 14h30 às 16h30.

A primeira semana será dedicada em exclusivo ao tema do Natal, incluindo uma actividade ligada à culinária, que eles tanto gostam.
Na semana seguinte, será mais diversa, mas também temos uma actividade ligada aos doces! Por isso designados a actividade de Doce Natal.

Poupar nos Jornais

Como pode poupar nos Jornais?

Uma das sugestões que deixamos é vir à Biblioteca, claro!
É uma excelente forma de poder poupar na leitura de jornais e revistas. Ainda pode requisitar algumas publicações, por exemplo a revista Visão da semana anterior, ou as revistas de bordados dos meses anteriores.

Também pode aceder ao site Jornais do Dia e ler as publicações diárias:


Neste site estão disponíveis gratuitamente as seguintes publicações:

- Correio da Manhã
- Público
- Diário de Notícias
- Jornal de Notícias
- i
Diário Económico
- Negócios
- Oje
- Destak
- A Bola
- Record
- O Jogo

 
Através do link acima colocado, pode subscrever a recepção das publicações no seu e-mail.

Mais uma excelente forma de poupar!

Como poupar no Natal

Pode parecer uma tarefa complicada, quase impossível, mas podemos poupar durante esta época natalícia.

Seguem-se as sugestões que encontramos no site http://www.saberpoupar.com/, um site com muitas dicas pertinentes para aprendermos a poupar.

1.Em vez de comprar enfeites de Natal novos todos os anos, vá rodando o que tem: este ano use apenas as decorações prateadas e vermelhas, deixando as douradas e verdes para o ano seguinte e assim sucessivamente. Não só poupa dinheiro, como fica com a impressão de ter uma nova decoração de Natal todos os anos.

2.Aproveite as horas mais económicas/gratuitas para telefonar aos familiares e amigos a desejar as boas festas.

3.Em vez de telefonar aos familiares e amigos, envie um SMS/MMS ou email divertido a desejar um Feliz Natal.

4.Reutilize as partes em branco de velhos postais de Natal para enviar novos ou para criar enfeites ou etiquetas de Natal originais.

5.Se vai fazer compras de Natal online, tente agrupar o máximo possível de artigos em cada encomenda para evitar vários portes de envio ou então partilhe a encomenda com um familiar/amigo e dividam os portes de envio.

6.Poupar dinheiro no papel de embrulho para os presentes de Natal é tão simples como usar folhas de revistas brilhantes ou até folhas de jornal com um bonito laço colorido. Experimente… vai ver que giro (e barato!) que fica!

7.Esteja atento a todos os folhetos promocionais/cupões que possa receber no correio na altura de Natal para não só comparar preços, como desfrutar das promoções referentes a produtos/presentes que pretende comprar nesta época.

8.Uma despesa de Natal que muitas vezes é esquecida passa pelo dinheiro gasto em combustível e parques de estacionamento nas inúmeras viagens que fazemos para os centros comerciais para efetuar compras. Para poupar dinheiro, tente concentrar todas as compras numa ou duas saídas apenas.

9.Uma das melhores formas de poupar dinheiro em presentes de Natal, é fazê-los em casa, estabelecer um valor limite ou recorrer ao sistema do Pai Natal secreto.

10.Tem muitos convites para festas de Natal, mas não quer gastar dinheiro em roupa nova? Recicle o que tem, criando novos visuais com recurso a acessórios ou então faça uma troca de roupa ao pedir algo emprestado do guarda-roupa da melhor amiga ou irmã.

11.Com tantas festas e convívios a marcar esta quadra, a alimentação acaba por ser uma das áreas em que se gasta mais dinheiro: reduza essa despesa ao comprar ingredientes com antecedência, elaborando menus mais simples e igualmente saborosos ou pedindo que cada convidado traga algo para a festa!

12.Comece a poupar para o Natal o mais cedo possível, colocando de parte o mesmo valor todos os meses. Se tiver ideia de quanto gastou o ano passado, divida esse valor por 12 e comece a poupar esse montante todos os meses a partir de Janeiro.

13.Faça um inventário de possíveis presentes que possa ter recebido no passado e não gostado ou então outros artigos que possa ter comprado e nunca utilizado e pense numa pessoa na sua lista de Natal que poderá gostar de receber esse presente. Re-oferecer (desde que o artigo nunca tenha sido utilizado) é uma tendência crescente, que permite poupar muito dinheiro!

14.Para poupar dinheiro na decoração da mesa de Natal, seja criativo e enfeite a mesa com elementos festivos que já possa ter. Desde taças recheadas de avelãs e chocolates de Natal, a pinhas como marcadores de lugar, não há limites para a criatividade… e para a poupança!

15.Aproveite os saldos de Verão para comprar presentes de Natal mais baratos – o importante é cingir-se a artigos que não serão necessários trocar (livros, CDs, DVDs, jogos, brinquedos, acessórios, gadgets…). Nunca é cedo de mais para começar a comprar presentes de Natal!

16.Evite utilizar o cartão de crédito para pagar as compras de Natal, pois, se souber que o dinheiro está a sair diretamente da sua conta bancária, vai certamente gastar menos do que se comprar a crédito. Outra boa dica para poupar dinheiro no Natal é precisamente pagar tudo com dinheiro vivo.

17.Ofereça presentes de Natal em conjunto com outras pessoas: por exemplo, junte-se aos irmãos para comprar o presente dos pais – o valor é dividido entre todos e todos poupam dinheiro. Em alternativa, em vez de dar um presente ao irmão e outro à cunhada, ofereça um presente ao casal.

18.Uma vez abertos os presentes de Natal, aproveite todo o papel, etiquetas, laços e fitas que estejam em bom estado e passíveis de serem reutilizados no próximo ano.

19.Se quiser renovar as decorações ou até mesmo a árvore de Natal, compre logo a seguir à época, uma vez que até ao final do ano haverá descontos até 80% em grande parte dos artigos de Natal. Assim começa desde logo a poupar dinheiro para o próximo Natal!

20.Elabore um orçamento de Natal e mantenha-se fiel ao mesmo! Bom Natal, boas poupanças!
http://saberpoupar.com/artigos/20-formas-simples-poupar-dinheiro-natal
 
Sugestões simples e que nos vão ajudar a poupar!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

"Memórias de Natal" - Centro de Dia de Alcaravela

Finalmente podemos divulgar aquilo que fomos fazer numa das nossas visitas ao Centro de Dia de Alcaravela, quando recolhemos testemunhos de como era o Natal noutros tempos.

Como já saiu O Sardoal, chegou ontem fresquinho da gráfica, onde pudemos ver o resultado final, pois além do testemunhos também houve uma sessão fotográfica para ilustrar o artigo.


Por alguns instantes, alguns esqueceram os andarilhos e as canadianas, e apresentaram-se no seu melhor, tal como a imagem ilustra. Cada um tinha como tarefa escolher um objecto relacionado com o Natal e mostrar o seu melhor sorriso.

Todos tiveram direito ao seu momento, por isso, todos saíram, mesmo aqueles que não deram o seu testemunho.

Quem quiser ler o artigo na íntegra, pode clicar no link abaixo:


Aqui ficam as imagens:




Boas Festas

Os Mais de 2011

Como é habitual fizemos as nossas contagens para saber quem foram Os Mais de 2011.

A Rute Alves foi a nossa leitora que mais requisições fez, um total de 68! Logo a seguir vem Marta Santos, com 51 requisições e, curiosamente, em terceiro temos o filho da Marta, o Rodrigo Santos com 36 requisições.


Foram requisitados 913 livros durante o ano de 2011!
O livro mais requisitado foi O Dia em que te esqueci, da Margarida Rebelo Pinto, seguido por A Melodia do Adeus e O Sorriso das Estrelas, ambos de Nicholas Sparks.

Os mais requisitados Infanto-Juvenis foram: A Lua de Joana da Maria Teresa Maia Gonzalez; O Diário de um Banana-2, de Jeff Kinney e As Maçãs do Sr. Peabody, da Madonna.

Já nos DVD's foram requisitados 313 DVD's!
O mais requisitado de todos foi A Princesa e o Sapo. Como fizemos a divisão entre os filmes infantis dos outros, a contagem ficou com o mais visto infantil foi a Princesa e o Sapo, seguido pela A Teia de Carlota e o Mestre Panda: Uma Aventura. Depois seguem-se o Pirata das Caraíbas: a Maldição do Pérola Negra, a Lua Nova e 3 Homens e 3 Bebés.

Gostava de relembrar que estes dados apesar de não parecerem, são extraordinários no nosso pequeno universo, porque estamos perto dos 1000 leitores (vamos nos 961), não temos mais que 20.000 registos e  somos um concelho com 3948 habitantes, segundo os dados preliminares dos Censos de 2011.

A todos os nossos leitores e àqueles que nos visitam, os nossos parabéns! Estamos reralmente todos de parabéns!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Quartas à Tarde: Tradições

No dia 14 fizemos mais uma actividade das Quartas à Tarde, desta vez dedicada às Tradições.

Sendo este o mês dedicado ao Natal, chegou finalmente à Biblioteca, tal como já chegou à maioria das  casas.
As crianças que participaram na actividade foram as nossas decoradas e decoradores de interiores.
Primeiro montámos a árvore de Natal na sala dos periódicos, ou seja, na entrada...demos conta que a nossa gambiarra não funciona, tivemos de recorrer a uma mais pequena.
Depois foi a parte de enfeitar a àrvore. Ficou muito bonita.

Fomos para a Sala das Crianças, onde montámos outra árvore de Natal e decorámos. Depois foi enfeitar a sala e o corredor com bonecos.

Apenas usámos coisas dos outros anos, esta é também uma forma de poupar, pois não há realmente necessidade de comprar decorações novas todos os anos. E o mais interessante foi usar coisas que tinham feito nos outros anos, por exemplo cd's estragados transformados em enfeites de Natal; pequenas prendas feitas de papel; muitos bonecos desenhados, pintados e recortados que ficaram espalhado um pouco pela Biblioteca; o nosso presépio é também todo feito com outros materiais, como uma embalagem de amaciador líquido, os bonecos são feitos com capsulas de café e bolas de ping-pong e tecidos e uma coroa feita com as mãos das crianças e decoradas com botões..

Assim já cheira a Natal na Biblioteca!













terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Como é o Natal nos outros países?

Como nós comemoramos o Natal, todos o sabemos, apenas muda a ementa de região para região. Mas como será nos outros países? E naqueles que não têm como base nenhuma vivência católica?

Em Inglaterra enviam-se postais de Boas Festas à família e aos amigos durante o mês Dezembro, que ficam expostos nas paredes, só podendo ser retirados no dia 6 de janeiro, Dia de Reis. Todas as casas ficam decoradas a verde e vermelho. São muitas as crianças que escrevem cartas ao Pai Natal. Na noite de Natal, as crianças andam pelas ruas a cantar canções de Natal. Em troca, as pessoas dão-lhes pequenos presentes ou guloseimas. Em casa, as crianças penduram meias enormes aos pés da cama para receberem presentes. Para o Pai Natal e as suas renas, deixam-se bolos e vinho do Porto ao pé da árvore de Natal. Na ceia de Natal há sempre perú com castanhas e o famoso pudding.

Na Polónia não se come carne vermelha na ceia de Natal. Depois de todos se sentarem à mesa, apenas a dona de casa levanta-se para servir a refeição. Só no pequeno-almoço do dia 25 é que podem comer carne vermelha. Os presentes são trocados muito tempo antes, no dia 6 de Dezembro, dia de São Nicolau.

Na Dinamarca as ruas são iluminadas e enfeitadas com grinaldas e ramos de pinheiro e, desde os primeiros dias, as casa são enfeitadas com ramos de pinheiro, anjinhos duendes e estrelas de palha. As crianças escrevem muitas cartas aos amigos e família e os correios fazem sempre uma edição especial de selos.  Costumam pendurar no tecto uma coroa com 4 velas. Toda a família vai à floresta para cortar o pinheiro. São as crianças que fazem os enfeites para a árvore de Natal. O jantar começa às 6 da tarde. No final, serve-se arroz doce, no qual se meteu uma amêndoa com casca. Quem ficar com a amêndoa recebe o porquinho da sorte, feito com massapão. A seguir ao jantar, vão para a sala onde está a árvore e o pai acende as velas que estão no pinheiro. Toda a família faz uma roda em volta da árvore, escolhem canções de Natal e todos cantam.

Cada região em França tem o seu prato tradicional, para uns é ganso, noutros o peru com nozes e em Paris são as ostras. Os franceses, gostam muito do presépio, geralmente feitos em peças de cerâmica.

Na nossa vizinha Espanha as crianças recebem presentes a 25 de Dezembro, mas os mais importante são apenas recebido no dia 6 de Janeiro, dia em que os Reis Magos.

Os chineses cristãos comemoram o Natal decorando suas casas com coloridas lanternas de papel. Têm também árvores, a que chamam de árvores de luz, que são decoradas com lanternas, flores e outros enfeites de papel. No entanto, a grande maioria dos chineses não é cristã. Para essa população a principal festividade deste período é a comemoração do Ano Novo chinês que acontece numa data variável no final de janeiro.
Na Irlanda os festejos começam doze dias antes do Natal. Este período chama-se Little Christmas, o Natalzinho. No dia de Natal põem-se velas no parapeito da janela. Antes de irem à missa, deixa-se um copo de uísque para o Pai Natal e cenouras para as renas que puxam o trenó. Os presentes abrem-se no dia de Natal. O almoço de Natal começa às 2 ou 3 da tarde. No dia 26 de Dezembro, é o Stephen’s Day. Muitos irlandeses assistem às corridas de cavalos, enquanto outros cantam pelas ruas. Também se fazem apostas nas corridas de cavalos nas cidades. No campo, os Wren Boys, vestidos à moda antiga, andam de porta em porta, cantando e tocando para que as pessoas lhes dêem moedas.

No Japão o Natal foi introduzido pelos missionários cristãos. Mas, ultimamente, a grande maioria da população também passou a comemorar esta data, até porque eles gostam de importar as comemorações ocidentais. Na cultura japonesa existe uma longa tradição de troca de presentes.  O presépio encanta especialmente as meninas japonesas, que gostam de montar os seus próprios presépios. Mas a data mais importante para os japoneses no seu calendário de comemorações, é o Ano Novo.

Nos Estados Unidos da América gostam de toda a exuberância que pode ter o Natal. Decoram as ruas e casas com luzes e figuras, quanto mais brilho melhor . As casas recebem guirlandas e velas vermelhas.  Na véspera, os vizinhos juntam-se para cantar algumas canções.

Em Itália as crianças esperam a visita da Befana, uma velhinha que traz presentes para os que se comportaram bem e castigos para aqueles que se comportaram mal. A entrega dos presentes é feita no dia 6 de Janeiro, dia de Reis, lembrando a visita dos Reis Magos ao menino Jesus.

Na Suécia no dia 6 de Dezembro as crianças escrevem cartas que são trocadas por saquinhos de bombons por São Nicolau. No dia 13 de dezembro, (dia de Santa Luzia), fazem procissões onde carregam tochas acesas. Na noite de Natal, a filha mais velha da família veste-se de branco, com uma grinalda e sete velas acesas na cabeça, serve café com bolinhos para a família.

Na Índia usam-se pequenas lamparinas como enfeites que são colocadas sobre os telhados e muros. Mas, nas igrejas utilizam-se velas e uma flor, o bico de papagaio, embora seja uma flor mexicana, tornou-se a flor do Natal de vários locais na Índia.

Na Coreia pode ver-se desfilar o Pai Natal, mas castigam e proíbem a presença do Menino Jesus.
 
Na Autrália como o Natal acontece numa época do ano em que o calor é intenso, muitos o comemoram na praia. Como manda a tradição, o peru e os presentes (que são entregues dia 25) fazem parte desta ocasião.
 
Na Filândia é o oposto, está muito frio. Neste país, o uso de saunas na véspera do Natal tornou-se uma tradição, assim como a visita a cemitérios, em homenagem aos entes queridos.
 
Na Islândia tal como noutros países cristãos, o Natal é a festa das crianças e só termina a 6 de Janeiro, Dia de Reis. Em islandês, Natal diz-se Jol. Os Jolasveinar são os duendes de Natal. Desde o princípio do mês de Dezembro, as crianças colocam sapatos no parapeito da janela. Se se portarem bem, o Pai Natal deixa-lhes presentes. Caso contrário, o presente será apenas uma batata.

 No Iraque como é um país com poucos cristãos, a tradição natalina se baseia na leitura da bíblia, feita em família.

Durante o Natal no México, a população aproveita não só para distribuir presentes, mas para relembrar os difíceis movimentos que antecederam o nascimento de Jesus e a população participa em procissões.

Um país rico em tradições natalícias é a Alemanha. Na noite de Natal, todos se reúnem nas suas casas, cantam e acendem as velas da árvore de Natal. Nas famosas Feiras de Natal pode-se comprar tudo para as festividades: enfeites, pães, a árvore, figuras do presépio, pães de mel, amêndoas torradas, brinquedos de madeiras, artigos de lã, caramelos, chocolates.



Feliz Natal noutras línguas:

Albanês – Gezur Krislinjden
Alemão – Frohe Weihnachten
Armênio – Shenoraavor Nor Dari yev Pari gaghand
Basco – Zorionak
Catalão – Bon Nadal
Coreano – Chuk Sung Tan
Croata – Sretan Božić
Castelhano – Feliz Navidad ou Felices Pascuas
Esperanto – Gajan Kristnaskon
Finlandês – Hyvää joulua
Francês – Joyeux Noël
Grego – Καλά Χριστούγεννα
Inglês – Merry Christmas
Italiano – Buon Natale
Japonês – Merii Kurisumasu (adaptação de Merry Christmas)
Mandarim – Kung His Hsin Nien
Neerlandês – Prettig Kerstfeest
Romeno – Sarbatori Fericite
Russo – S prazdnikom Rozdestva Hristova
Sueco – God Jul
Ucraniano – Srozhdestvom Kristovym


segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

História do Pai Natal

Afinal de onde vem a imagem do Pai Natal?

Vamos tentar responder à sua origem...ou as origens da figura do Pai Natal, que nesta altura do ano é tão vista e usada para simbolizar o Natal.

Tentaremos ao longos destes dias, explicar a origem de alguns símbolos do Natal.



A origem é mais uma vez pagã, como a romana Befana e a germânica Berchta e Knecht Ruprecht. Estas personagens davam presentes às crianças.
 



São Nicolau: Dizia-se que S. Nicolau andava pelo céu num cavalo, vestido de bispo e acompanhado por Black Peter (Pedro Mau), que castigava e chicoteava as crianças más ou traquinas.
Mas São Nicolau terá realmente existido, terá sido Bispo de Mira, em Dembre, na actual Turquia, Nasceu em Lycia, no sudoeste da Ásia Menor, entre o século III e IV. Os relatos apontam os anos 270 (século III) ou 350 (século IV).




As lendas e histórias que se associam à vida deste homem são muitas, mas todas se prendem com a sua bondade e protecção dos mais desprotegidos. Assim, há uma lenda que diz que Nicolau ressuscitou três crianças, convertendo-as em fiéis dedicados e seguidores. Outra ainda refere que o pai de Nicolau era senhor de grande fortuna, que lhe deixou em herança, na altura da sua morte. Assim o santo pode continuar a ajudar as pessoas. Conta a lenda que Nicolau ajudou uma família sua vizinha que vivia tempos de necessidade. Quando uma das filhas resolveu casar, o seu pai sem dinheiro chorava o dia inteiro pois não tinha meios para dar um casamento digno à sua filha. Assim São Nicolau encheu uma bolsa de moedas de ouro e, de noite, sem ser visto, depositou-a na janela do vizinho. A jovem casou com um belo dote e ficaram todos felizes. Um pouco mais tarde a história repetiu-se a com a segunda filha do vizinho. Mas, desconfiado, o vizinho de Nicolau, quando se preparava para casar a terceira filha, escondeu-se durante a noite, próximo da dita janela e descobriu o seu protector. Espalhou-se a notícia aos pobres e crianças.

Mas esta lenda apresenta outra versão que diz que São Nicolau salvou três jovens da prostituição, filhas de um homem pobre. Encheu uma bolsa de ouro e atirou-a pela janela da casa vizinha, acabando com os problemas económicos da família e dando a cada jovem a possibilidade de casar dignamente, com um dote apropriado.
Assim, com o passar dos anos e com as ajudas que dava a todos os que o rodeavam, principalmente crianças sem protecção e abandonadas, São Nicolau ficou para a história como um homem bom e generoso. Nuns locais dizia-se que se deslocava num trenó puxado por oito renas, noutros a figura do velhinho de longas barbas brancas aparecia num burrinho, trazendo um saco cheio de presentes. Mais tarde a lenda e as palavras do povo acreditavam que este santo homem descia pelas chaminés das casas, de noite, para deixar os seus presentes, nas meias e sapatinhos das crianças (principalmente na Suécia e Nortuega). A sua figura viveu até aos nossos dias, por diversas razões, como o Pai Natal, símbolo de dádiva, amor e fraternidade, que também caracteriza o Natal Cristão.

Originalmente a festa dedicada a S. Nicolau era celebrada a 6 de Dezembro, tendo passado para o dia 25 de Dezembro, após a Reforma cristã.
Devido à falta de documentação sobre o santo, o Papa Paulo VI ordenou em 1969, que a festa de São Nicolau fosse retirada do calendário Católico Romano.

A versão americana da figura do Pai Natal recebeu inspiração e nome da lenda holandesa Sinterklaas, trazida para Nova Iorque pelos colonos no séc. XVII. Por volta de 1773, apareceu na imprensa americana o nome St. Claus, mas foi com o escritor Washington Irving que deu aos americanos, os primeiros detalhes da versão holandesa de São Nicolau.

Na sua História de Nova Iorque, publicada em 1809 sob o pseudónimo Dietrich Knicherbocker, Irving descreveu a chegada do santo a cavalo, na véspera de São Nicolau.
Este Saint Nick americano-holandês alcançou o auge da sua forma americanizada em 1823, no poema Uma Visita de São Nicolau, mais conhecido por A Noite antes do Natal, do escritor Clement Clarke Moore. Este incluiu detalhes como os nomes das renas, o riso do Pai Natal, acenos de cabeça, piscar de olhos e até forma como sobe e desce pela chaminé.

A imagem americana do Pai Natal foi também elaborada pelo ilustrador Thomas Nast , que desenhou um redondo Pai Natal para as edições da Revista Harper entre 1860 e 1880. À história, Nast acrescentou detalhadamente a oficina onde se faziam os brinquedos no Pólo Norte e a lista de crianças boas e más de todo o mundo.
Em 1931, foram feitas várias representações para a a Coca-Cola, colocando de parte a versão de Moore que o colocava como elfo. Nesta época, já só os trabalhadores da oficina de brinquedos eram elfos, Rudolfo, a nona rena de nariz vermelho e brilhante, surgiu apenas em 1939 através da publicidade da empresa Montgomery Ward.


Independentemente das várias vertentes da origem do Pai Natal, nós andamos a desvirtuar a ideia base, a era do consumismo veio alterar completamente.

Este Natal vamos oferecer presentes sim, pode ser uma simples caixa de bombons, um bolo feito por nós ou um simples cartão, algo pessoal e sincero.

Cinema no Centro Cultural

No próximo sábado, dia 17 de Dezembro irá haver cinema no Centro Cultural, desta vez o novo filme do Tintin.

Não será em 3D, mas tem outras vantagens....o preço!

Como é habitual há duas sessões, uma às 16h e outra às 21h30, este filme é para maiores de 6 anos.