domingo, 4 de julho de 2010

Volta ao Mundo

Quem alimenta o blogue vai de férias....que começaram logo no dia 2 de Julho. Por isso vai haver uns dias sem notícias.

Para quem estiver também, desejo umas Boas Férias!

Dia das Bibliotecas

O dia 1 de Junho foi o Dia das Bibliotecas...dia de grande agitação para um grupo de crianças que aceitaram comemorar de forma diferente esse dia.

Pelas 21h começaram a chegar os primeiros e foram acomodando-se na sala onde seria o nosso "quarto". Abriam os sacos-cama, punham os colchões no chão...e a agitação começava. Pelas 21.30 já a maioria tinha chegado.

A sala de literatura ia ficando composta e bastante preenchida.

Lá começaram a vestir os pijamos...e vieram ouvir algumas histórias. Uma das que foi lida foi a Segredo da História e da Lua. Depois também leram...principalmente partes de obras da autora em destaque do mês de Julho: Luísa Ducla Soares. Foi uma grande animação, às vezes um bocadinho excessiva..

Pelas 23h fomos cear...umas sanduiches de queijo e fiambre, sumos, bolachas e uma das meninas levou pipocas!

Depois foram lavar os dentes, claro! E lá começaram a deitar-se..mas a animação continuava, pois claro.... foi complicado fazê-los adormecer. Para alguns era a primeira vez que iam dormir fora de casa!!!!
Mas bastante diferente era dormir na Biblioteca!!!!

Foi bastante animada! Uma noite mal dormida para muitos, enquanto que outros mal se deitaram, adormeceram.

Acordaram cedo, pelas 7h15 já estavam todos novamente muito animados.

Levantaram-se, vestiram-se, arrumaram tudo e prepraram-se para o pequeno-almoço.

Pelas 8h15 começaram a regressar a casa. Alguns confessaram que iam dormir mais um bocadinho.

Foi realmente uma noite bem diferente para todos, dormimos na Biblioteca!!!!

Algumas fotografias finais são do momento em que ainda estavam todos a dormir, tiradas às 7h da manhã.


Volta ao Mundo: França

No dia 1 de Junho a actividade foi direccionada com a história de França mas com uma certa relação com as obras de Astérix e Obelix.

Conversamos sobre o império romano, como vivam, as suas inovações, aquilo que ainda temos como herança e como viviam na Gália, local onde o Astérix e o Obelix vivem.

Volta ao Mundo: França

No dia 30 de Junho o tema foi a pintura....Monet.
A partir de um livro sobre Monet, explicou-se como era a vida de Monet, como pintava, de forma a que compreendessem a importânica da sua pintura.

Depois o pedido foi bastante complicado, a partir das obras mostradas como exemplo da obra de Monet, as crianças deviam fazer pinturas como base nessas mesmas obras. Claro que cada um podia fazer a sua interpretação, mas o resultado final foi muito interesssante.



Volta ao Mundo: França

No dia 29 de Junho a actividade foi um bocadinho diferente....uma sessão de cinema, com o filme Ratatui.
É também importante a associação com a dita 7ª Arte, assim, nada melhor que um filme passado em França, mais precisamente em Paris, não fosse o Ratatui uma comida típica também.

Creche da Santa Casa da Misericórida

No dia 29 de Junho as crianças do 1 aos 3 anos de idade da creche da Santa Casa da Misericórdia de Sardoal foi à Hora do Conto.
Ouviram a história Eu Quero um Gato, de Tony Ross. Uma divertida história que fala da menina Joana, uma menina que gostava de ter uma gato como animal de estimação...mas com um final surpreeendente.... e muito divertido.



Depois fomos fazer um gato. Muito simples, um gato em cartolina, onde colamos os olhos e duas bolinhas de algodão para fazer as bochechas. Para acabar, fizeram os bigodes com lápis de cera. Ficaram muito giros.


Férias de Verão: França

No dia 28 de Junho começámos a nossa viagem pela França, o nosso segundo país a ser "visitado".
Ouvimos o hino de França, conversamos um bocadinho sobre o país, sobre as palavras que usamos no nosso dia-a-dia e que afinal até são francesas.
Os monumentos principais, como a Torre Eiffel.
De seguida fomos fazer a Torre Eifel em três dimensões.
Foi simples, a partir de uma folha impressa com quatro lados da torre, recortámos e colámos.