quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Quartas à Tarde: Tradições

No dia 16 foi mais uma Quartas à Tarde, desta vez dedicada às Tradições.

Repetimos uma actividade que já tinha sido feita a algum tempo atrás, nas férias de verão em que fizérmos uma Volta ao Mundo, numa dessas viagens, passámos pelo Japão.  Fizémos bonecas japonesas de papel.

Desconheciam que o fato tradicional do Japão é o Kimono, entre muitas outras coisas sobre o Japão.

As bonecas são bastante simples de fazer. Primeiro ter dois pedaços de revista, de preferência num ponto em que esteja uma textura; o ideal é usar uma revista de decoração, como nós fizémos.
Depois cortar uma tira de cartolina branca, para fazer o "corpo" e uma redonda, para a cabeça e colam-se. Á volta do "pescoço", dobra-se a tira mais estreita, para parecer um gola. Depois a mais comprida, à volta do "corpo" para fazer o kimono. Não há colagens. Depois com um papel crepe castanho faz-se um pedaço mais pequeno para a franja e outro mais comprido para o cabelo e já está feita a nossa japonesa. Quem queiser, pode terminar desenhando os olhos e a boca.









Centro de Dia de Alcaravela

No dia 16 de Novembro os utentes do Centro de  Dia de Alcaravela vieram a mais uma sessão no Espaço Internet, desta vez dedicada ao Dia de São Martinho.

Escreveram alguns provérbios dedicados a esse dia no computador e apenas com algumas ajudas. Como é hábito, o Sr. Augusto Serras escreveu sem qualquer ajuda.








terça-feira, 15 de novembro de 2011

Blogue da Biblioteca


Desde já o nosso muito obrigado a todos os 11887 visitantes do Blogue da Biblioteca, oriundos de todos os cantos no mundo, desde o Japão, Índia, Argentina, Coreia do Sul, Rússia, EUA, entre tantos outros. Os recordistas são os portugueses, claro, e os brasileiros.

Esta é uma das primeiras imagens do blogue, de Janeiro de 2010, quando ainda era um projecto em construção.

 
A alimentação do blogue está assegurada até ao final deste ano, mas o seu futuro após essa data, será inserto.

O mesmo vai acontecer a todas as actividades realizadas na Biblioteca, pois a pessoa que alimenta o Blogue, planifica, divulga e realiza as actividades vai deixar de estar ligada à mesma.

Como todas as actividades são inerentes às qualificações da pessoa que planifica, divulga e realiza, as mesmas não podem continuar nos mesmos moldes. Tal como com outras iniciativas, como a newsletter, o Autor em Destaque, Os Mais de cada mês, a Sugestão de Leitura, etc.

Contudo, até ao final do ano, muitas actividades ainda vão decorrer, com o mesmo empenho, dedicação e carinho, porque os nossos leitores merecem.