sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Pré-escolar de Alcaravela

No dia 19 de Novembro as crianças do Pré-escolar de Alcaravela vieram à Biblioteca para a Hora do Conto.
 
Este mês de Novembro foi dedicado à Natureza, por isso repetimos a história, O Nabo Gigante, de Alexis Tolstoi, com ilustrações da premiada Niamh Sharkey, publicado pela Livros Horizonte.

Conversámos sobre a história, sobre os animais que aparecem, os legumes e depois sobre a experiência que se iria fazer.

Sim, é como se passassem a ser cientistas que vão acompanhar uma experiência. Vão ter de a acompanhar ao longo de alguns dias, cuidá-la e apontar num papel os resultados.
Passámos à dita experiência, e tal como a outra turma, semearam um feijão num copo de plástico, em algodão, regado com água e com a condição de o irem pôr à janela. Tal como acontece na história. O Velhinho e a velhinha semeiam os nabos, os feijões, as ervilhas, as batatas e as cenouras; vem a chuva e rega-as e o sol ajuda a crescer. E para isso, vão ter de deixar os copinhos com os feijões junto da janela para receber o calor do sol.
Mostrei-lhes a minha experiência, que tinha começado com a outra turma, para verem a evolução do feijão.
Agora vão ter de esperar uns dias para assistirem à evolução do feijão.

Depois foram lanchar e de seguida foram ver alguns livros.




quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Concurso Conto de Natal

Relembrar quem quiser concorrer ao Concurso Conto de Natal, tem até ao próximo dia 29 de Novembro, para fazer chegar à Biblioteca via e-mail (safonso@cm-sardoal.pt); por correio: Rua Luís de Camões, nº7, 2230-139 Sardoal; ou em mão.

O vencedor verá o seu conto publicado no boletim O Sardoal e uma pequena lembrança.


Petição Contra a Extinção da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas

Chamamos a sua atenção para uma 2º Petição online, desta vez elaborada por um grupo de Bibliotecários ( http://www.PetitionOnline.com/DGLB/petition.html  ) contra a extinção da DGLB – Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas, que consideramos também extremamente gravosa para o futuro desenvolvimento da Rede Nacional das Bibliotecas Públicas.

Se concordar, agradecemos que a subscreva, assim como os seus colegas e amigos e sobretudo os leitores, pois são os seus interesses que pretendemos ver defendidos.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Actividade com o feijão

Para quem não está recordado, no passado dia 5 de Novembro o Pré-escolar de Sardoal veio à Hora do Conto a que se seguiu a actividade de semear um feijão no algodão....o da Biblioteca começou agora a crescer. Ainda não temos notícias dos feijões dos meninos, mas esperemos que também esteja a correr bem.

Ou seja, ao fim de 12 dias de espera, lá começou o feijão a germinar. Agora vamos ver o que acontece a seguir.



Encontro com Luís Silva














No próximo dia 26 de Novembro teremos um Encontro com Luís Silva, autor e ilustrador do Livro da Avó, das Edições Afrontamento.

Este encontro será no Centro Cultural Gil Vicente de Sardoal, tendo como convidados especiais o 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Sardoal. Por isso terá um horário adequado aos convidados, que será pelas 9h30 da manhã.

Para as crianças será um oportunidade única de poder conversar com o autor e ao mesmo tempo, o ilustrador do livro.

Mas quem quiser aparecer, será bem-vindo.

Quem quiser conhecer mais um pouco do trabalho do ilustrador pode ir a http://www.cybersilva.com/

Mas para quem quiser ler o livro, basta ir até http://livrodaavo.wordpress.com/  Até quem sabe, pode ser uma óptima sugestão para o Natal.

Este livro ganhou o Prémio Bissaya Barreto de literatura para a infância em 2008. E faz parte do Plano Nacional de Leitura.


E está presente no catálogo “The White Ravens, a Selection of International Children’s and Youth Literature», projecto associado à UNESCO, desenvolvido pela Biblioteca Pública de Munique.

Luís Silva fez o Curso de ilustração/banda desenhada no Institut Superieur des Beaux Arts St-Luc, em Liège, com “grande-distinction”.



Trabalha com várias publicações: Diário de Notícias, Visão, JL, Ideias e Negócios, JN, Vogue, GQ, Mccann-Ericksson, Publicis, FNAC, El Corte Inglês, BBDO, TNSJ, TFA, etc…

Livros:

“O Livro da Avó”, Edições Afrontamento, Porto, 2007, Prémio Bissaya Barreto de ilustração 2008,
“O Senhor das Palavras” (texto de Isabel Rosas), Edições Afrontamento, Porto, 2007.
“A Menina do Búzio” (texto de Maria Flor Campino), Edições Afrontamento, Porto, 2008.

Quem quiser contactar com o autor e ilustador pode fazê-lo para:
telemóvel: + 351 963569064
e-mail: dasilvamail@gmail.com

Encontro com o Passado

No dia 16 de Novembro as crianças da turma D do 1º Ciclo de Sardoal vieram a mais um Encontro com o Passado.

 
Continuamos a visitar a Igreja Matriz de Sardoal, uma forma de ficarem a conhecer o património histórico e religioso do concelho.

 
Esta turma é constituída por crianças mais pequenas e com muito mais energia.
Começámos pela Capela lateral dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, onde estão as tábuas do Mestre do Sardoal, as quais ficaram a conhecer e a saber que naquele tempo em cada 100 pessoas, só uma é que sabia ler e escrever, e que pertenciam à nobreza ou ao clero. Um deles fez logo a observação que assim em cada 200 pessoas, só duas sabiam ler e escrever. Ficaram muito admirados.
Seguiu-se a Pietà e a capela-mor, onde descobriram uma porta "secreta", as uvas que decoram o retábulo; uma cena de batalha em azulejo, que afinal trata-se de uma representação da luta do bem contra o mal, onde S. Tiago luta contra os mouros; as imagens de vestir (de roca), que saem na Procissão dos Passos do Senhor; o mais novo santo português, D. Nuno Alvares Pereira; os antigos confessionário e a pia baptismal, que está a ser novamente usada nos baptismos. Depois fomos á zona exterior, ao portal principal ver que nos capitéis estão duas imagens, uma de homem outra de mulher, que representam os reis.

No final foram lanchar, mas num sítio ao sol, pois estava uma manhã fria; ficaram no Pelourinho.








Santa Casa da Misericórdia

No dia 15 de Novembro a Santa Casa da Misericórdia veio ao Espaço Internet.

Para treinarem mais um pouco, escreveram os nomes e um bocadinho daquilo que fizeram na passada quinta-feira, Dia de S. Martinho, pois houve magusto na Santa Casa.
Dois dos utentes já são quases autónomos a escrever no Word, os restantes têm a nossa ajuda.

Aquilo que escreveram:

Luís Manuel Lopes Inácio Pita 
Pisão – Alcaravela – Sardoal
Com 57 anos de idade

Teresa Marques
Vale da Carreira

Festejos do dia S. Martinho na Santa Casa de Misericórdia do Sardoal acompanhado com tarde de fados que por sua vez foi acompanhado de castanhas, sumos e água-pé.


MARIA DE LURDES BAPTISTA JAСINTO


NA QUINTA FEIRA TIVEMOS A FESTA DE S. MARTINHO СOM TODOS OS UTENTES DA S. SANTA СASA.
ESTOU A 17 MESES NA SANTA СASA DE SARDOAL ESTOU MUITO BEM. TENHO TUDO O QUE PREСISO. SÓ СOM FORTE SAUDADE DA MINHA СASA.


JOAQUIM LOPES SIMPLES

NO S.MARTINHO HOUVE MAGUSTO NA SANTA СASA.
СOMI СASTANHAS, FUI AO BAILARIСO.


António Maria Horta Matos
Quintas dos sul, tureira
Murtosa
85anos 19 Dezembro de 1936
São Martinho castanha assada e água-pé e fados dia 11 novembro


Depois fomos visitar a blogue da Santa Casa para veram as novidades que lá havia.

Também o podem fazer através de: http://animacaoscms.blogspot.com/