quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Autor em Destaque do mês de Março

ILSE LOSA

Ilse Lieblich Losa, nasceu a 20 de Março de 1913, em Bauer, Hanôver, Alemanha. De origem judaica, passou parte da sua infância com os avós paternos.



Parte para Londres em 1930, numa tentativa de fuga à Gestapo devido à sua ascendência judaica, seguindo em 1934 para Portugal, radicando-se no Porto. Casa com o arquitecto Arménio Losa e adquire a nacionalidade portuguesa.



Em 1943 publica o seu primeiro livro O Mundo em que Vivi, seguindo-se mais quinze livros, a sua obra inclui romances, contos, crónicas, trabalhos pedagógicos e literatura infanto-juvenil.



Em 1984, a Fundação Calouste Gulbenkian atribuiu-lhe o Grande Prémio de Livros para Crianças.



Morre no Porto a 6 de Janeiro de 2006, aos 93 anos de idade.




Na Biblioteca:

O Barco Afundado
Caminhos Sem Destino

Encontro no Outono

Rio Sem Ponte

O Rei Rique e Outras Histórias

A Visita ao Padrinho

O Senhor Pechincha


Hora do Conto com o Pré-escolar de Valhascos

No dia 25 de Fevereiro os meninos do Pré-escolar de Valhascos vieram à Hora do Conto na Biblioteca, acompanhados pela professora e duas auxiliares, pois esta turma tem uma criança especial.
Foi lida a história André e o Alegrião, de Hiawyn Oram, com desenhos de Satoshi Kitamura.
A história é divertida, como são todas as histórias desta escritora. O André encontra uma Alegrião, que passa a ser a sua felicidade às sextas-feiras, mas acaba por ficar gasto e desaparece. Afinal o que é um Alegrião?...Só lendo!

Como se trata de uma aldeia do concelho, convidámos os meninos a escolherem um livro para requisitarem e levarem para a escola, pois de outra forma é mais complicado virem até cá. Foi uma animação, cada um só podia escolher um, o que se tornou complicado escolher um no meio de tantos...mas lá conseguiram.

Depois fomos visitar a Biblioteca, alguns meninos nunca tinham entrado, outros já não se lembravam como era.
A visita terminou no Espaço Internet, onde ficaram algum tempo na Internet a jogar.
Depois chegou o autocarro e lá regressaram à escola.