quarta-feira, 12 de maio de 2010

As novidades

E aqui estão as capas das nossas novidades:

Para facilitar a pesquisa

Para facilitar a pesquisa na Bibliteca, criámos um guia para ajudar os nossos leitores.
Desta forma, pode fazer a sua pesquisa sózinho, tomando conhecimento daquilo que pode encontrar em cada sala e em cada estante. Para tornar ainda mais acessivel, foram tiradas fotografias de cada estante, assim, já não há desculpas.

Mas claro, continuamos disponíveis para ajudar sempre que necessário.





























Novas aquisições

Finalmente a Biblioteca recebeu as novas aquisições! Ao fim de alguns meses de luta, lá conseguimos comprar numa grande destribuidora...

Assim, na próxima sexta-feira, dia 14 de Maio, estarão disponíveis para empréstimo os seguintes títulos:

Infantil:
O Livro Inclinado
Se os Bichos se Vestissem como Gente
A Menina do Mar

Juvenil:
A Lua de Joana
Lua Nova

BD:
O Homem de Washington
O Aniversário de Astérix e Obélix
O Mistério da Grande Pirâmide

Literatura:
Caim
O Dia em que te Esqueci
Fúria Divina
O Sorriso das Estrelas

Poesia:
Cal
Poemas de Amor de Pablo Neruda

Outros:
Como esticar o seu salário e encurtar o mês

DVD:
Eragon
Teia de Carlota
Stardust- O Mistério da Estrela Cadente

Mais informações serão dadas nos próximos dias.

Sugestões

Finalmente a Biblioteca vai ter um sistema de novas aquisições mensais!
Assim, haverá uma caixa para sugestões perto da mesa dos Livros Novos, quem quiser, deixe a sua, que tentaremos segui-la.


Profissão dos Nossos Avós - Ferreiro

No dia 11 de Maio tivemos a visita do Sr. João Gomes, um dos poucos ferreiros, se não o único, do nosso concelho.



O 1º Ciclo de Valhascos veio então saber mais coisas sobre a Profissão dos Nossos Avós.

Ficamos a saber que o Sr. João aprendeu esta profissão em Santarém, quando tinha 13 anos; com outros rapazes.

Com a ajuda de alguns funcionários da Câmara, trouxeram da sua oficina a forja e uma bigorna, esta é muito pesada!

A forja ainda esteve um bocadinho a aquecer o carvão, e para isso era preciso dar à manivela. Antigamente era de fole, mas agora é mais moderna. O ferro ia aquecendo, para que depois pudesse passar para a bigorna, e com a marreta bater com força, de maneira a pressionar o ferro a adquirir a forma pretendida, fosse um escopro ou uma cunha. Quando o ferro ficava como queria, o Sr. João punha dentro de um balde para que arrefecesse e ficasse rijo. E desta forma, ficava pronto.

Trazia exemplos de outras ferramentas que também faz, como ferraduras, enxadas, enxadões, etc.


Para aproximar ainda mais as crianças desta profissão, o Sr. Gomes deixou-as mexer na forja. Assim, tiveram a dar à manivela para alimentar o carvão, para que este aquecesse o ferro. Todos quiseram experimentar, o pior foi as fagulhas... Quando davam muita velocidade, parecia fogo de artifício.

Foi uma animação!

Depois também experimentaram bater no ferro na bigorna, com a marreta, mas era pesada, assim batiam com um martelo. Para mostrar como dantes se fazia quando as peças eram grandes, batiam dois a dois, uma das crianças de um lado e o Sr. João do outro. Até a professora experimentou!

Alguns dos meninos ficaram de tal forma entusiasmados, que já diziam que queiram ser ferreiros. E alguns tinham bastante jeito e força, segundo a opinião do Sr. João.

A intenção é mostrar às crianças profissões de outros tempos, a maioria em extinção, com poucas pessoas a exercer e sem seguidores. São profissões que dão pouco dinheiro, no caso do ferreiro, muitas das coisas são compradas nas lojas e já não mandam fazer. Por isso, o Sr. João faz de tudo, desde um simples escopro a uma cama de ferro. Por isso, já sabem, se precisarem de alguma coisa para a horta, construção ou para casa, peçam ao Sr. João para fazer.

No final, além de terem ficado com algumas noções da profissão, ficaram contentes, pois experimentaram mesmo, pior foi terminar...não queriam ir embora.

 

Pela nossa parte, agradecemos ao Sr. João Gomes, pela sua amabilidade e disponibilidade.





segunda-feira, 10 de maio de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Sardoal

No dia 10 de Maio os idosos da Santa Casa da Misericórdia de Sardoal vieram à Biblioteca para a Hora do Conto. Ouviram a história Avoa, avoa por cima de toda a folha, do livro Zás, Trás, Pás: eis o conto que o livro tráz, adapatação de Rosa Maria Alves Lopes Oliveira, publicado pela Associação de Municipios das Terras de Santa Maria.
Trata-se de uma história tradicional, que fala de um sapateiro casado com uma bruxa....Ele achava muito estranho a mulher desaparecer nas noites de sexta-feira de lua cheia...até que tem a ideia de fingir que dormia para seguir a mulher. Assiste ao ritual de transformação dela, mas não decora a palavra mágica...enquanto a mulher viajou por cima de toda a folha, o pobre homem viajou por baixo. Foi até uma clareira, sendo confundido com o diabo, vingou-se nas outras bruxas, a sua mulher foi poupada e nunca mais se transformou em bruxa.
A história foi o ponto de partida para a partilha de histórias da infância dos participantes. Quem nunca ouviu falar de histórias de bruxas? Todos tinham histórias para contar. Desde as encruzilhadas à meia-noite com bruxas; quando se descobria uma não podia revelar a terceiros ou algo de mal acontecia.

Histórias que antigamente eram contadas nos serões, antes da televisão, é claro. Era uma forma de convívio que se tem vindo a perder, tal como esta histórias.




domingo, 9 de maio de 2010

Tolerância de Ponto

No próximo dia 13 de Maio, ou seja, na próxima quinta-feira, a Biblioteca irá estar encerrada, cumprindo a tolerância de ponto dada à Função Pública pela visita do Papa a Portugal.