Mostrar mensagens com a etiqueta Vikings. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Vikings. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Dinamarca II

O segundo dia dedicado à Dinamarca foi quase um fiasco....apareceu uma menina...mas fizemos na mesma a actividade. Este dia coincidiu com a abertura da Piscina Municipal descoberta...quase um começo oficial da época balnear no Sardoal.

Assim, repetimos a actividade do dia anterior, ouvimos o hino, aprendemos algumas coisas sobre a Dinamarca, a língua, as vogais e consoantes; o território; fomos pesquisar na net sites sobre a Dinamarca; vimos muitas imagens e no final fizémos o chapéu de Viking.



Volta ao Mundo: Dinamarca

Na tarde do dia 19 continuámos com a nossa viagem pela Dinamarca, mas desta vez com as crianças da Biblioteca.
Apareceram poucas, mas fizémos na mesma, claro.

Ouvimos o hino da Dinamarca, conversámos sobre o país, mais ou menos como tinha sido com o ATL e fomos fazer os nosso chapéus de Viking!

É muito simples: basta uma folha de jornal ou de revista, cortada em quadrado; dobra-se ao meio. Depois a parte mais larga para baixo, dobram-se os bicos até à outra ponta e voltam-se. Mais ou menos a meio das pontas, estas são viradas para fora, de forma a ficarem uns bicos de fora. A parte de baixo e dobrada uma primeira vez por cima dos bicos, de maneira a ficar um bocadinho abaixo, depois dobra-se pelo vinco, como se ficasse um rebordo. A outra parte é dobrada para dentro, pela medida da dobra onde se estave a fazer os bicos.
E ficamos com um chapéu de Viking!












































ATL 1º Ciclo, primeira vez

No dia 19 de Julho o ATL de Sardoal veio até à Biblioteca para a sua primeira actividade. E começaram bem, com o início da semana dedicada à Dinamarca.

Ficaram a saber algumas coisas sobre esse país, que é formado pela Jutlândia e mais de 400 ilhas!!! Falam dinamarquês, que ao contrário de nós, têm 9, sim nove vogais! O a, e, i, o, u mais o y, Æ, Ø, e  Ä.

Quem não conhece a história do Patinho Feio? Ou da Pequena Sereira? Da Menina dos Fósforos....etc...pois, são todas histórias de um grande escritor infantil dinamarquês, que em seu nome existe o Dia Internacional do Livro Infantil, no dia 2 de Abril, data do nascimento de Hans Christian Andersen!

E quem nunca brincou com Lego?....também é dinamarquês. Até há um grande parque temático dedicado ao Lego, a Legoland em Billund, na Dinamarca.

Falámos também da história da Dinamarca, sobre os Vikings. Entre os século VIII e XI os grandes conquistadores de terras no norte de Europa eram os Vikings, com a sua frota de barcos e poder armado. Outros países também participaram, mas a Dinamarca, pode dizer-se, que foi a sua sede.

Para brincar um pouco com isso, fizémos uma capacete de Viking com folhas de revista.

Para terminar, nada melhor que um jogo infantil, mas da Dinamarca: As Baleias.
Muito simples, faz lembar o jogo das cadeiras. Duas crianças são as baleias, os restantes, aos pares, escrevem nomes de peixes num papel e dão às baleias. Os nomes podem ser repetidos, não faz mal. Eles estão sentados no chão (mas desta vez ficaram nas cadeiras). As baleias vão circulando e chamando os peixes, que se juntam às baleias. Quando todos os peixes tiveram sido chamados, as baleias dizem: "Vem lá uma tempestade". E quando dissereem: "Temos de ir para casa", as baleias tentam sentar-se nas cadeiras e os restantes também. Quem ficar sem cadeira, será a próxima baleia.