Mostrar mensagens com a etiqueta Notícias. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Notícias. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Portagens na A23

A partir de amanhã, dia 8 de Dezembro, vamos começar a pagar portagem na A23.

Para os residentes em concelhos abrangidos pela A23 (ou nas outras SCUT), há descontos.
As 10 primeiras portagens de cada mês são gratuitas; as restantes têm um desconto de 15%. Mas para isso, quem tem o dispositivo Dispositivo Electrónico de Matrícula, terá de comunicar aos serviços a sua residência.




Isenções e descontos na cobrança de taxas de portagem
 
1 — Sem prejuízo do disposto no n.º 2 do artigo 14.º, as pessoas singulares e as pessoas colectivas que tenham residência ou sede na área de influência das auto -estradas referidas no artigo anterior:
 
a) Ficam isentas do pagamento de taxas de portagem nas primeiras 10 transações mensais que efectuem na respectiva auto -estrada;

b) Usufruem de um desconto de 15 % no valor da taxa de portagem aplicável em cada transacção que não beneficie da isenção prevista na alínea anterior.
 
3 — Os utilizadores, para beneficiarem do regime de discriminação positivas supra -referido, no momento da aquisição do dispositivo electrónico associado à matrícula ou da conversão de um dispositivo de uma entidade de cobrança de portagens em dispositivo electrónico associado à matrícula, têm de comprovar a morada da sua residência ou da sua sede, mediante a apresentação do título de registo de propriedade ou do certificado de matrícula, ou, no caso de veículos em regime de locação financeira ou similar, de documento do locador que identifique o nome e a morada da residência ou da sede do locatário.
 
4 — Os utilizadores previstos no número anterior têm de comprovar, com a periodicidade que venha a ser fixada em portaria do membro do Governo responsável pela área das infra -estruturas rodoviárias, junto dos distribuidores retalhistas ou das entidades de cobrança de portagens, que continuam a reunir as condições para beneficiarem do regime de discriminação positiva previsto no presente decreto -lei.

5 — O membro do Governo responsável pela área das infra -estruturas rodoviárias pode definir, por portaria, a introdução de descontos no valor das taxas de portagem aplicáveis, nomeadamente através da modulação horária, em benefício dos veículos afectos ao transporte rodoviário de mercadorias.

Para a restante informação podem consultar o link abaixo:
http://economiafinancas.com/2011/11/quem-vai-ter-isencao-e-descontos-nas-novas-portagens-da-a22-a23-a24-e-a25/
Para aqueles que não têm dispositivo, podem fazer o pagamento nas estações dos Correios ou em Pay Shops, mas atenção:

O pós pagamento nas ex-SCUT deve ser realizado no prazo máximo de 5 dias úteis, numa estação dos CTT ou rede PayShop.

O sistema eletrónico capta uma fotografia da matrícula do veículo, à qual será associado o valor a pagar. Após a passagem o condutor tem 5 dias úteis para liquidar a taxa de portagem. O pagamento deve ser efetuado numa estação CTT ou na rede Payshop, indicando a matrícula do veículo.

Mas terá de pagar taxas administrativas, ou seja, vai pagar mais do que apenas a portagem.

•25 cêntimos mais IVA (31 cêntimos, no total) de custos administrativos por cada passagem numa ex-SCUT, além do valor da taxa da portagem;

•Pagamento de custos administrativos no valor de 1,70€ mais IVA por cada taxa de portagem em dívida, caso o utente não pague as taxas devidas após a primeira notificação via carta, num prazo máximo de 15 dias úteis;

75€ - após decisão condenatória proferida pelo Instituto de Infra Estruturas Rodoviárias (Se este pagar a quantia em que tiver sido condenado, em sede de decisão final, respeitando o prazo que lhe tiver sido fixado para o efeito, o valor do custo administrativo é reduzido para metade).

Infelizmente, estão a obrigar-nos a fazer várias coisas ao mesmo tempo:
- a pagar SCUT's
- pagar a mais quem não tem Dispositivo Electrónico de Matrícula
- quase que estão a obrigar-nos a comprar o referido dispositivo

Pela pesquisa feita, apenas os utilizados de Dispositivo Electrónico de Matrícula ou seja, a Via Verde têm os referidos descontos acima referidos! Foram consultados diversos sites e nada foi encontrado que indicasse o contrário. Se encontrar alguma incoreccção, por favor, diga-nos.

O DEM custa 27,50€ e pode ser adquirido numa estação dos Correios, ou através de uma loja ou do site da Via Verde.
Qualquer dos dispositivos é similar à atual Via Verde e deve ser colado no pára-brisas frontal do veículo.

Modalidades dos Dispositivos Electrónicos de Matrícula

•Pré-Pago com identificação do proprietário do veículo que realiza o pré-carregamento de um determinado valor para pagamento de serviços que aceitem o identificador electrónico como meio de cobrança, até que esteja esgotado o respectivo saldo. Os recarregamentos poderão ser efectuados em dinheiro numa Estação de Correio ou num Agente Payshop ou ainda através do Multibanco. Os carregamentos mínimos iniciais são de 10€ para os veículos ligeiros e de 20€ para os veículos pesados.

Pré-pago Anónimo: sistema de pré-pagamento em que o proprietário ou utilizador do veículo faz pré-carregamentos para pagamento de portagens, de forma anónima. Este pré-pago tem uma validade de 90 dias, com renovação automática por igual período que se reinicia com cada novo carregamento mínimo. Os recarregamentos poderão ser efectuados em dinheiro numa Estação de Correio ou num Agente Payshop ou ainda através do Multibanco. Os carregamentos mínimos iniciais são de 10€ para os veículos ligeiros e de 20€ para os veículos pesados.

Pagamento automático com débito em conta bancária (ViaVerde).


Para quem pode,  há sempre a alternativa de seguir por uma via alternativa, por exemplo uma Estrada Nacional.
 
Estamos lentamente a regressar à Idade Média, quando se pagavam portagens por tudo e por nada, aumentavam-se os impostos quando entendiam, pois já naquela altura, os grandes senhores necessitavam de ir buscar dinheiro ao povo. Por isso já se fala nas portagens para entrar na cidade de Lisboa, camuflando a ideia através de precauções ambientais.
 
Estamos a regredir aos poucos.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Cinema no Centro Cultural Gil Vicente

No próximo domingo, dia 6, há Cinema Infantil no Centro Cultural Gil Vicente.
Se quiser divertir-se em família e por pouco dinheiro, já sabe, pode ver o filme Carros 2.
As crianças até aos 6 anos não pagam...é de aproveitar, até porque o bilhete para os adultos, sem qualquer desconto é apenas 2.50€.

Newsletter de Novembro


A partir deste mês a divulgação de todas as novidades e informações será feita através de Newsletter, mais simples e atractiva.
Esta será enviada através de e-mail, caso queira receber, basta enviar um e-mail a solicitar o envio da mesma.
O formato pdf tem diversos links, uma espécie de atalhos, que vão dar acesso a mais informação, podendo ser o nosso Blogue, o Picasa, onde estão alojadas as imagens das novidades; a sites de autores, ou a outros locais.
 A newsletter foi feita pelo nosso designer gráfico, João Tiago Saraiva, aqui fica o nosso agradecimento.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O Sardoal, Boletim Municipal

O Sardoal é uma publicação da autarquia onde pode ficar a conhecer melhor o nosso concelho. Desde os acontecimentos mais relevantes a pequenas histórias de pessoas, fotografias antigas, elementos da história do concelho, entre muitas outras coisas; tem um pouco de tudo. É uma forma de ficar actualizado.

Para quem não sabe, também pode consultar essa publicação, disponível no site da autarquia, em http://www.cm-sardoal.pt/pt/conteudos/publicacoes/Boletim+Municipal/

Estão disponíveis desde o Nº1 de Novembro/Dezembro de 1999 até ao mais recente, de Julho/Setembro de 2011.

Na Biblioteca pode consultar esta publicação, dividida em volumes e devidamente encadernada.


Pesquisa on-line no catálogo



Já está novamente disponível a pesquisa on-line no Pacweb, ou seja, já pode pesquisar em casa o nosso espólio de livros e DVD's disponíveis para empréstimo e até pode fazer reserva.

http://81.193.124.59/pacweb/

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Cinema Infantil no Centro Cultural Gil Vicente

No próximo dia 23 de Outubro, ou seja, no próximo domingo, haverá sessão de cinema infantil, pelas 16h, no Centro Cultural Gil Vicente de Sardoal.
O filme será Kung Fu Panda 2, para maiores de 6 anos.

Numa altura que que se ouve falar nos aumentos dos preços de cinema, aproveite o fantástico preço do cinema: as crianças até aos 6 anos não pagam; dos 7 aos 12 anos pagam apenas 1.25€; quem tem Cartão Jovem ou Cartão de Estudante paga 2€; os idosos que tenham o Cartão Municipal do Idoso também é gratuito e o bilhete normal é apenas 2.50€.

Aqui fica outra dica para poupar: cinema no Centro Cultural Gil Vicente, no Sardoal.
Onde vai ao cinema por 2.50€?


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Campanha Brigadas Gerir e Poupar

Numa altura em que estamos constantemente a ouvir notícias sobre aquilo que vai mudar e as novas dificuldades que vamos ter, a Escola Dra Maria Judite Serrão de Andrade vai pormover uma campanha que pode ajudar.
No próximo dia 25 de Outubro, a Escola vai promover uma campanha de sensibilização Brigadas Gerir e Popupar.
Além do horário dedicado à escola, também haverá uma sessão para a população em geral, pelas 18h, no Centro Cultural Gil Vicente de Sardoal.

Por isso não falte!




segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Pesquisa no Catálogo fora de serviço

De momento não é possível fazer pesquisa no Catálogo on-line da Biblioteca, no Pacweb, pelo que pedimos as nossas desculpas.
Para qualquer informação sobre o nosso espólio, por favor dirija-se à Biblioteca ou envie um e-mail para biblioteca@cm-sardoal.pt

Tentaremos ser breves.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Agrupamento de Escolas de Sardoal

O Agrupamento de Escolas de Sardoal irá ter uma acção de recolha de electrodomésticos e outros objectos electrónicos entre os dias 11 e 31 de Janeiro de 2011.

Esta iniciativa faz parte do Projecto Escola Electrão, tendo sido a escola selecccionada para participar.

Na entrada da escola do Sardoal, no alpendre logo à entrada, haverá um Ponto Electrão, onde todos nós podemos lá depositar o nosso electrodoméstico sem vida. Desta forma estamos a ajudar o ambiente e o nosso Agrupamento.



quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Petição Contra a Extinção da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas

Chamamos a sua atenção para uma 2º Petição online, desta vez elaborada por um grupo de Bibliotecários ( http://www.PetitionOnline.com/DGLB/petition.html  ) contra a extinção da DGLB – Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas, que consideramos também extremamente gravosa para o futuro desenvolvimento da Rede Nacional das Bibliotecas Públicas.

Se concordar, agradecemos que a subscreva, assim como os seus colegas e amigos e sobretudo os leitores, pois são os seus interesses que pretendemos ver defendidos.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Encontro com Luís Silva














No próximo dia 26 de Novembro teremos um Encontro com Luís Silva, autor e ilustrador do Livro da Avó, das Edições Afrontamento.

Este encontro será no Centro Cultural Gil Vicente de Sardoal, tendo como convidados especiais o 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Sardoal. Por isso terá um horário adequado aos convidados, que será pelas 9h30 da manhã.

Para as crianças será um oportunidade única de poder conversar com o autor e ao mesmo tempo, o ilustrador do livro.

Mas quem quiser aparecer, será bem-vindo.

Quem quiser conhecer mais um pouco do trabalho do ilustrador pode ir a http://www.cybersilva.com/

Mas para quem quiser ler o livro, basta ir até http://livrodaavo.wordpress.com/  Até quem sabe, pode ser uma óptima sugestão para o Natal.

Este livro ganhou o Prémio Bissaya Barreto de literatura para a infância em 2008. E faz parte do Plano Nacional de Leitura.


E está presente no catálogo “The White Ravens, a Selection of International Children’s and Youth Literature», projecto associado à UNESCO, desenvolvido pela Biblioteca Pública de Munique.

Luís Silva fez o Curso de ilustração/banda desenhada no Institut Superieur des Beaux Arts St-Luc, em Liège, com “grande-distinction”.



Trabalha com várias publicações: Diário de Notícias, Visão, JL, Ideias e Negócios, JN, Vogue, GQ, Mccann-Ericksson, Publicis, FNAC, El Corte Inglês, BBDO, TNSJ, TFA, etc…

Livros:

“O Livro da Avó”, Edições Afrontamento, Porto, 2007, Prémio Bissaya Barreto de ilustração 2008,
“O Senhor das Palavras” (texto de Isabel Rosas), Edições Afrontamento, Porto, 2007.
“A Menina do Búzio” (texto de Maria Flor Campino), Edições Afrontamento, Porto, 2008.

Quem quiser contactar com o autor e ilustador pode fazê-lo para:
telemóvel: + 351 963569064
e-mail: dasilvamail@gmail.com

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Festival de BiblioFilmes - Concurso de Filmes

O Plano Nacional de Leitura apoia, de novo, a realização do Festival Bibliofilmes, edição 2010/11 (4º Volume - Viva o Livro!), para as comemorações do Dia Mundial do Livro 2011.

 

O "desafio" é que, utilizando as novas tecnologias, que se faça um vídeo na Biblioteca e, no intuito de a promover, participar, assim, na Categoria Vídeo de Biblioteca Pública.

 

Das diversas Categorias a concurso destacamos, ainda, como mais adequadas à participação:

 

Vídeo da Biblioteca Móvel (se houver)

Vídeo de uma Crítica/Recomendação a livro (s)

Melhor Trailer de um Livro

 

O concurso está aberto até 15 de Abril de 2011 (têm de colocar os vídeos no YouTube e enviar a respectiva ligação para a Organização até essa data), sendo os vencedores nas respectivas categorias anunciados a 23 de Abril, Dia Mundial do Livro.

 

Podem ver toda a informação e participações anteriores em BiblioFilmes.com  ou contactar através do email BiblioFilmes@xariti.com



quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Biblioteca tem novo Facebook

A Biblioteca tem novo Facebook.

O Facebook da Biblioteca terá sugestões de leitura, cinema, música;  as nossas actividades; agenda e diversas outras coisas.

Tal como o Blogue é uma ferramente importante na divulgação de informação, o Facebook está cada vez mais a ganhar adeptos e a tonar-se numa ferramente gigante.

Mais uma vez agradecemos todos aqueles que diariamente visitam o blogue e deixamos o convite para também visitarem o novo Facebook.




terça-feira, 2 de novembro de 2010

Cinema no Centro Cultural Gil Vicente

O Centro Cultural Gil Vicente irá recomeçar com as sessões de cinema já no próximo dia 7 de Novembro.

No dia 7 será o Shrek, Para Sempre (sessão às 16h, maiores de 6 anos)
No dia 13 o Aprendiz de Feiticeiro (sessão às 16h e às 21h30, para maiores de 12 anos)
No dia 27 as Cartas para Julieta (sessão às 16h e às 21h30, para maiores de 12 anos)
No dia 12 de Dezembro o Toy Story 3 (sessão às 16h, maiores de 6 anos)

Apesar de crise, os preços são os mesmos, ou seja o
Bilhete normal 2.50€;
as crianças até aos 6 anos de idade não pagam;
dos 7 aos 12 anos o bilhete tem um desconto de 50%, ou seja, pagam 1.25€;
quem tem o Cartão Municipal do Idoso não paga, mas tem de levantar o bilhete 30 minutos;
quem tem Cartão Jovem ou Cartão de Estudante tem um desconto de 20%, ou seja, paga 2€.

Onde podemos ir ao cinema com estes preços?!

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Exposição Arte no PIEF

A Biblioteca irá ter uma nova exposição Artes no PIEF, desta vez dedicada a trabalhos realizados na turma de PIEF da Escola Dr. Manuel Fernandes, de Abrantes.



Irá estar patente de 2 a 26 de Novembro, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30, de segunda a sexta.

Os trabalhos reunidos foram realizados por alunos do PIEF de Abrantes, alunos do Programa Integrado de Educação e Formação.

São jovens que não obtiveram aproveitamento escolar no sistema educativo regular e tentam desta forma, um último recurso para atingir formação profissional.

Este programa pretende fazer com que atinjam a escolaridade obrigatória a jovens a partir dos 15 anos; obtendo um certificado escolar e profissional e ajudando-os a atingir metas de inclusão no mercado de trabalho, através de estágios, tendo como finalidade, a sua futura integração no mercado de trabalho após a sua certificação de 9º ano.

Os jovens envolvidos no PIEF, na sua maioria, têm esta última oportunidade de alcançar a escolaridade obrigatória, adquirirem ferramentas que serão úteis no futuro e na sua integração na vida activa.

São turmas que desenvolvem todo o tipo de projectos, incluindo os artísticos: dança, música, teatro e expressão plástica:

É fruto de um desses projectos esta exposição.

Concurso de Presépios

A Biblioteca convidou o Agrupamento de Escolas de Sardoal a participar no Concurso de Presépios.
 
As tradições serão preservadas no futuro se as nossas crianças forem estimuladas para tal. Desta forma pretende-se promover manifestações criativas, proporcionando uma maior vivência da quadra festiva, perpetuando a imagem do Presépio tradicional.

Mas atenção! Todos os nosso leitores terão um papel muito importante neste concurso, através do Blogue ou numa visita à Biblioteca. 
A votação será feita através dos nossos leitores, mediante o preenchimento de uma ficha que ficará disponível na Biblioteca ou através no blogue, onde serão divulgadas as imagens dos Presépios participantes.

A votação será a apartir das 17.30 do dia 26 para os leitores do blogue e os restantes entre o dia 29 de Novembro até 3 de Dezembro.

O vencedor será divulgado no dia 6 de Dezembro, dia da comemoração do 13º aniversário da Biblioteca, pelas 15h.
 
O Presépio vencedor ficará em exposição no átrio da Câmara Municipal, os restantes serão expostos na Biblioteca.


segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Feira de S. Simão ou da Fossa

Na próxima quinta-feira, dia 28 de Outubro, realiza-se a Feira de S. Simão ou da Fossa.

As feiras têm sido um dos acontecimentos mais importantes de transacções desde 500 a.C.
As primeiras feiras estão relacionadas com festividades religiosas. As feiras retomam a sua importância após o declínio do império romano, no século XI, após o feudalismo (um período em que o território estava delimitado e cada um produzia o que necessitava, caso houvesse falta, trocava-se.)

A Feira da Fossa realiza-se no dia dedicado a S. Simão, daí o nome e mais uma vez, segue a ideia da relação entre um dia dedicado a um santo.

Esta feira já era referida em 1750, considerada durante muito tempo, uma das maiores e mais importantes feiras do norte do Ribatejo.

Era neste dia que chegavam os "Capuchos", pessoas que vinham da Beira Baixa para cá, para a apanha da azeitona. Assim juntavam o útil ao agradável.

Até há poucos anos, as feiras eram das poucas ocasiões que as pessoas tinham de fazer compras. Havia o comércio tradicional, mas desta forma, podiam comprar muitas coisas num único espaço....mais ou menos como nós fazemos nos hipermercados e nos centros comerciais.
Havia muito tipos de cereais, objectos para a agricultura, roupas, animais, etc.

Mesmo podendo ser um dia de semana, as pessoas não iam trabalhar neste dia e vinham à feira abastecer-se.




sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Concurso Um Conto de Natal

A Biblioteca irá promover o Concurso Um Conto de Natal.
 Desta forma pretende incentivar a criatividade escrita de uma época especial do nosso calendário.

É um concurso aberto a toda a população, independentemente da sua idade.

O Conto não deverá ultrapassar uma folha A4.

A recepção dos trabalhos deverá ser feita até dia 29 de Novembro, sendo a sua divulgação a 3 de Dezembro.

O prémio será a publicação do conto bem como a fotografia do vencedor no Boletim O Sardoal e uma pequena lembrança.

A entrega do prémio será feita pelas 19h do dia 6 de Dezembro, dia do 13º aniversário da Biblioteca.



quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Divulgação: Intercultura AFS Portugal

Recebemos um pedido para divulgar esta associação, a Intercultura AFS Portugal.

A Intercultura AFS Portugal é uma associação de voluntariado, com estatuto de Instituição de Utilidade Pública. Não tem fins lucrativos, filiações partidárias, religiosas ou outras. Tem como objectivos contribuir para a Aprendizagem Intercultural e Educação Global, através de intercâmbios de jovens e famílias. Desde 1956 que promove intercâmbios de jovens em Portugal e para o estrangeiro.

Este ano são 82 jovens, dos 15 aos 18 anos, vindos de vários países do mundo, que ao fim de 3, 6 ou 10 meses a viver numa família portuguesa voluntária e a estudar numa escola secundária, regressarão a casa com imensas histórias para contar na língua de Camões.



A Intercultura-AFS procura famílias de acolhimento voluntárias, interessadas em acolher um estudante, ensinar a nossa língua, costumes, tradições e estilo de vida.



Neste contexto, uma família de acolhimento é alguém com motivação e interesse em receber um jovem estrangeiro como um membro da sua família e não como um convidado ou hóspede, durante um trimeste, semestre ou todo o ano lectivo. Uma família AFS pode ser constituída por apenas um membro (mãe ou pai), sendo que não é necessário ter filhos, nem é necessário ter um quarto só para o estudante (pode ser partilhado com os irmãos de acolhimento).

Cultura é a forma como vivemos o nosso dia a dia, assim sendo, estamos à procura de famílias de todos os locais de Portugal.
Para mais informações e/ou inscrições consulte o nosso site http://www.intercultura-afs.pt/ ou admissions.coordination@afs.org

 


quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Presidente da República no Sardoal

No dia 22 de Setembro, dia do  Feriado Municipal e no ano em que a Santa Casa da Misericórdia comemora os seus 500 anos de existência a vila teve uma visita especial: o Presidente da República, o Professor Cavaco Silva.

A animação era muita desde cedo, mas aumentou pelas 17h com a chegada a sua chegada.
Foi recebido na Câmara Municipal de Sardoal, depois inaugurou a Residência Lúcio Serras Pereira, da Santa Casa da Misericórdia e seguiu para o Centro Cultural.

Para quiser ver algumas imagens e um video, pode aceder a estes links da página oficial da Presidência da República:


ou