sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Centro de Dia de Alcaravela

No dia 7 de Janeiro os idosos do Centro de Dia de Alcaravela vieram à Hora do Conto.

Vieram ouvir história A Ovelhinha Preta, de Elizabeth Shaw, editado pela Caminho.

A história fala de um pastor que tinha o seu rebanho, o cão e uma ovelha especial: uma ovelha preta. O cão não gostava nada dessa ovelha...não cumpria as ordens dele...se eles gritasse "todas para a direita", a ovelha preta ia para a esquerda. O Piloto, o cão, achava mesmo que devia ser vendida. Mas numa noite de tempestade quem acabou por salvar o rebanho foi a ovelhinha preta.

Uma história deliciosa.

Depois, conversámos sobre os rebanhos que todos tiveram. Um dos senhores teve também um cão chamado Piloto.
Era normal terem rebanhos, para venderem os queijos e os cabritos. Normalmente não comiam os animais, eram todos para venda, com a excepção da festa de verão, aí matavam um animal para comeram em casa.

E eles também tinham ovelhas pretas...algumas eram mais "negras", pois portavam-se mal, estragavam as hortas e não obedeciam. Normalmente não haviam cães nos rebanhos desta zona, era mais no Alentejo.






Censos 2011

Este ano serão realizados os Censos à população.

Até ao próximo dia 31 de Janeiro, o Instituto Nacional de Estatístioca irá receber as candidaturas para quem quiser ser Recenseador.

Quem quiser participar terá de ter:


Habilitações literárias equivalentes no mínimo ao 3º ciclo do ensino básico (9º ano);

Disponibilidade horária adequada ao exercício da actividade, incluindo fins-de-semana;

Conhecimentos de informática na óptica do utilizador (preferencial);

Dispor de computador com ligação à Internet (preferencial);

Dispor de telemóvel;

Conhecer bem a zona geográfica para a qual se candidata.
A candidatura poderá ser feita pela Internet em http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_candidatura, ou nas Juntas de Freguesia.


O que consiste o trabalho:


 Distribuir e recolher os questionários, efectuando o seu preenchimento sempre que necessário;

Prestar apoio à população na resposta pela Internet ou no preenchimento dos questionários em papel;

Preencher os instrumentos auxiliares de apoio e controlo dos trabalhos de campo;

Georreferenciar os edifícios da sua área de trabalho.



As Condições dadas:

Contrato de Prestação de Serviços com a duração de cerca de 2 meses (Março e Abril de 2011);

Participação em sessão informativa para esclarecimento do recenseador sobre o exercício da actividade;

O pagamento pelos serviços prestados varia em função dos resultados apresentados.



Dia de Reis

No dia 6 de Janeiro todas as crianças do 1º Ciclo e do Pré-escolar de Sardoal, cerca de 200 crianças,  com as respectivas professoras e auxiliares, vieram Cantar os Reis.
Primeiro foram cantar à Câmara, depois, o 1º Ciclo veio até à Biblioteca cantar e receber os certificados dos concursos.

As crianças que participaram no Concurso de Contos de Natal, receberam os seus certificados de participação e o menino que ficou em 3º lugar recebeu o prémio, um skate.

Todos aqueles que participaram no Concuros de Presépios, que foram muitos, receberam os certificados do 1º lugar, 2º e os que focaram em 3º lugar; os restantes, receberam os certificados de participação, pois os Presépios que ficaram nos primeiros lugares, foram expostos na entrada da Câmara.

Foi sem dúvida uma das exposições mais visitadas, com 167 visitas.

Os nossos agradecimentos a todos aqueles que participaram! Sem vós nada tinha sido possível.
















O 3º Classificado no Concurso do Conto de Natal, o André Fernandes.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Autor em Destaque: Yukio Mishima

Kimitake Hiraoka nasceu a 14 de Janeiro de 1925, em Tóquio, Japão.

 
Filho de um funcionário público, foi educado pela avó paterna, ligada à Era Tokugawa. Teve uma infância isolada, pois a sua avó raramente o deixava sair da sua vista.

Com a Segunda Guerra Mundial, foi declaro inapto para o serviço militar e destacado como funcionário fabril, pelas autoridades. Este acontecimento foi marcante para a sua vida, pois viu-o como não podendo dar a vida pela pátria caso fosse necessário.

Mudou o nome para Yukio Mishima, ocultando as suas aspirações ao pai, um inimigo da literatura. Publicou a sua primeira obra em 1944, com o título de Hanasakari No Mori.

Com a derrota do Japão em 1945, Mishima frequentou o curso de Direito na Universidade de Tóquio, trabalhou como funcionário público até se dedicar exclusivamente à escrita.

Em 1949 publicou o seu primeiro romance de sucesso, Kamen No Kokuhaku, de carácter autobiográfico, lidava com a descoberta da homossexualidade do autor. Obcecado com a sua forma física, começou a praticar culturismo e artes marciais, tornando-se mestre de Karate e Kendo. Procurou assumir-se nos protagonistas das suas obras, chegando a posar para retratos fotográficos como um marinheiro afogado por um naufrágio, como em Gogo No Eiko (1963), ou um samurai matando-se pelo harakiri , o suicídio ritual japonês, como na obra Hagakure Nyumon (1967).

Em 1954 publicou Shiosai, um dos seus trabalhos mais conhecidos. Foi adaptado para o cinema por diversas vezes.

Embora tivesse adoptado o vestuário do mundo ocidental, Mishima era grande admirador das glórias do Japão imperial. Em 1968 conseguiu agrupar um pequeno exército de cerca de uma centena de jovens, dispostos a morrer pela restauração do Bushido , o código de honra dos guerreiros samurai. Liderou a sua milícia na tomada do quartel-general do exército japonês em Tóquio, mas perante o fracasso preferiu tirar a sua própria vida com uma espada, através do ritual japonês, o seppuku.

Morreu a 25 de Novembro de 1970, gritando “Viva o Imperador”.



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Na Biblioteca
Confissões de uma Máscara

Cavalos em Fuga

O Templo da Aurora

Sede de Amar