quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A minha mensagem

Esta será a minha última mensagem neste blogue!

Estive nesta Biblioteca durante três anos, ciclo que termina hoje. Espero que o blogue continue a dar uma visão desta pequena Biblioteca do interior do país.

Quando estamos em Bibliotecas pequenas, inseridas em comunidades também elas pequenas, nós não trabalhamos para nós, de forma alguma! Trabalhamos para todas as pessoas do concelho, para todos aqueles que visitam a Biblioteca, para todos aqueles que frequentam as actividades.

Foram centenas de actividades realizadas por mim, todas elas com muito gosto, algumas mais "aborrecidas" outras super divertidas. Chegamos a dormir na Biblioteca!
Foram realmente anos muito muito interessantes e divertidos.

Muito obrigada a todos!

Até sempre!

Susana Afonso

Quartas à Tarde- Panquecas

A última actividade das Quartas à Tarde foi bastante divertida: fizemos Panquecas.

Algo de simples para o nosso lanche. Foi feita "a olho", porque eram muitos. Leva leite, um pouco de manteiga derretida, um bocadinho de açúcar (cerca de 2 colheres de sopa), 2 ovos e no final a farinha e mexe-se. Numa frigideira coloca-se manteiga e com uma concha da sopa põe-se pequenas doses. Quando estiver a fazer bolhinhas está pronta para virar.
Nós acompanhamos com açúcar e doce de morango, mas pode também  pode ser com chocolate ou outro doce.

Delicioso!







Centro de Dia de Alcaravela- Cantinho dos Avós

No dia 4 de janeiro fizemos mais uma sessão do Cantinhos dos Avós no Centro de Dia de Alcaravela.

Como ainda lembra o Natal e os Reis estão quase a chegar, li a história O Cavalinho de Pau do Menino Jesus, de Manuel António Pina. Nesta história o Pai Natal queria ir visitar o Menino Jesus, mas esqueceu-se que tinha nascido muito antes desta era e acabou por encher o trenó com computadores e jogos, tudo do melhor. Mas a Mãe Natal lembrou-o que talvez um simples cavalinho de pau seria muito mais apropriado, e assim foi.

Sendo a maioria idosos, seguiu-se a história Vamos visitar o Avô, de Hiawyn Oram. O Ursino e a Ursina vão de comboio visitar o Avô, mas a viagem é muito longa. A Ursina consegue encontrar formas de a tornar mais curta.

Por fim foi lida O Espantalho Solitário, de Tim Preston, que nos fala de um Espantalho que metia medo aos animais que viviam por perto, mas ele queria amigos...Até que quando chegou o inverno, caiu neve e o Espantalho passou de um espantalho medonho para um simpático boneco de neve. Quando a neve derreteu os animais descobriram que o simpático boneco de neve era o espantalho e ficaram junto dele. Assim já tinha todos os animais amigos e não estava solitário.

Ainda conversámos sobre as janeiras e cantar os reis, disseram-me que já andavam a cantar as janeiras por Alcaravela.
Lembrei-me da minha avó dizer que em dia de reis devia-se comer romãs, para que tivessemos dinheiro todo o ano, e alguns dos utentes confirmaram, também eles ainda fazem isso no dia de reis.







terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Centro de Dia de Alcaravela no Espaço Internet

No dia 3 de janeiro os utentes do Centro de Dia de Alcaravela vieram ao Espaço Internet a mais uma actividade.

Tivemos uma estreia, o sr. José Silva Tavares, de 96 anos, que nunca tinha estado em contacto directo com um computador! Disse que já tinha ouvido falar, mas nunca pensou em algum dia manusear um. E foi mesmo isso que aconteceu! O texto abaixo foi pelo sr. José, com algumas ajudas claro, íamos dizendo onde estavam as teclas, onde era o espaço e para mudar de linha.

No final cada um levou o seu trabalho.










segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Doce Natal II- Extra: Chupa-Chupas de chocolate

Para começarmos bem o ano nada melhor do que alguma coisa doce: Chupa-Chupas de chocolate e comeram os tais pirulitos.

Tal foi foi prometido, trouxe pirulitos feitos em casa e desta vez correu tudo lindamente!

Estes pirulitos forma feitos com 200ml de água; 1kg de açúcar branco; sumo de um limão, 1 colher de mel; algumas gotas de corante amarelo. Numa panela, colocou-se a água ao lume, à qual se juntou o mel, o sumo do limão e acrescentou-se o açúcar aos poucos. Deixou-se levantar fervura, baixou-se o lume e esperei mais cerca de 20 minutos. Fui vendo se estava a ficar espesso, quando estava desliguei e acrescentei algumas gotas do corante amarelo e esperei cerca de 5/10 minutos. Entretanto, com papel vegetal (de cozinha), foi-se fazendo cones e eu preferi colocar em copos altos. Depois foi só ir enchendo os cones. (eu fiz com um medidor que tem "boca"). Depois de cheios, esperei uns 20/30 minutos e coloquei os palitos. Ficaram à temperatura ambiente.
Depois foi só deliciarem-se!
Já os Chupa-Chupas de chocolate...nada mais simples de fazer.
Trouxe uma tabelete de chocolate de cozinha, que foi derretida em banho-maria (num fogareiro de campismo). Quando ficou derretida, espalhou-se pela mesa papel vegetal e palitos. Por cima de cada palito, com a ajuda de uma colher, fomos colocando por cima de cada palito, de forma a não ficar muito espesso. Depois, e quem quis, decoraram e esperamos. Para acelerar o processo fomos até ao Bar do Centro Social dos Funcionários da Autarquia, para que fosse um bocadinho ao frigorífico. Bastou uns 5 minutos e ficou pronto a comer. Delicioso!