Como sempre as atividades de culinária, neste caso doçaria, são sempre das mais esperadas. E assim foi, no dia 22 de dezembro fizemos Bolo-rei.
Para que todos pudessem fazer o seu próprio Bolo-rei, a receita foi dividida em pequenas partes e cada um fez um mini bolo-rei.
Para uma das crianças era a primeira vez que ia partir um ovo! E lá partiu com muito cuidado! Para a maioria é das poucas oportunidades que têm de fazer coisas relacionadas com a culinária, porque em casa só vão à cozinha para comer.
A nossa receita foi adulterada um bocadinho, porque a original levava vinho do Porto e aguardente, que retirámos e pinhões...estão demasiado caros.
Quem participa já sabe, todas as catividades de culinária começam por lavar muito bem as mãos. Depois cada um recebeu uma taça. O primeiro ingrediente foi um pouco de leite frio, ao qual juntámos fermento de padeiro e foi dissolvido. Depois foi o açúcar e a margarina; seguiram-se os ovos e por fim a farinha. Depois foi mexer até fazer bolhinhas. No final acrescentaram-se as frutas cristalizadas e os frutos secos, as amêndoas e as nozes. E mexeram.
Quando estava tudo bem envolvido, polvilhou-se a mesa com farinha, retirou-se a massa e estendeu-se em forma de chouriço. As pontas foram unidas e lá estavam os nossos mini bolos-rei. Depois devíamos ter pincelado com gema de ovo... mas já não havia ovo e foi mesmo assim, num tabuleiro untado e polvilhado com farinha. No final, enfeitaram a gosto com os restantes frutos secos e as frutas cristalizadas.
Agora pensam, mas a Biblioteca não tem forno para cozer os bolos… Pois não tem, mas temos vizinhos muito simpáticos e sempre disponíveis para ajudar a Biblioteca. Fomos cozer os nossos bolos nas Quatro Talhas.
No final trouxemos de novo para a Biblioteca e cada um levou o seu. Não correu às mil maravilhas, porque o forno é industrial e não o conhecemos bem, os que ficaram no fundo do forno vinham um bocadinho mais cozidos, mas mesmo assim estavam saborosos!
Agradecemos muito ao Kikas e à Indira Ramos por nos terem proporcionado a conclusão da nossa atividade, deixando-nos usar o forno das Quatro Talhas! Muito obrigado!!!