Mostrar mensagens com a etiqueta Santa Casa da Misericórdia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Santa Casa da Misericórdia. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Santa Casa da Misericórdia

No dia 22 de Novembro os idosos da Santa Casa vieram à Hora do Conto.

Ouviram a história do Nabo Gigante, história que não conheciam e gostaram bastante. Lembrou-os de imediato das suas lides do campo; daquilo que faziam nas suas hortas, as várias sementeiras, na apanha da azeitona, dos pequenos rebanhos que alguns tinham, nos queijos que faziam, etc.


terça-feira, 16 de novembro de 2010

Santa Casa da Misericórdia

No dia 15 de Novembro a Santa Casa da Misericórdia veio ao Espaço Internet.

Para treinarem mais um pouco, escreveram os nomes e um bocadinho daquilo que fizeram na passada quinta-feira, Dia de S. Martinho, pois houve magusto na Santa Casa.
Dois dos utentes já são quases autónomos a escrever no Word, os restantes têm a nossa ajuda.

Aquilo que escreveram:

Luís Manuel Lopes Inácio Pita 
Pisão – Alcaravela – Sardoal
Com 57 anos de idade

Teresa Marques
Vale da Carreira

Festejos do dia S. Martinho na Santa Casa de Misericórdia do Sardoal acompanhado com tarde de fados que por sua vez foi acompanhado de castanhas, sumos e água-pé.


MARIA DE LURDES BAPTISTA JAСINTO


NA QUINTA FEIRA TIVEMOS A FESTA DE S. MARTINHO СOM TODOS OS UTENTES DA S. SANTA СASA.
ESTOU A 17 MESES NA SANTA СASA DE SARDOAL ESTOU MUITO BEM. TENHO TUDO O QUE PREСISO. SÓ СOM FORTE SAUDADE DA MINHA СASA.


JOAQUIM LOPES SIMPLES

NO S.MARTINHO HOUVE MAGUSTO NA SANTA СASA.
СOMI СASTANHAS, FUI AO BAILARIСO.


António Maria Horta Matos
Quintas dos sul, tureira
Murtosa
85anos 19 Dezembro de 1936
São Martinho castanha assada e água-pé e fados dia 11 novembro


Depois fomos visitar a blogue da Santa Casa para veram as novidades que lá havia.

Também o podem fazer através de: http://animacaoscms.blogspot.com/

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Santa Casa da Misericórdia

No dia 8 de Novembro os idosos da Santa Casa da Misericórdia vieram à Hora do Conto.
Ouviram a história Os 7 Corvos, dos Irmãos Grimm.

É uma história que fala num casal que tinha sete filhos, mas gostava de ter uma filha. Essa filha nasceu, mas muito fraquinha e devia ser logo baptizada. Os irmãos formam ao poço buscar a água, mas o balde caiu e eles não tinham coragem de contar ao pai o sucedido..até que ele desejou que os filhos se transformassem em corvos...e foi o que aconteceu. A menina cresceu, logo que soube o que tinha acontecido aos irmãos, tentou salvá-los e conseguiu.

Depois conversámos sobre muitas coisas, um dos senhores era a primeira vez que vinha à Biblioteca, então contou um pouco da sua vida.



Centro de Dia de Alcaravela

No dia 5 à tarde, o Centro de Dia de Alcaravela veio à segunda parte da visita guiada à Igreja da Misericórdia. Por coincidência, juntámos dois grupos, o Centro de Dia com algumas senhoras da Santa Casa da Misericórdia.

As pedras que fazem a escadaria dessa igreja vieram de uma pedreira de uma localidade chamada Cabeça das Mós e uma das senhoras da Santa Casa é de lá.

Conversámos sobre o portal, sobre a imagem da Misericórdia que proteje com o seu manto as pessoas; dos azulejos com albarradas, ou seja, com jarrões de flores; sobre o púlpito em forma de cálice; a escultura de Cristo crucificado; a fixação que tinham pela simetria, com um altar de um lado e a cena do Lava Pés do lado oposto; as portas falsas em azulejo por causa das portas verdadeiras; e da fresta que influenciou as outras janelas falsas também de azulejo.

Foi bastante positivo ver a convivência dos dois lares; acho que num futuro próximo teremos de fazer algumas actividades em conjunto.




segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Santa Casa da Misericórdia

No dia 25 de Outubro os idosos da Santa Casa da Misericórdia vieram ao Espaço Internet.
É um grupo que está mais familiarizado com o computador e podem fazer umas "brincadeiras" diferentes.

Foram conversar no Messenger. A animação é sempre a mesma...conversar como se estivessem à distância, através da escrita e com a webcam ligada.

Tal como qualquer pessoa, as conversas são sobre o seu dia-a-dia, se vão ao bailarico, o que andavam a fazer, um dos senhores atrasou-se, foi logo motivo de questionário.´

Diziam que mesmo sem saber ler ou escrever, se fosse noutro tempo, ainda iam conseguir fazê-lo. Gostam "destas coisas" e nota-se uma certa satisfação em aprender a manusear os computadores e estas novas formas de comunicação.










terça-feira, 19 de outubro de 2010

Santa Casa da Misericórdia

No dia 18 de Outubro a Santa Casa da Misericórdia veio à Hora do Conto.

Depois de um intervalo, regressaram às actividades na Biblioteca.

Como é o mês da comemoração dos 100 anos da Implantação da República foram lidas duas histórias do livro 7X1910, Histórias da República, de Margarida Fonseca Santos, da Gailivro.

Depois conversámos sobre como era viver nesses tempos. Não se lembravam dos familiares terem falado sobre a Implantação, eram outros tempos.
As dificuldades são tema comum aos dois grupos que frequentam as actividades da Biblioteca.
O excesso de trabalho, a comida, partes da história relacionadas com o Estado Novo, as perseguições da Pide; mas também da seriedade das pessoas naqueles tempo. A palavra era dada como juramento e hoje em dia nada disso se passa, têm de ter muito cuidado para não serem enganados.

Como está quase a chegar o dia da Feira da Fossa, já no próximo dia 28 de Outubro, falamos sobre essa feira noutros tempos.
Havia muitos animais à venda e vinham de longe, do Alentejo. Porcos, carneiros, cabras, alguns bois, muitos cereais, alguma roupa; mais de homem...porque a de mulher era essencialmente feita em casa.
Esta feira como tem data fixa podia calhar num dia de semana, mas se assim fosse, era um dia em que não iam trabalhar, pois era realmente importante vir.



quarta-feira, 21 de julho de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Sardoal

No dia 20 a Santa Casa veio a mais uma sessão de Informática, desta vez foram visitar o blogue, pois alguns idosos ainda não tinha consultado.

Foram ver as novidades em http://animacaoscms.blogspot.com
Viram as fotografias da grande sardinhada que fizeram no início deste mês na Lapa.

Depois pesquisaram coisas do seu interesse, como cidades estrangeiras onde têm familiares, o Santuário de Fátima, etc.



















































terça-feira, 20 de julho de 2010

Santa Casa da Misericórdia

A Santa Casa da Misericórdia deslocou-se à Biblioteca no dia 2 de Julho, para ir à Internet, onde visitaram o blogue deles.
Nós também o podemos visitar: http://animacaoscms.blogspot.com
No dia 13 foi a Hora do Conto, onde ouviram a história O Nabo Gigante.















































domingo, 4 de julho de 2010

Creche da Santa Casa da Misericórida

No dia 29 de Junho as crianças do 1 aos 3 anos de idade da creche da Santa Casa da Misericórdia de Sardoal foi à Hora do Conto.
Ouviram a história Eu Quero um Gato, de Tony Ross. Uma divertida história que fala da menina Joana, uma menina que gostava de ter uma gato como animal de estimação...mas com um final surpreeendente.... e muito divertido.



Depois fomos fazer um gato. Muito simples, um gato em cartolina, onde colamos os olhos e duas bolinhas de algodão para fazer as bochechas. Para acabar, fizeram os bigodes com lápis de cera. Ficaram muito giros.


terça-feira, 22 de junho de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Sardoal


No dia 22 de Junho alguns idosos da Santa Casa de Sardoal vieram à Hora do Conto.

Ouviram a história A Lenda de Ícaro, uma lenda tradicional Grega.
Conversámos sobre a história e sobre lendas da nossa zona.

A conversa foi fluindo até chegarmos a alguns costumes de outros tempos, como as refeições que faziam. Por norma o pequeno-almoço era basicamente com passas de figo ou sopas de pão com café. Depois o almoço era com couves cozidas e pão de milho com algum bocadinho de carne ou sardinha. O jantar era também cozinha fervida, com as couves ratinhas, batata...
Ao compararmos com as nossas refeições, comiam muito menos quantidade, menos coisas, mas trabalham a nível físico, mais.




quarta-feira, 16 de junho de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Sardoal

No dia 15 de Junho foi mais uma Hora do Conto com a Santa Casa da Misericórdia de Sardoal.
Desta vez foi um bocadinho diferente, pois já que estamos em plena época de Santos Populares, a partir de algumas passagens do livro Etnografia Portuguesa, de José Leite de Vasconcelos, conversou-se sobre os santos populares Santo António, São João e São Pedro.
A conversa centrou-se na forma de festejar estas festividades noutros tempos, com as fogueiras de S. João, com rosmaninho; o enfeitar das fontes; fazer a coroa de S. João, que as jovens usavam na cabeça, feita da planta com o mesmo nome; dos pedidos feitos a St. António, com copos de água e clara de ovo, consoante a forma que tomasse o ovo, haveria casamento. Ou de quando se perde algo, há uma oração que se repete por três vezes, caso não haja enganos, aquilo que se perdeu aparece. E uma das senhoras é grande especialista neste assunto, nunca se enganou.

Nestas actividades ficamos nós sempre a ganhar, aprendemos coisas diferentes, dos tempos em que estes idosos tinham a nossa idade, como passaram a sua juventude e início da fase adulta, tempo qe não tem qualquer tipo de comparação com a realidade de hoje em dia.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Actividade com Santa Casa da Misericórdia



No dia 1 de Junho algumas idosas da Santa Casa da Misericórdia de Sardoal vieram ao Espaço Internet.

Está provado, os idosos gostam mesmo de aprender a manusear o computador e gostam de "conversar" no Messenger!

Desta vez o grupo era constituído apenas por senhoras...que estiveram a trocar mensagens no Messenger. É muito curioso a rapidez de algumas senhoras, alguns jovens escrevem bem mais devagar.

Algumas têm ajuda..pois não sabem ler nem escrever, mas comunicam na mesma; nós ajudamos.
E fazem como se estivessem longe, com a webcam ligada e tudo, até dizem adeus umas às outras.

É realmente interessante ver o interesse dos nossos idosos pelas novas tecnologias.

















































quarta-feira, 26 de maio de 2010

Actividade com Santa Casa da Misericórdia de Sardoal

No dia 25 de Maio a Santa Casa veio a uma Hora do Conto.
Foi-lhes lida a história Cri-Cri, de Irene de Puig ; história que nos explica o porquê dos grilos cantarem desafinados! E para quem não sabe é muito simples, o grande culpado foi o grilo Cri-Cri...

Como mote de conversa e variando um bocadinho, usou-se a Revista Visão desta semana, para falar sobre animais, especialmente sobre animais em vias de extinção, já que tem um artigo com esse assunto.
É uma forma de fazer a ligação com os idosos e as publicações e seus temas. Desta vez centrou-se num único artigo.

Foi interessante e ao mesmo tempo, quase assustador, verificar a quantidade de animais que acompanharam a vidas dos nossos idosos e agora raramente são vistos, nunca.

Um dos senhores lembra-se ainda de ver na serra de Alcaravela lobos! Sim, lobos. Alguns atacavam o rebanho dos pais dele.

Falámos do pão-de-galinha, uma larva gordinha que as galinhas gostavam muito, mas agora raramente se encontra; de raposas, doninhas, ouriços, milhafres, etc.



terça-feira, 18 de maio de 2010

Actividade com Santa Casa da Misericórdia de Sardoal

No dia 18 de Maio foi a vez da Santa Casa de Sardoal participar numa actividade. Mais uma vez vieram trocar umas mensagens no Messenger.

Alguns dos idosos ainda nunca tinham participado, foi novamente uma grande animação.

Lá trocaram mensagens, coisas do dia-a-dia, viram-se nas webcam e ficaram de pedir aos familiares os seus e-mails para poderem trocar e-mails.























































segunda-feira, 10 de maio de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Sardoal

No dia 10 de Maio os idosos da Santa Casa da Misericórdia de Sardoal vieram à Biblioteca para a Hora do Conto. Ouviram a história Avoa, avoa por cima de toda a folha, do livro Zás, Trás, Pás: eis o conto que o livro tráz, adapatação de Rosa Maria Alves Lopes Oliveira, publicado pela Associação de Municipios das Terras de Santa Maria.
Trata-se de uma história tradicional, que fala de um sapateiro casado com uma bruxa....Ele achava muito estranho a mulher desaparecer nas noites de sexta-feira de lua cheia...até que tem a ideia de fingir que dormia para seguir a mulher. Assiste ao ritual de transformação dela, mas não decora a palavra mágica...enquanto a mulher viajou por cima de toda a folha, o pobre homem viajou por baixo. Foi até uma clareira, sendo confundido com o diabo, vingou-se nas outras bruxas, a sua mulher foi poupada e nunca mais se transformou em bruxa.
A história foi o ponto de partida para a partilha de histórias da infância dos participantes. Quem nunca ouviu falar de histórias de bruxas? Todos tinham histórias para contar. Desde as encruzilhadas à meia-noite com bruxas; quando se descobria uma não podia revelar a terceiros ou algo de mal acontecia.

Histórias que antigamente eram contadas nos serões, antes da televisão, é claro. Era uma forma de convívio que se tem vindo a perder, tal como esta histórias.




terça-feira, 4 de maio de 2010

Santa Casa da Misericórdia - actividade

No dia 3 de Maio os idosos da Santa Casa da Misericórdia vieram à Biblioteca participar numa actividade.
Este grupo vem alternadamente à Hora do Conto e ao Espaço Internet, assim, desta vez veio ao Espaço Internet.

Foi uma grande animação, pois iniciaram-se nas andanças do Messenger. Mesmo isso!
Foi uma grande animação. Estavam divididos por quatro grupos, para os quais foram criados quatro contas fictícias para poderem comunicar. E tal como os mais jovens fazem, os idosos estiveram a enviar mensagens uns aos outros aos mesmo tempo que se viam através da webcam.

Eles acharam muito engraçado. Ficaram de fazer contas de e-mail para a próxima ser mais "à séria".





















































































terça-feira, 27 de abril de 2010

Actividade com Santa Casa da Misericórdia de Sardoal

No dia 23 de Abril retomámos as nossas actividades com a Santa Casa da Misericórdia. Este grupo desloca-se a pé, por isso, durante o inverno mantiveram-se no quentinho.

Solicitaram que a actividade tivesse como temática o 25 de Abril, assim, repetimos a visualização do slide show. Foi muito interessante, pois ao contrário das crianças, os utentes da Santa Casa lembram-se perfeitamente do 25 de Abril.

Do dia própriamente dito, lembram-se de terem sido avisados para permanecerem em casa, pois havia uma revolução e tinham medo que as coisas tomassem outras proporções. Alguns continuaram a trabalhar nos campos, mas quando chegaram às suas aldeias no final do dia, elas estavam desertas, as pessoas tinham realmente ficado em casa com medo.

Um do senhores foi uma das vítimas acidentais da Pide, tendo sido agredido. Este mesmo, no dia 25 de Abril estava em Santarém, no serviço militar; lembra-se das movimentações e da alegria do dia seguinte.

Todos recordam essa mesma alegria pelo fim do regime.

Traziam cravos feitos por eles e um folheto sobre o 25 de Abril.

Foi muito interessante falar com pessoas que viveram e sentiram esta passagem, do antes e o depois.


segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Sardoal

Um grupo de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Sardoal deslocam-se até à Biblioteca todas as terças-feiras para a Hora do Conto ou para o Espaço Internet. Na Hora do Conto ouvem histórias tradicionais, relembrando os tempos de meninice, mais recentes. Também são lidas as notícias dos periódicos e alguns temas pertinentes são falados com eles.


Mas o que muitos deles mais gostam são os computadores. Alguns já tinham noções básicas de manuseamento de um computador, mas outros foi mesmo uma novidade. A primeira vez vieram sem saber que iam para o Espaço Internet, a Animadora Cultural tinha receio que desistissem se soubessem. Com muitas reticências, lá se sentaram, aprenderam o que era o rato, o computador, o monitor, o teclado e aprenderam a escrever. O mais curioso é que muitos deles nem sabem ler nem escrever, mas com a nossa ajuda conseguem escrever. Para eles é muito engraçado poder-se escrever numa coisa assim, que muda de linha sozinho, clicando numa tecla, que apaga sem borracha e que nos avisa quando uma palavra está mal escrita.
Também já navegaram na internet, foram ao blogue da Santa Casa, ver localidades à sua escolha; receitas, canções de Natal, poemas, etc.