segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Férias de Verão

As férias de verão terminaram e a escola recomeçou.

Foram 60 dias de actividades com as crianças do concelho, mas também tivémos visitas de crianças que passavam férias no Sardoal e as do ATL de Sardoal.

Em números tivémos um total de 520 crianças; divididas entre as 374 "nossas", das nossas actividades e 146 do ATL de Sardoal.

As idades variaram muito, desde os três até aos 13 anos; havendo pontualmente mais velhas.

As férias foram longas, visitámos 12 países: Reino Unido, França, Espanha, Dinamarca, Moçambique, Egipto, Índia, Japão, Austrália, México, Brasil e Estados Unidos da América.

Ficaram a conhecer um bocadinho mais esses países, a sua cultura, jogos, animais, culinária, bandeiras, línguas, formas de escrita, religiões, hinos, localização geográfica, monumentos, etc.

Fizeram muitas coisas, todas diferentes e relacionadas com esses países. Por exemplo para o Reino Unidos fizeram um Guarda-Real; para a França a Torre Eiffel; um leque para Espanha, um boomerang na Austrália; uma escavação arqueológica no Egipto; um elefante na Índia; uma carpa japonesa, uma Koi, no Japão; uma tímbala em Moçambique; uma sereia na Dinamarca; um caranguejo no México; caipirinhas no Brasil e fomos ao cinema nos EUA. Entre muitas outras.

Foram umas férias muito divertidas, onde além de brincarem muito, também aprenderam.

Agradecemos às embaixadas que prontamente cederam informações e em alguns casos, ofereram publicações, pins, cartazes, autocolantes, etc.

Assim, o nosso muito obrigado à embaixada de: Espanha, França, Reino Unido, Dinamarca, Japão, Austrália, Estados Unidos da América, Moçambique, Egipto, Índia, México e Brasil.

O nosso agradecimento também ao Centro de Informação Europeia Jacques Delors e à Comissão Nacional da Unesco,que  forneceram documentação e informação.









































Férias de Verão

Ao longo das férias de verão e além das actividades com as crianças, um grupo de jovens ia todos os dias para a Biblioteca usar os seus computadores portáteis.
As ofertas de ocupação para crianças e jovens são poucas na vila, por isso, alguns ocuparam o tempo das férias entre a Biblioteca e a Piscina Municipal.
Muitas manhãs e tardes foram ocupadas numa das salas de leitura, onde usavam a internet sem fios da Biblioteca para lazer; na sua maioria para jogar entre eles.
Às vezes chegava o fim do dia e não queriam sair...e foi assim até ao último dia.



Estados Unidos da América V - Final

Para terminarmos a nossa Volta ao Mundo fizémos uma brincadeira: um vulcão. Sim, porque os EUA têm bastantes vulcões, como o Monte de Santa Helena ou Yellowstone.

O vulcão já estava feito com gesso; uma cana e um prato. Para fazer a "lava" usámos fermento em pó, que colocámos na "chaminé" do vulcão. Num copo misturámos detergente da loiça com vinagre e colocámos na "chaminé"....depois foi assistir à eurupção. A nossa erupção foi bastante suave...depois chegámos a usar um copo e uma garrafa para tentar fazer outras erupções...foi muito divertido.

Para o encerramento da actividade das férias houve cerimónia de entrega de passaportes e de prémios.
Cada criança tinha um passaporte feito no início da Viagem, que foi colando as bandeiras dos países por onde "passaram".
De seguida, foram entregues livros sobre os países da Comunidade Europeia, que tinham sido oferecidos pela mesma; já que se tratava de uma viagem por países nada melhor que livros sobre alguns.




























































Centro de Dia de Alcaravela

No dia 11 de Setembro o Centro de Dia de Alcaravela foi visitar a Igreja do Convento de Santa Maria da Caridade de Sardoal.
Visitaram a Igreja, onde puderam ver a decoração dos altares, a réplica do famoso oratório de Arte Namban, o mausuléo de D. Gaspar Barata de Mendonça; as várias pinturas, esculturas de franciscanos; a Sacristia, ricamente decorada; o simples claustro e o seu relógio de sol e a Capela de Nosso Senhor dos Remédios.
A visita terminou com uma pequena oração na Capela.

Foi engraçado ter também alguns dos idosos do Lar da Santa Casa a acompanhar; já que fica mesmo ali ao lado. Alguns encontraram-se com amigos de longa data, pondo a conversa em dia. Um dos senhores de Alcaravela é Irmão da Misericórdia, reencontrando outros amigos. (ser Irmão quer dizer que pertence à Irmandade da Misericórdia)
Além da visita foi muito agradável assistir ao convívo entre os idosos de lares diferentes.
























Volta ao Mundo em 60 Dias

E chegou o dia 11 de Setembro...o nosso último dia da Volta ao Mundo em 60 Dias.

As despedidas começaram logo pela manhã, como algumas das crianças tinham a reunião de início das aulas à tarde, fizémos um lanche diferente. A mãe da Margarida, a Paula, fez um delicioso bolo de chocolate, que partilhámos.