Mostrar mensagens com a etiqueta Visita Igreja Matriz. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Visita Igreja Matriz. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Encontro com o Passado - Turma A

No dia 21 de Janeiro, a Turma A do 1º Ciclo de Sardoal tiveram um Encontro com o Passado.Este ano o nosso Encontro é na Igreja Matriz, e foi lá que fomos. 
A Turma A tem crianças do 1º ano, são os mais pequenos.

Primeiro foi-lhes explicado que não se tratava de uma sessão de catequese, apesar de irmos a uma igreja, pois a Cultura em Portugal também passa pelas nossas igrejas.

A igreja Matriz é a principal de Sardoal, com diferentes tipos de decoração, em pedra e madeira, que levavam muito tempo a fazer.

Fomos ver os quadros do Mestre do Sardoal, onde ficaram a conhecer cada um deles com mais pormenor e que naquela altura os pintores não pintavam o que queriam, mas sim consoante a encomenda. Nem pintavam quando lhes apetecia, só quando tinham trabalhos encomendados, não era nada como agora.

As pinturas são sobre madeira e serviam para exemplificar a mensagem que os sacerdotes pretendiam transmitir, pois naquela altura em cada 100 pessoas, só uma sabia ler e escrever; e as missas eram em latim...o que complicava ainda mais.
Depois vimos a Pietá de pedra e fomos para a capela-mor; onde viram o retábulo em talha dourada, com cachos de uvas a decorar, para simbolizar o vinho. Foi então que o Sr. Fernando Moura explicou e mostrou um cálice, a água e o vinho que o Sr. Padre usa e uma hóstia. Viram também os azulejos, com S. Tiago a lutar contra os mouros.
Nos altares laterais viram os santos, com especial atenção para os santos de roca, ou seja, de vestir, a Nossa Senhora das Dores e o Senhor dos Passos.
No altar de S. Pedro, viram que este santo estava diferente daquele que tinham visto nas pinturas do Mestre do Sardoal, pois estava vestido de Papa.
No final, viram o confessionário e a pia baptismal.

Agradecemos ao Sr. Fernando pela amabilidade que tem vindo a ter e à paróquia de Santiago e S. Mateus, por nos possibilitar a visita à Igreja Matriz.

Tem sido uma forma diferente das crianças conhecerem o rico património que a vila de Sardoal tem.








 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Encontro com o Passado

No dia 3 de Dezembro a turma E do 1º Ciclo de Sardoal veio a um Encontro com o Passado na Igreja Matriz de Sardoal.

Ficaram a conhecer de uma forma a Igreja Matriz. Primeiro por fora, com o portal e a rosácea gótica e depois o seu interior. Começámos pela capela lateral dedicada ao Sagrado Coração de Jesus onde estão as pinturas do Mestre do Sardoal, o primeiro retábulo da igreja. Depois ficaram a conhecer a Pietá e a capela-mor. Aqui viram o grandioso retábulo de talha dourada, os azulejos, e pelo meio iam fazendo muitas perguntas. Foi das turmas que mais perguntas fez, apesar de terem sido dos mais pequenos.
Fomos ver os outros alteres laterais, as imagens, o confessionário e a pia baptismal.




terça-feira, 16 de novembro de 2010

Encontro com o Passado

No dia 16 de Novembro as crianças da turma D do 1º Ciclo de Sardoal vieram a mais um Encontro com o Passado.

 
Continuamos a visitar a Igreja Matriz de Sardoal, uma forma de ficarem a conhecer o património histórico e religioso do concelho.

 
Esta turma é constituída por crianças mais pequenas e com muito mais energia.
Começámos pela Capela lateral dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, onde estão as tábuas do Mestre do Sardoal, as quais ficaram a conhecer e a saber que naquele tempo em cada 100 pessoas, só uma é que sabia ler e escrever, e que pertenciam à nobreza ou ao clero. Um deles fez logo a observação que assim em cada 200 pessoas, só duas sabiam ler e escrever. Ficaram muito admirados.
Seguiu-se a Pietà e a capela-mor, onde descobriram uma porta "secreta", as uvas que decoram o retábulo; uma cena de batalha em azulejo, que afinal trata-se de uma representação da luta do bem contra o mal, onde S. Tiago luta contra os mouros; as imagens de vestir (de roca), que saem na Procissão dos Passos do Senhor; o mais novo santo português, D. Nuno Alvares Pereira; os antigos confessionário e a pia baptismal, que está a ser novamente usada nos baptismos. Depois fomos á zona exterior, ao portal principal ver que nos capitéis estão duas imagens, uma de homem outra de mulher, que representam os reis.

No final foram lanchar, mas num sítio ao sol, pois estava uma manhã fria; ficaram no Pelourinho.








terça-feira, 9 de novembro de 2010

Encontro com o Passado

No dia 9 de Novembro a turma C do 1º Ciclo de Sardoal veio a um Encontro com o Passado.

Este ano lectivo o encontro é feito na Igreja Matriz de Sardoal, uma forma de viajarem até ao passado do Sardoal e da história em geral.

Ficaram a conhecer a obra do Mestre do Sardoal, do século XVI; a Pietà, do século XIV; o retábulo em talha dourada do Barroco; os azulejos de Gabriel del Barco, do século XVIII; os altares e imagens que os decoram; o portal principal e a rosácea.









terça-feira, 26 de outubro de 2010

1º Ciclo de Sardoal

No dia 26 de Outubro a turma F do 1º Ciclo de Sardoal veio participar na actividade Encontro com o Passado.

Esta actividade tenta mostrar às crianças locais com história, mas de forma acessível e que fiquem a conhecer um pouco mais.

Desta vez fomos visitar a Igreja Matriz. Um edifico dos finais do século XIV inícios do século XV, onde podemos fazer uma viagem ao longo de muitos séculos e de muitos estilos artísticos.

Começámos por visitar a capela lateral dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, onde estão as tábuas do Mestre do Sardoal, uma parceria de pintores, Manuel Vicente e Vicente Gil, de Coimbra. Pintaram o primitivo retábulo desta igreja. Depois ficaram a conhecer uma Pietà, ou uma Piedade, muito antiga, do século XIV, de pedra.

Fomos para a capela-mor, onde viram o grande retábulo em talha dourada e a sua decoração; os painéis de azulejos de Gabriel del Barco, com cenas da vida de S. Tiago.

Vimos os outros altares, os santos e fomos para a zona exterior, para que vissem a rosácea e o portal.

(As fotografias foram tiradas pela Martinha Serras, a arqueóloga que colabora com a Câmara Muncipal.)












quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Centro de Dia de Alcaravela

No dia 19 de Agosto o segundo grupo de idosos do Centro de Dia de Alcaravela vieram visitar a Igreja Matriz de Sardoal.

Além das actividades na Biblioteca também podemos fazer algumas visitas pelas igrejas e capelas, ficando a conhecer o património religioso da vila, que é bem rico.

Assim, ficaram a conhecer as pinturas do Mestre de Sardoal, que decoravam a capela-mor da igreja até serem retiradas e substituídas pelo actual, um retábulo em talha dourada.

Conversámos sobre a Pietà que está na parede do cruzeiro, sobre o actual retábulo em talha, de algumas imagens de santos, do significado dos elementos que decoram, das procissões, etc.

No final, ficaram para assistir à missa, que por acaso, ia decorrer a seguir.

(As fotografias ficaram bastante desfocadas, mas falar e tirar fotografias ao mesmo tempo não é tarefa fácil.)





























quinta-feira, 29 de julho de 2010

Centro de Dia de Alcaravela

No dia 29 de Julho o Centro de Dia veio a uma visita guiada à Igreja Matriz de Sardoal.
Visitaram as pinturas do Mestre do Sardoal, o antigo retábulo da igreja; viram o actual, que é em talha dourada, algumas esculturas e os altares laterais.

Tiveram muita sorte, pois logo a seguir ia decorrer uma eucaristia, assim, ficaram para assitir.

(A primeira fotografia ficou muito desfocada, peço desculpa.)