sexta-feira, 26 de março de 2010

Visita Guiada às Igrejas e Capelas de Sardoal

No próximo dia 3 de Abril (sábado) a Biblioteca ira associar-se às festividades da Semana Santa de Sardoal, realizando uma visita guiada pelas igrejas e capelas da vila de Sardoal.
Por esta ocasião, todas as igrejas e capelas estão enfeitadas com tapetes de flores, cujos desenhos estão relacionados com a Páscoa. Cada uma é enfeitada por pessoas que se juntam na quarta-feira à noite para realizarem os tapetes de flores.

É uma excelente oportunidade para visitar o Sardoal, pois tem as capelas e igrejas abertas ao público. Se puderem vir na Quinta-feira Santa tanto melhor, pois será realizada a Procissão dos Fogaréus.
Para mais informações sobre o programa e horários, pode consultar a página da Câmara em www.cm-sardoal.pt .

Pela parte da Biblioteca e do Turismo, será realizada uma visita guiada a todas as igrejas e capelas da vila, intitulada Flores de Fé. Esta visita é gratuita, basta aparecer no Pelourinho pelas 15h. No final, se quiser, ainda poderá acompanhar o recital de música clássica no Centro Cultural Gil Vicente e ver a exposição que lá se encontra.

























A fotografia do cartaz ilustra como são enfeitadas. Esta imagem é um pormenor do tapete de flores que a Capela de Nossa Senhora do Carmo tinha em 2008.

quinta-feira, 25 de março de 2010

William Shakespeare - Autor em Destaque do mês de Abril

William Shakespeare foi baptizado a 26 de Abril de 1564 em Strandford-upon-Avon, Warwickshire, Inglaterra, desconhecendo-se a data do seu nascimento, sendo a mais provável a 23 de Abril, pois era hábito baptizarem os filhos três dias depois do nascimento.
Filho de John Shakespeare, luveiro e depois comerciante de lãs e de Mary Arden, foi o terceiro de oito irmãos.
Terá casado aos 18 anos com Anne Hathaway, tendo três filhos: Susanna e os gémeos Hamlet e Judith.
Conhecem-se 38 peças, 154 sonetos, dois longos poemas narrativos entre outros.
Da sua longa obra, destaca-se Romeu e Julieta e Hamlet, de onde ficou célebre a frase: To be or not to be, that’s the question (Ser ou não ser, eis a questão).

Conhecido como o maior escritor inglês, foi dramaturgo e poeta, estando mais activo entre 1590 e 1613.

Morre a 23 de Abril de 1616, na mesma localidade onde nasceu.





Na Biblioteca:



Hamlet
Mercador de Veneza

Comédias

Sonho de Uma Noite de Verão

Romeu e Julieta
Os Sonetos de Shakespeare

(Vasco Graça Moura)

A Sedução dos Sentidos

(Maria Helena Serôdio)