quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Breve história do Dia das Bruxas

Com os tempos essas festas foram transformando-se em festas religiosas, esquecendo-se as suas origens.
Mas este facto é normal na História, nós é que muitas das vezes desconhecemos a origem das coisas.

Desde 600 a.C. até 800 d. C. os celtas celebravam o festival de Samhain, entre o dia 30 de Outubro e 2 de Novembro, marcava o final do verão. Samhain significa exactamente isso, o fim do verão.
Essa celebração celta tinha como objectivo dar culto aos mortos, a festa dos mortos era muito importante pois para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar onde a felicidade era perfeita, onde não havia fome nem dor. Diziam que os mortos voltavam aos seus antigos lares e guiavam os seus familiares para o outro mundo.
Nesta altura ainda não havia a noção de céu e terra no culto, apenas apareceu com o cristianismo.
Com a romanização das Ilhas Britânicas, em 46 a.C., a cultura celta misturou-se com a romana, acabando por desaparecer a celta.

A Igreja da Síria no século IV celebrava a festa de Todos os Mártires, no século VII o Papa Bonifácio transformou um templo romano num templo cristão, dedicando-o a Todos os Santos. Dando início a uma festa que celebrava Todos os Santos. No início era celebrada a 13 de Maio, mas o Papa Gregório III mudou a data pata 1 de Novembro, dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma.

Mais tarde o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse universal, ganhando também a sua celebração vespertina, no dia 31 de Outubro, dedicada à Vigília de Todos os Santos, que em inglês era designada de All Hallow's Eve, passando depois para All Hallowed Eve, até chegar ao Halloween.

Desde o pôr-do-sol de 31 de Outubro até ao 1 de Novembro decorria a noite sagrada, que em inglês se diz hallow evening. Pensa-se que foi assim que surgiu a palavra actual de Hallow Evening, depois Hallowe'en acabando por surgir Halloween.

A relação com do Dia das Bruxas deve ter começado com as perseguições às bruxas a partir da Idade Média. Todos aqueles que eram acusados de bruxaria tinham uma conotação negativa.
Os emigrantes irlandeses que foram para os Estado Unidos da América no século XIX, levaram esta designação e a comemoração do halloween, pois descendem dos celtas.
Se para os povos de expressão inglesa, como os ingleses, americanos, canadianos, australianos, etc, comemoram o Halloween; os de expressão portuguesa comemoravam o Dia das Bruxas a 31 de Outubro, cuja comemoração está a ser absorvida pela importação do Halloween.

Os povos católicos celebram no dia 1 de Novembro o dia de Todos os Santos e em muitas localidades em Portugal, o dia 2 de Novembro é o dia dos Defuntos.


A maioria das nossas festas é de origem pagã, quando os povos acreditavam em diversos deuses, muitos deles da Natureza.

Quartas à Tarde- Natureza: Morcegos

No dia 26 de Outubro houve a segunda Quartas à Tarde, desta vez dedicada à Natureza.
Como o ano de 2011/2012 é o Ano Internacional dos Morcegos, falámos sobre os morcegos que vivem em Portugal.

24 espécies diferentes de morcegos em Portugal; nove das quais estão em vias de extinção. E não, não temos o morcego vampiro, esse vive na América do Sul.

Os morcegos são os únicos mamíferos que voam.
Alimentam-se de insectos, por isso são muito importantes nos meios rurais, porque comem os insectos que estragam as culturas.
Muitos vivem em grutas, outros em casa velhas, igrejas, pontes, beirais, fendas nas paredes, etc.
Podem viver até aos 30 anos! E medem entre os 3 cm e os 10cm, são pequenos.
Alguns têm nomes muito engraçados:
Morcego-de-ferradura-grande  (em perigo de extinção)
Morcego-de-ferradura-pequeno  (em perigo de extinção)
Morcego-de-ferradura-mediterrânico  (em perigo de extinção)
Morcego-de-ferradura-mourisco (em perigo de extinção)
Morcego-de-bigodes
Morcego-lanudo  (em perigo de extinção)
Morcego-de-água

Morcego-de-franja (em perigo de extinção)
Morcego de Bechstein  (em perigo de extinção)
Morcego-rato-grande  (em perigo de extinção)
Morcego-rato-pequeno  (em perigo de extinção)
Morcego-anão  

Morcego de Nathusius
Morcego de Kuhl  

Morcego da Madeira 
Morcego de Savii 

Morcego-hortelão 

Morcego-arborícola-grande 

Morcego-arborícola-pequeno 

Morcego arborícola da Madeira 

Morcego-arborícola-gigante 

Morcego dos Açores  (raro)

Morcego-orelhudo-castanho 

Morcego-orelhudo cinzento 
Morcego-negro Barbastella 
Mocegoo-de-peluche 

Morcego-rabudo

Depois de ficarem a conhecer um bocadinho melhor os morcegos, fizeram dois cartazes, um com algumas imagens e outro com caractarísticas.

As crianças chegaram à conclusão que:

TEMOS DE PROTEGER OS MORCEGOS!!!






Centro de Dia de Alcaravela

No dia 25 fomos novamente ao Centro de Dia de Alcaravela, supostamente para fazer as actividades habituais, mas desta vez não houve tempo para tudo.

Conversámos sobre a actividade da Tarde das Bruxas....porque estes senhores e senhores conhecem muitas histórias sobre bruxas. Alguns deles virão contar-nos algumas.

Depois conversamos sobre o Natal deles quando eram crianças...mas quanto a este assunto, vão ter de esperar mais algum tempo, não podemos desvendar já o que disseram. Vai sair no boletim O Sardoal um artigo sobre isso, e nós gostamos de fazer surpresas.




terça-feira, 25 de outubro de 2011

Quartas à Tarde- Tradições

No passado dia 19 de Outubro foi a primeira Quartas à Tarde.

Como era dedicada às Tradições e aproxima-se a nossa actividade Tarde das Bruxas, foi lida uma das histórias do livro Zás Trás Pás, a história Avoa avoa por cima de toda a folha, que nos conta a vida de uma sapateiro casado com uma mulher que todas as sextas-feiras desaparecia a meio da noite. Até que decide fingir que dormia para ver o que se passa e tem uma grande surpresa, estava casado com uma bruxa!!!
É uma das histórias da nossa tradição oral, que já conhecia com pequenas alterações.
Depois fizemos uma breve viagem pela história das bruxas, em como noutros séculos qualquer mulher que soubesse fazer mezinhas e conhecesse ervas, era considerada de imediato uma bruxa.

Por fim, pintaram-se alguns desenhos de bruxas.





Quem quiser também pode pintar, foram retirados da internet.