quarta-feira, 21 de julho de 2010

Dinamarca II

O segundo dia dedicado à Dinamarca foi quase um fiasco....apareceu uma menina...mas fizemos na mesma a actividade. Este dia coincidiu com a abertura da Piscina Municipal descoberta...quase um começo oficial da época balnear no Sardoal.

Assim, repetimos a actividade do dia anterior, ouvimos o hino, aprendemos algumas coisas sobre a Dinamarca, a língua, as vogais e consoantes; o território; fomos pesquisar na net sites sobre a Dinamarca; vimos muitas imagens e no final fizémos o chapéu de Viking.



Santa Casa da Misericórdia de Sardoal

No dia 20 a Santa Casa veio a mais uma sessão de Informática, desta vez foram visitar o blogue, pois alguns idosos ainda não tinha consultado.

Foram ver as novidades em http://animacaoscms.blogspot.com
Viram as fotografias da grande sardinhada que fizeram no início deste mês na Lapa.

Depois pesquisaram coisas do seu interesse, como cidades estrangeiras onde têm familiares, o Santuário de Fátima, etc.



















































Volta ao Mundo: Dinamarca

Na tarde do dia 19 continuámos com a nossa viagem pela Dinamarca, mas desta vez com as crianças da Biblioteca.
Apareceram poucas, mas fizémos na mesma, claro.

Ouvimos o hino da Dinamarca, conversámos sobre o país, mais ou menos como tinha sido com o ATL e fomos fazer os nosso chapéus de Viking!

É muito simples: basta uma folha de jornal ou de revista, cortada em quadrado; dobra-se ao meio. Depois a parte mais larga para baixo, dobram-se os bicos até à outra ponta e voltam-se. Mais ou menos a meio das pontas, estas são viradas para fora, de forma a ficarem uns bicos de fora. A parte de baixo e dobrada uma primeira vez por cima dos bicos, de maneira a ficar um bocadinho abaixo, depois dobra-se pelo vinco, como se ficasse um rebordo. A outra parte é dobrada para dentro, pela medida da dobra onde se estave a fazer os bicos.
E ficamos com um chapéu de Viking!












































ATL 1º Ciclo, primeira vez

No dia 19 de Julho o ATL de Sardoal veio até à Biblioteca para a sua primeira actividade. E começaram bem, com o início da semana dedicada à Dinamarca.

Ficaram a saber algumas coisas sobre esse país, que é formado pela Jutlândia e mais de 400 ilhas!!! Falam dinamarquês, que ao contrário de nós, têm 9, sim nove vogais! O a, e, i, o, u mais o y, Æ, Ø, e  Ä.

Quem não conhece a história do Patinho Feio? Ou da Pequena Sereira? Da Menina dos Fósforos....etc...pois, são todas histórias de um grande escritor infantil dinamarquês, que em seu nome existe o Dia Internacional do Livro Infantil, no dia 2 de Abril, data do nascimento de Hans Christian Andersen!

E quem nunca brincou com Lego?....também é dinamarquês. Até há um grande parque temático dedicado ao Lego, a Legoland em Billund, na Dinamarca.

Falámos também da história da Dinamarca, sobre os Vikings. Entre os século VIII e XI os grandes conquistadores de terras no norte de Europa eram os Vikings, com a sua frota de barcos e poder armado. Outros países também participaram, mas a Dinamarca, pode dizer-se, que foi a sua sede.

Para brincar um pouco com isso, fizémos uma capacete de Viking com folhas de revista.

Para terminar, nada melhor que um jogo infantil, mas da Dinamarca: As Baleias.
Muito simples, faz lembar o jogo das cadeiras. Duas crianças são as baleias, os restantes, aos pares, escrevem nomes de peixes num papel e dão às baleias. Os nomes podem ser repetidos, não faz mal. Eles estão sentados no chão (mas desta vez ficaram nas cadeiras). As baleias vão circulando e chamando os peixes, que se juntam às baleias. Quando todos os peixes tiveram sido chamados, as baleias dizem: "Vem lá uma tempestade". E quando dissereem: "Temos de ir para casa", as baleias tentam sentar-se nas cadeiras e os restantes também. Quem ficar sem cadeira, será a próxima baleia.






Semana da França

O último dia dedicado a França ( 2 de Julho) foi preenchido com uma modalidade desportiva: o ténis.
As crianças fizeram raquetes...mas a partir de material bastante simples. Umas ripinhas de madeira, as quais são unidas com cordel, que serve também para fazer a "rede" da raquete. A fazer de bola, serviram-se de folhas de jornal  e de revistas. E pronto, tinham raquetes para jogar!

terça-feira, 20 de julho de 2010

Centro de Dia de Alcaravela

No dia 7 de julho o Centro de Dia foi até ao Espaço Internet praticar mais um bocadinho a manusear os computadores.

Voltaram no dia 15 de julho para a Hora do Conto, onde ouviram a história O Nabo Gigante.















































































Santa Casa da Misericórdia

A Santa Casa da Misericórdia deslocou-se à Biblioteca no dia 2 de Julho, para ir à Internet, onde visitaram o blogue deles.
Nós também o podemos visitar: http://animacaoscms.blogspot.com
No dia 13 foi a Hora do Conto, onde ouviram a história O Nabo Gigante.















































ATL na Biblioteca

Pelo segundo ano o ATL de Sardoal desloca-se uma vez por semana à Biblioteca.
Os grupos são divididos, numa semana vai o Pré-escolar, na seguinte vai o 1º Ciclo.

O grupo é dividido, um vai para o Espaço internet, enquanto o outro realiza uma actividade, depois troca.
Neste dia, além da Internet, fizeram as maracas em conjunto com as crianças que participam nas actividades da Biblioteca.


Resumo das semanas de Espanha e do México

Entre os dias 5 a 9 de Julho a semana foi dedicada a Espanha.
Alem de ficarem a conhecer o hino de Espanha, que por sinal é o único que não tem letra; ficaram a conhecer outras coisas do país.

Começaram pelas características castanholas, pois claro. Mas não ficaram mesmo iguais às originais, fizeram a partir de material reutilizado, papel e tampas de garrafa.

No dia seguinte seguiram-se leques. Nada melhor para o calor que se fez sentir nessa semana! Foi muito simples, uma folha de papel onde as crianças fizeram desenhos e decoraram como quiseram, dobrar e já está o leque feito.

Seguiu-se uma das figuras mais emblemáticas da arte espanhola: Pablo Picasso. Pode paracer complicado, mas através da expressão artística de Picasso, com o seu cubismo, as crianças conseguiram idealizar formas semelhantes para "copiar" o estilo. o resultado foi fantástico.

No último dia dedicado a Espanha construiram um castelo. Tal como Portugal, é um país com castelos, com um passado semelhante ao nosso, com necessidade de fortificações para se refugiaram em caso de ataques.
O material foi simples, uma caixa de cartão, rolos de cozinha, papel para as torres, tinta e imaginação.

De 12 a 19 de Julho foi a vez do México.
Começaram também por conhecer o hino e algumas curiosidades.
Ficaram a saber que a história do México inclui civilizações antigas, uma delas a civilização Maia. Pode parecer complicado, mas fizeram uma brincadeira com o alfabeto Maia. Tinham de escrever uma mensagem com os símbolos dessa forma de comunicação e depois tentaram descobrir.

As maracas são um instrumento musical oriundo do México; apesar de aí serem redondas...as nossas ficaram ligeiramente diferentes, mas muito divertidas. Foram fietas com garrafas de água decoradas a gosto, com pedrinhas no interior para fazerem barulho.

Muitas pessoas viajam para o México para aproveitar as suas praias, lindas e cheias de peixes. Com essa ideia, as crianças fizeram um "fundo" do mar...imaginário, claro.

O outro dia foi dedicado a jogos tradicionais.

O último dia foi dedicado a fazer caranguejos.....simples de fazer. Basta um prato de plástico, tiras de cartolina para as patas, tintas e imaginação para os pintar.