sexta-feira, 4 de março de 2011

Centro de Dia de Alcaravela

No dia 4 de Março os utentes do Centro de Dia de Alcaravela vieram à Hora do Conto.

Ouviram a história do Humberto e a Macieira. Foi muito engraçado, porque gostaram bastante da história e da ilustração. Fizeram comentários muito interessantes sobre a história, os pormenores dos desenhos, foi bastante curiosa a forma como comentavam o evoluir da história.



Desfile de Carnaval do Pré-escolar, 1º Ciclo e Santa Casa de Sardoal

No dia 4 de Março foi o Desfile de Carnaval das crianças do Pré-escolar e do 1º Ciclo de Sardoal.
Vinham muito animados, tal como as professoras; cada sala tinha um tema diferente. As crianças do Pré-escolar vinham fantasiados com as Quatro Estações do Ano...foi preciso muita imaginação para conseguirem os resultados. Estavam muito giros.

Os mais crescidos do 1º Ciclo vinham diferentes, mas com o mesmo alinhamento, a Natureza. Fantasiaram-se com um assunto bem sério, os problemas ecológicos do nosso Planeta. Cada sala tinha um tema, uns estavam ligados à àgua, outros à reciclagem, à terra...vinham muito divertidos, alegres e coloridos. Claro que também havia fantasias ditas "normais"... fazem parte desta época de fantasia.

Os pais, avós, tios e vizinhos não quiseram perder pitada e ao longo da rua e em redor do Pelourinho, estavam a assitir.

Os idosos da Santa Casa da Misericórida de Sardoal não faltaram ao Desfile, vinham fantasiados de Personalidades da História....desde o Elvis Presley à Cleópetra...vinham muito divertidos também.




Cantinho da Leitura

No dia 2 de Março regressamos ao Cantinho da Leitura, no Centro de Convívio de Sardoal, pelo Programa Pampi.

Começamos pela história Humberto e a Macieira, de Bruno Hächler, editado pela Ambar.
Conta-nos a história do Humberto, um senho já de certa idade, que no seu jardim tem uma grande macieira, que dá apetitosas maçãs. Numa noite de tempestade, a macieira é atingida por um raio...que destrói parte da árvore. Não morre, mas fica muito danificada....e as pessoas deixam de admirá-la como antes faziam... Humberto decide plantar outra macieira, debaixo desta. Passam-se largos anos e Humberto ainda mais velho, está no seu jardim a contemplar as duas macieiras; a mais jovem, que entretanto tinha crescido, dava boas maçãs, a mais velha ainda conseguia todas as primaveras ter alguns rebentos e pequenas maçãs.

Depois conversámos sobre as árvores que os idosos tinham nos seus quintais; alguns tinham árvores centenárias.

Depois foi lida a história A Felicidade não é o que temos, é o que somos, retirada do livro Lá vai uma...Lá vão duas.., de Luísa Dacosta, editado pela Civilização.
Conta a história de uma rapariga que vive no monte, acompanhada pela sua cabra e de poucas posses. Um dia ao entardecer, aparece um homem, que acolhe em sua casa e partilha o pouco que tem, um caldo de couve; enquanto que o homem partilha um naco de pão. Não se sabe bem quem era esse homem, o que é certo é que num inverno rigoroso, que impediu os campos de darem cultivo, a rapariga tinha todas as noites caldo quente e pão, que partilhava com as pessoas da aldeia. Era um milagre. Dessa forma, ia ajudando todos os habitantes.

Uma história que gostaram e fizeram logo a associação à bondade humana, ou à falta da mesma, como agora acontece.

terça-feira, 1 de março de 2011

Autor em destaque mês de Março - Alexandre Herculano

Alexandre Herculano de Carvalho e Araújo nasceu a 28 de Março de 1810, em Lisboa no Pátio do Gil, à Rua de S. Bento, numa modesta família de origem popular.

Sua mãe, Maria do Carmo de São Boaventura, filha e neta de pedreiros da Casa Real; e o pai, Teodoro Cândido de Araújo, era funcionário da Junta dos Juros (Junta do Crédito Público).

Alexandre estudou Humanidades na Congregação do Oratório, onde se iniciou na leitura meditada da Bíblia, o que viria a marcar profundamente. Impedido por dificuldades económicas e familiares de frequentar a Universidade, preparou-se para ingressar no curso prático de Comércio e estudando Diplomática na Torre do Tombo, onde aprendeu os rudimentos da investigação histórica. Por esta altura, com 18 anos, já se manifestava a sua vocação literária: aprendeu o francês e o alemão, fez leituras de românticos estrangeiros e iniciou-se nas tertúlias literárias da marquesa de Alorna, que viria a reconhecer como uma das suas mentoras. Em 1831, envolvido numa conspiração contra o regime miguelista, foi obrigado a exilar-se, primeiro em Inglaterra (Plymouth) e depois em França (Rennes).

Em 1832, participou no desembarque das tropas liberais em Mindelo e na defesa do Porto, onde foi nomeado segundo-bibliotecário e encarregue de organizar os arquivos da biblioteca. Em 1839, aceitou o convite de D. Fernando para dirigir as bibliotecas reais da Ajuda e das Necessidades.

Em 1851 fundou o jornal O País, mas logo se desiludiu, seguindo-se o jornal O Português, em 1853. Dois anos depois foi nomeado vice-presidente da Academia Real das Ciências e incumbido na recolha dos documentos históricos anteriores ao século XV - tarefa que viria a traduzir-se na publicação dos Portugaliae Monumenta Historica, iniciada em 1856.

No mesmo ano tornou-se um dos fundadores do partido progressista histórico. Entre 1860 e 1865 participou na redacção do primeiro Código Civil Português e defendeu o casamento civil. Em 1867, desgostoso com a morte precoce de D. Pedro V, rei retirou-se para a sua quinta em Vale de Lobos, onde se dedicaria quase exclusivamente à vida rural, casando com D. Maria Hermínia Meira, a sua namorada desde a juventude. Em 1872 foi publicado o primeiro volume dos Opúsculos

Morreu em Santarém, a 18 de Setembro de 1877, aos 67 anos, de pneumonia.

Na Biblioteca:

Eurico, O Presbítero, Lendas e Narrativas

O Bobo
A Dama de Pé-de-Cabra
O Monasticon, Tomo I, II e III
O Monge de Cister, Tomo II e I
História de Portugal, Tomo I, II e III
Opúsculos I
Alexandre Herculano, Um homem e uma ideologia na construção de Portugal, de Cândido Beirante e Jorge Custódio


segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Visita ao Sardoal

No dia 25 de Fevereiro os alunos da Universidade da Terceira Idade de Odivelas vieram visitar o Sardoal.

Primeiro visitaram a Igreja Matriz, onde viram ao vivo a obra do Mestre do Sardoal.
Seguiu-se a Igreja da Misericórdia, a Cadeia Velha e foram até ao Covento de Santa Maria da Caridade a pé. Estava um bonito dia de sol, com uma temperatura bastante agradável, por isso foi um bom passeio.

Depois da visita ao Convento foram almoçar às Três Naus, onde provaram a nossa Cozinha Fervida.


Avô Online

No dia 25 de Fevereiro foi a segunda sessão do Avô Online.

A estrenheza inicial foi ultrapassada, por isso agora já conseguem manusear melhor.
Desta vez estavam a aprender a mexer melhor com o rato. Para nós pode parecer algo de muito simples, mas para estes avós não, mas nada que não seja ultrapassável.