No dia 4 de Março foi o Desfile de Carnaval das crianças do Pré-escolar e do 1º Ciclo de Sardoal.
Vinham muito animados, tal como as professoras; cada sala tinha um tema diferente. As crianças do Pré-escolar vinham fantasiados com as Quatro Estações do Ano...foi preciso muita imaginação para conseguirem os resultados. Estavam muito giros.
Os mais crescidos do 1º Ciclo vinham diferentes, mas com o mesmo alinhamento, a Natureza. Fantasiaram-se com um assunto bem sério, os problemas ecológicos do nosso Planeta. Cada sala tinha um tema, uns estavam ligados à àgua, outros à reciclagem, à terra...vinham muito divertidos, alegres e coloridos. Claro que também havia fantasias ditas "normais"... fazem parte desta época de fantasia.
Os pais, avós, tios e vizinhos não quiseram perder pitada e ao longo da rua e em redor do Pelourinho, estavam a assitir.
Os idosos da Santa Casa da Misericórida de Sardoal não faltaram ao Desfile, vinham fantasiados de Personalidades da História....desde o Elvis Presley à Cleópetra...vinham muito divertidos também.
Mostrar mensagens com a etiqueta Pré-Escolar. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Pré-Escolar. Mostrar todas as mensagens
sexta-feira, 4 de março de 2011
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Pré-escolar Valhascos
No dia 23 de Junho o Pré-escolar dos Valhascos tive a última Hora do Conto na Biblioteca, deste ano lectivo, claro.
A história foi o Cri-Cri, de Irene de Puig, uma história muito animada que nos fala do Cri-Cri, um grilo muito vaidoso, tão vaidoso que acaba por fazer todos os grilos do mundo desafinarem.
Depois fomos jogar ao Carrega Burrinho, o jogo que tem sido um sucesso. Este jogo tradicional português foi retirado do livro Jogos Populares e Tradicionais Portugueses, de António Miguel Oliveira, editado pela Associação Recreativa, Cultural e Social de Silveirinhos.
O Burrinho tem de adivinhar os objectos atarvés do tacto, pois tem os olhos vendados. Um menino ajuda a escolher de uma bolsa.
Tem sido uma animação e este vez não foi excepção.
Todos gostaram.
Como ainda tinham tempo, ainda foram ver alguns livros antes de regressarem à escola.
Etiquetas:
Carrega Burrinho,
Hora do Conto,
Pré-Escolar,
Valhascos
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Actividade com Pré-escolar de Sardoal
No dia 27 de Maio foi a vez da Sala 1 do Pré-escolar de Sardoal vir até à Biblioteca. Vieram para Conta-me um Conto e ficaram a conhecer a história dos Dois Ratinhos Marotos, de Beatrix Potter.
Autora de livros dedicados às crianças e mãe do "seu filho" mais conhecido, o Noddy.
Autora de livros dedicados às crianças e mãe do "seu filho" mais conhecido, o Noddy.
As personagens principais são o João Polegar e sua mulher, Finca Trinca, um casal de ratos que um dia vão até à casa das bonecas, a Joana e a Lucinda. Ao entraram descobrem um autêntico banquete....mas diferente...não se come...é feito de gesso. Ficam zangados, estragam algumas coisas e levam outras para a sua casa. No entanto, ficam com alguns remorsos e o João Polegar na véspera de Natal, deixa uma moeda para as bonecas e a Finca Trinca passa a ir todos os dias varrer a casa das bonecas.
De seguida fomos jogar ao Carrega Burrinho, mais uma vez, uma grande animação.
Mas desta vez houve burrinho carregado...pois foi..e não foi um menino...
Estas salas estão a vir pela última vez este ano lectivo à Biblioteca, e como tal, tentamos fazer uma despedida diferente e aproveitar o bom tempo.
Etiquetas:
Conta-me um Conto,
Pré-Escolar,
Sardoal
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Actividade com Pré-escolar de Sardoal
No dia 26 as crianças do Pré-escolar de Sardoal vieram à Biblioteca, foi a sala 4, a dos mais pequenos. Vieram à Hora do Conto.
Lemos a história do Cri-Cri, da Irene de Puig; uma história divertida e que explica afinal, porque os grilos cantam desafinados.
Estas crianças na semana anterior tinham ido visitar uma quinta, à Escola Agrícola das Mouriscas (Abrantes) e contaram logo os animais que tinham visto. Mas grilos não haviam, só touros, cabras, vacas, porcos, cavalos e burros. Nem de propósito, pois fizemos o jogo do Carrega Burrinho.
No início estavam mais tímidos, pois são uma turma que se porta lindamente na Biblioteca, talvez por isso, estivessem mais contido. Sim, esta turma sabe muito bem que numa Biblioteca não se faz barulho.
Fomos para a rua jogar e no final a animação já era grande!
Mais uma vez, o burro não foi carregado....eles conseguem descobrir os objectos pelo tacto e mesmo vendados.
Etiquetas:
Hora do Conto,
Pré-Escolar,
Sardoal
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Actividade com Pré-escolar da Presa e de Panascos
No dia 20 de Maio as salas do Pré-escolar da Presa e dos Panascos, Alcaravela, vieram à Biblioteca para a actividade Conta-me um Conto. Para aproveitar os novos livros, foi lida a história Se os Animais se Vestissem como Gente, de Luísa Ducla Soares, foi por isso uma Hora do Conto.
A história fala de como seria se alguns animais se vestissem como nós! Por exemplo a gata vestiria de noiva? E o cão polícia?! Será que se vestia de polícia? O pobre do polvo como faria se quisesse usar um relógio?! Talvez tivesse de usar relógios em todos os tentáculos... E a cobra onde punha um cinto?! Onde fica a cintura dela? Ou então a vaca, sairia para o campo de soutien? E será que a baleia andava vestida com um bikini? Entre outros exemplos. É uma história bem divertida.
Depois, fomos para as traseiras da Biblioteca, para os meninos poderem lanchar e aproveitar o bom tempo.
Como a história falava de animais, fomos jogar ao Carrega Burrinho. É muito simples, basta ter uma sacola com objectos, uma mochila e um pano para vendar os olhos.
Um dos meninos faz de burro, que põe a mochila às costas e é vendado e está pronto a ser carregado. Outro menino escolhe um objecto e dá ao "burrinho", que tem de adivinhar através do tacto. Se acertar, ganha e passa a outro, se não, o objecto vai para a mochila. Termina quando a mochila ficar cheia.
Foi muito engraçado, pois havia muitos animais relacionadas com a história.
Mas neste caso, as crianças acertaram em tudo!!!! Afinal o burro não foi carregado... Foi uma grande animação, até nós e as professoras entrámos no jogo!
Foi mesmo muito divertido!
Etiquetas:
Alcaravela,
Hora do Conto,
Jogos,
Panascos,
Pré-Escolar,
Presa
sexta-feira, 7 de maio de 2010
Actividade com Pré-escolar de Sardoal
No dia 7 de Maio as crianças da sala 3 do Pré-escolar de Sardoal vieram à Biblioteca.
As crianças vieram ouvir a história Cri-Cri, de Irene de Puig, que conta a história do grilo Cri-Cri, um grilo muito vaidoso. Foi ele que fez com que todos os grilos do mundo desafinassem! Foi mesmo!
Depois foram pintar grilos, divididos por três grupos, cada grupo com um desenho de um grilo, que pintaram em conjunto.
Etiquetas:
Hora do Conto,
Pré-Escolar,
Sardoal
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Comemoração do Dia Mundial do Livro
No dia 23 de Abril comemorámos o Dia Mundial do Livro com a sala 4 do Pré-escolar de Sardoal, que vieram acompanhados pela educadora Maria da Luz.
Foi a primeira vez que esta turma veio à Biblioteca.
A actividade era Conta-me um Conto, mas como era um dia especial foi diferente.
Inventámos a Declaração dos Direitos do Livro, onde vinham algumas ideias sobre os livros, que podem ver mais abaixo.
Ouvimos uma história animada, O Incrível Rapaz que Comia Livros, de Oliver Jeffers. Fala de um rapaz, o Henrique, que comia livros. Comia, comia..até ficar muito inteligente. Mas de tanto comer, acabou por ficar doente. Depois descobriu que afinal também podia ler os livros...e adorou!
Depois fizemos um marcador de livros em forma de ratinho. É bastante simples, pedaços de cartolina cortados como se fossem lápis, olhinhos, fio de crochê preto para os bigodes, fio preto mais grosso para a cauda e pedaços de cartolina para fazer as orelhas.
Depois, e como era a primeira vez, fomos visitar a Biblioteca. Terminámos no Espaço Internet onde visitaram o blogue.
Etiquetas:
Conta-me um Conto,
Dia Mundial do Livro,
Pré-Escolar,
Sardoal
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Actividade com Pré-escolar de Sardoal
No dia 14 de Abril as crianças da Sala 3 do Pré-Escolar de Sardoal vieram até à Biblioteca, acompanhadas pela educadora Manuela e por uma auxiliar.
A actividade era Conta-me um Conto e foi o que se fez. O conto escolhido era de Hans Christian Andersen, a Princesa e a Ervilha.
No mês do seu aniversário, que é a 2 de Abril, Dia Mundial do Livro Infantil, a história tinha de ser mesmo dele.
E quem sabe a história?
Era uma vez um Príncipe que queria casar, mas tinha de ser com uma princesa, uma que fosse realmente uma princesa verdadeira. Coitado, teve uma tarefa muito complicada, pois não encontrava. Até que um dia...apareceu alguém no seu palácio. Mas tinha ainda que provar se estava diante de uma verdadeira Princesa, para tal tinha de passar por uma prova muito difícil,a Princesa tinha de dormir numa cama com vinte colchões, onde a Rainha tinha colocado uma pequena ervilha. Será que a Pincesa conseguia sentir a ervilha? Só uma verdadeira princesa conseguia sentir. Será que sentiu?
Os meninos ficaram a saber o final da história.
Conversámos...e depois fomos ao Espaço Internet para eles conhecerem o blogue.
No final, regressaram à escola.
Etiquetas:
Conta-me um Conto,
Pré-Escolar,
Sardoal
quarta-feira, 10 de março de 2010
Actividade com Pré-escolar de Sardoal
No dia 10 de Março vieram os meninos do Pré-escolar de Sardoal, a Sala 2, para assistirem à actividade Conta-me um Conto, acompanhados pela Educadora Clara e pela auxiliar Linda.
O Conto foi As Estrelas de Ouro, dos Irmãos Grimm, mais um conto para os meninos ficarem a conhecer.
Vinham cheios de energia....finalmente dois dias seguidos de sol ao fim de muito tempo! Finalmente puderam passear um bocadinho!
De seguida foi-lhes explicado o que era um Blogue...talvez difícil de compreenderem, por isso fomos até ao Espaço Internet para verem como é. E puderam ver as fotografias do desfile de Carnaval.
E quando chegou a hora, lá foram muito animados pela rua fora até à Escola.
Etiquetas:
Conta-me um Conto,
Pré-Escolar,
Sardoal
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Hora do Conto com o Pré-escolar de Valhascos
No dia 25 de Fevereiro os meninos do Pré-escolar de Valhascos vieram à Hora do Conto na Biblioteca, acompanhados pela professora e duas auxiliares, pois esta turma tem uma criança especial.
Foi lida a história André e o Alegrião, de Hiawyn Oram, com desenhos de Satoshi Kitamura.
A história é divertida, como são todas as histórias desta escritora. O André encontra uma Alegrião, que passa a ser a sua felicidade às sextas-feiras, mas acaba por ficar gasto e desaparece. Afinal o que é um Alegrião?...Só lendo!
Como se trata de uma aldeia do concelho, convidámos os meninos a escolherem um livro para requisitarem e levarem para a escola, pois de outra forma é mais complicado virem até cá. Foi uma animação, cada um só podia escolher um, o que se tornou complicado escolher um no meio de tantos...mas lá conseguiram.
Depois fomos visitar a Biblioteca, alguns meninos nunca tinham entrado, outros já não se lembravam como era.
A visita terminou no Espaço Internet, onde ficaram algum tempo na Internet a jogar.
Depois chegou o autocarro e lá regressaram à escola.
Etiquetas:
Hora do Conto,
Pré-Escolar,
Valhascos
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
Actividade com o Jardim de Infância de Sardoal
No dia 2 de Fevereiro tivemos a visita de 17 meninos e meninas da Sala 1 do Pré-escolar de Sardoal, acompanhados pela Educadora Eugénia, pela auxiliar Célia, a Educadora Susana do Ensino Especial e a Educadora Maria João, a Coordenadora das Educadoras.
Vieram participar na Hora do Conto. Desta vez foi escolhida a história Bernardo Faz Birra, de Hiawyn Oram.
Pois...as birras...são um assunto complicado e nesta história então....!
Depois da leitura acompanhada de projecção, foi-lhes explicado o funcionamento da Biblioteca e dado o Guia do Pequeno Utilizador. Foram os primeiros a recebê-lo!
Seguiu-se uma visita à Biblioteca que terminou no Espaço Internet. Todos quiseram participar um bocadinho num jogo on-line do Noddy! Perdição do amigo Gui!
Depois regressaram à escola! Aproveitaram o lindo dia de sol para um passeio entre a Escola e a Biblioteca!
As crianças das salas de Sardoal deslocam-se a pé, pois o Jardim de Infância e o 1º Ciclo são relativamente próximos da Biblioteca.
Etiquetas:
Hora do Conto,
Pré-Escolar,
Sardoal
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Profissões antigas II - A Costureira
A Costureira
No dia 10 de Março de 2009 foi a vez a costeureira, a "Menina" Antonieta. Esta senhora já fez roupa para várias gerações, desde vestidos de noiva, de baptizado, simples blusas, saias, casacos....uma enorme variedades de feitios. Só não faz calças. Eu própria, fui em pequenina com a minha mãe e já lá fui com a minha filha.
Para as crianças vindas de Panascos, Alcaravela, desta vez entre os 3 e os 9 anos, porque era uma sala da Pré-escolar e outra do 1º Ciclo, foi uma amnhã diferente.
Para as crianças vindas de Panascos, Alcaravela, desta vez entre os 3 e os 9 anos, porque era uma sala da Pré-escolar e outra do 1º Ciclo, foi uma amnhã diferente.
Hoje em dia, a maioria de nós vai a uma loja, experimenta e compra na hora uma peça de roupa, mas nem sempre foi assim. Primeiro era preciso tirar as medidas, escolher o feitio e a menina Antonieta dava-nos a quantidade de tecido a comprar, o fecho, botões e forro, se fosse preciso. Depois, íamos a sua casa experimentar, era a prova; só ao fim de alguns dias ficava pronta.
A menina Antonieta trouxe ferros de engomar antigos, daqueles a carvão. Pois, esquecemo-nos como era a vida antes de haver electricidades, agora é tudo mais simples.
Mostrou-nos algumas fotografias de vestidos de noive e de batizado que fez, alguns com já 60 anos!
Trazia pedaços de tecido para mostrar como se faziam alguns pontos e algumas das meninas experimentaram.
A menina Antonieta a mostrar algumas peças e as crianças dos Panascos.
Algumas peças e objectos.
Etiquetas:
1º Ciclo,
Alcaravela,
Costureira,
Panascos,
Pré-Escolar,
Profissão dos Nossos Avós
Subscrever:
Mensagens (Atom)