Mostrar mensagens com a etiqueta Pampi. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Pampi. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 4 de março de 2011

Cantinho da Leitura

No dia 2 de Março regressamos ao Cantinho da Leitura, no Centro de Convívio de Sardoal, pelo Programa Pampi.

Começamos pela história Humberto e a Macieira, de Bruno Hächler, editado pela Ambar.
Conta-nos a história do Humberto, um senho já de certa idade, que no seu jardim tem uma grande macieira, que dá apetitosas maçãs. Numa noite de tempestade, a macieira é atingida por um raio...que destrói parte da árvore. Não morre, mas fica muito danificada....e as pessoas deixam de admirá-la como antes faziam... Humberto decide plantar outra macieira, debaixo desta. Passam-se largos anos e Humberto ainda mais velho, está no seu jardim a contemplar as duas macieiras; a mais jovem, que entretanto tinha crescido, dava boas maçãs, a mais velha ainda conseguia todas as primaveras ter alguns rebentos e pequenas maçãs.

Depois conversámos sobre as árvores que os idosos tinham nos seus quintais; alguns tinham árvores centenárias.

Depois foi lida a história A Felicidade não é o que temos, é o que somos, retirada do livro Lá vai uma...Lá vão duas.., de Luísa Dacosta, editado pela Civilização.
Conta a história de uma rapariga que vive no monte, acompanhada pela sua cabra e de poucas posses. Um dia ao entardecer, aparece um homem, que acolhe em sua casa e partilha o pouco que tem, um caldo de couve; enquanto que o homem partilha um naco de pão. Não se sabe bem quem era esse homem, o que é certo é que num inverno rigoroso, que impediu os campos de darem cultivo, a rapariga tinha todas as noites caldo quente e pão, que partilhava com as pessoas da aldeia. Era um milagre. Dessa forma, ia ajudando todos os habitantes.

Uma história que gostaram e fizeram logo a associação à bondade humana, ou à falta da mesma, como agora acontece.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Avô Online - Programa Pampi

No dia 18 de Fevereiro dois grupos tiveram a sua primeira sessão na actividade promovida pelo programa Pampi, o Avô Online.

Para a maioria foi a primeira vez que contactaram de perto com aquela "coisa" que é o computador.
O Ricardo era o anfitrião, e foi deixando todos descansados com o que se iria passar naquele tempo.
Primeiro ficaram a conhecer o que tinham à sua frente, o monitor, o rato, teclado, a câmara, para depois darem início à aprendizagem. Primeiro que tudo, era necessário ligar o computador, entrar no "ambiente de trabalho" e começar a manusear o computador.
A primeira pequena "guerra" foi com o rato...é complicado no início...parece que foge sempre em sentido contrário do pretendido, mas depois habituamo-nos a ele.

Foram duas sessões, uma às 10h e outra às 11h, mas pelo que ouvi dizer, já há lista de espera...por isso quem sabe se não haverá mais.

Como é normal, "primeiro estranha-se e depois entranha-se". Acontece sempre, no início acha-se que é uma coisa só para os mais jovens, mas não é, pode ser para qualquer idade.














quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Cantinho da Leitura

No dia 16 de Fevereiro foi o dia da primeira sessão do Cantinho da Leitura, do Programa Pampi, no Centro de Convívio de Sardoal.
 
Como foi a primeira vez, ainda não se sabia bem os gostos dos participantes, por isso, e sendo a semana do Dia dos Namorados, foi lida a história Apaixonados, com texto e ilustração de Rebecca Dautremer.
As ilustrações são lindas, não fosse um trabalho desta ilustradora fantástica. O texto é simples, mas muito bonito.
Fala da Salomé que não sabia o que era estar apaixonada...mas acha as reacções do Ernesto estranhas....será que está apaixonado?
Vai então conversando com os amigos, todos crianças, que lhe vão dando explicações de como é estar apaixonado...mas claro, tudo do ponto de vista das crianças. Uma bela história.

Depois, foram lidas duas histórias do livro Zás-Trás-Pás eis os contos que o livro traz, a história Cabaça Cabacinha e Avoa, avoa por cima de toda a folha.
Duas histórias tradicionais, que logo disseram que já conheciam mas não assim. A Avoa avoa era uma das história contadas à lareira quando era pequena.

Alusivos ainda ao Dias dos Namorados, fizeram um coração em quilling. Uma técnica muito simples, mas com efeitos muito bonito.
Basta ter uma tira de cartolina, este caso, vermelha, dobrar ao meio e cada ponta enrolar para dentro. Deixar um bocado por enrolar e desenrolar naturalmente, para que forme um coração. Colaram sobre um quadrado de cartolina branca, assim sobressai mais.
Como é costume, a conversa começou nas histórias, mas quando demos conta já falávamos de comida, da quinta-feira das comadres, de fazer flores com pão...etc. As flores de pão ficaram para a próxima! Vamos todos aprender.

A quinta-feira das comadres será na próxima quinta, pois é duas semanas antes do Carnaval. Costumavam fazer comida, arroz doce, mas só as mulheres...os homens não. As mulheres iam a cavalo num baú, mas os homens não.

 






quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

PAMPI - Programa de Apoio Municipal à Pessoa Idosa

Os Serviços de Saúde e Acção Social da Câmara Municipal vão levar a cabo algumas acções dedicadas à população idosa do nosso concelho.

Um programa que foi inserido no PAMPI foi a hidroginástica na Piscina Municipal Coberta. Estas aulas são gratuitas para a população idosa, tal como o transporte.

Agora vão ter outras ofertas: Aulas de Dança, O Cantinho da Leitura, Entre Linhas e Bordados, Avô Online; Aulas de Teatro e Aulas de Pintura.

Assim, cada dia há uma actividade diferente que pode ter a duração de 1h, como o caso do Cantinho da Leitura, ou a tarde toda, como Entre Linhas e Bordados.

A grande vantagem de tudo isto, além de ocupar o tempo positivamente destes idosos, todas as actividades são gratuitas.

Para as aulas de bordados, cada um tem de levar o seu material.

As aulas de Teatro, Dança; o Cantinho da Leitura e Entre Linhas e Bordados, decorrerão no Centro de Convívio de Sardoal, no Antigo Ensaio da Música. Já o Avô Online será no Espaço Internet, na Biblioteca Municipal de Sardoal, mesmo ao lado da Câmara.

Quem conhecer algum idoso que possa e que queira inscrever-se, basta dirigir-se aos Serviços de Saúde e Acção Social da Câmara.

Acho que é mesmo de aproveitar!