quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

PAMPI - Programa de Apoio Municipal à Pessoa Idosa

Os Serviços de Saúde e Acção Social da Câmara Municipal vão levar a cabo algumas acções dedicadas à população idosa do nosso concelho.

Um programa que foi inserido no PAMPI foi a hidroginástica na Piscina Municipal Coberta. Estas aulas são gratuitas para a população idosa, tal como o transporte.

Agora vão ter outras ofertas: Aulas de Dança, O Cantinho da Leitura, Entre Linhas e Bordados, Avô Online; Aulas de Teatro e Aulas de Pintura.

Assim, cada dia há uma actividade diferente que pode ter a duração de 1h, como o caso do Cantinho da Leitura, ou a tarde toda, como Entre Linhas e Bordados.

A grande vantagem de tudo isto, além de ocupar o tempo positivamente destes idosos, todas as actividades são gratuitas.

Para as aulas de bordados, cada um tem de levar o seu material.

As aulas de Teatro, Dança; o Cantinho da Leitura e Entre Linhas e Bordados, decorrerão no Centro de Convívio de Sardoal, no Antigo Ensaio da Música. Já o Avô Online será no Espaço Internet, na Biblioteca Municipal de Sardoal, mesmo ao lado da Câmara.

Quem conhecer algum idoso que possa e que queira inscrever-se, basta dirigir-se aos Serviços de Saúde e Acção Social da Câmara.

Acho que é mesmo de aproveitar!










quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Profissão dos Nossos Avós - Pastor

No dia 9 de Fevereiro a turma B do 1º Ciclo de Sardoal foram conhecer uma profissão do tempo dos avós deles: Pastor.
Como se tratava de uma profissão complicada de levar à Biblioteca e perdia metade do sentido, fomos até ao campo ter com o Agostinho Esperto, o pastor.

Pelo caminho passámos pela Fonte Velha, que tem uma lenda, diz-se que tem dois potes, um com outro e outro com peste. Quem os encontrar não sabe o qual vai abrir...se abrir o da peste, ficamos todos doentes, mas se for o do ouro, fica rico.
Como é uma das mais antigas fontes, ainda se nota o sítio onde as pessoas pousavam os cântaros para levar a água.
Depois passámos pelo sobreiro do D. Maria, um grande sobreiro, muito antigo e classificado.

E lá fomos andando até que encontrámos o Agostinho e a sua irmã, acompanhados pelos cães e cerca de 275 cabeças, ovelhas, cabras e filhotes.

Primeiro tivemos contractos com os filhotes, borregos pequenos, o primeiro com três dias de vida.

Se no início estavam um bocadinho envergonhados, alguns minutos depois já andavam a correr atrás das cabras e das ovelhas, a tentar fazer-lhes festas; mas elas fugiam. Já pareciam pastores.

Depois, o Agostinho foi buscar uma cabra para aprendermos a ordenhar, ou seja, a tirar o leite. Trouxe-nos a Castanha, uma cabra que no ínico estava com um bocadinho de medo. Mas o Agostinho logo disse, que nenhum daqueles animais era perigoso nem marrava, mesmo aqueles que tinham cornos, porque tem os sobrinhos pequenos e claro que animais desses não podia ter.

As crianças em pouco tempo já estavam a tirar o leite! Todos queriam experimentar.

Entretanto, lá iam aparecendo com mais animais ao colo, pequeninos e muito sossegados.
Reparamos que algumas ovelhas tinham a lã maior que outros, o Agostinho explicou que era por serem de raças diferentes. A raça da Serra da Estrela é maior, protege mais da chuva.
Havia de muita cores, brancas, castanhas, malhadas, pretas...

Quando uns dos borregos era libertado, corria logo para a mãe e na direccção certa, faziam "méé" e logo encontrava. E porque? Porque quando nascem a mãe lambe o filhote e fica a conhecer o cheiro dele e a cria, o da mãe.

A animação era muita, andavam já a correr atrás dos animais, a tentarem apanhar algum, mas eles fugiam. Os cães é que não percebiam muito o que se estava a passar, mas estavam sossegados em vigilância, só reagiam com a ordem dada  pelo Agostinho. É impressinante como eles entendem cada assobio e cada ordem verbal e fazem exactamente aquilo que lhes pedem.

Depois apareceu a senhora com um borrego que mais parecia a Ovelha Choné, preta, mesmo preta e com algumas partes brancas. Todos queriam pegar ao colo.

Mas antes de irmos embora tivémos uma grande surpresa!
Uma das cabras estava quase a dar à luz! Seria um momento único para todos!
O Agostinho foi ver como estava a decorrer o parto, se estava quase ou não, afinal estava quase quase. Lá fomos atrás dele para perto do local onde estava a cabra. Não podíamos fazer barulho, a cabra não podia ficar nervosa. Esperámos uns minutos e lá começámos a ver a cabeça do cabrito e depois o resto do corpo. Mal chegou ao chão "chourou" e a mãe começou a limpá-lo. Este era o primeiro cabrito, porque a cabra tinha mais um para nascer. Mas infelizmente o tempo voou e nós tivemos de vir embora.

No final, agradecemos ao Agostinho e à sua irmã. Foi uma forma bem diferente de vermos uma profissão.

Se tivesse sido na Biblioteca, estávamos confinados a um local, assim, fomos memso ao espeço onde andava o pastor, desta forma, foi muito mais realista.

O nosso muito obrigado ao Agostinho!




terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

183º Aniversário de Júlio Verne

Jules Gabriel Verne nasceu a 8 de Fevereiro de 1828, em Nantes, França.
 
Estreou a sua primeira peça de teatro em Paris, aos vinte e dois anos de idade e, um ano depois, em 1851, o seu primeiro conto de ficção científica, Un Voyage En Ballon. 
O episódio Cinq Semaines En Ballon (1863) garantiu a Júlio Verne a popularidade necessária ao seu estabelecimento como escritor a tempo inteiro e inspirou mais tarde, em 1872, a sua famosa obra La Tour du monde en quatre-vingt jours (A Volta ao Mundo em 80 dias).

Em Le Voyage Au Centre De La Terre (1864, Viagem ao Centro da Terra), descrevia uma expedição científica ao núcleo terrestre, antecipando um sonho de muitos investigadores. O mesmo aconteceu com De La Terre À La Lune (1865, Da Terra à Lua), romance que encontraria uma continuação em Autour De La Lune (1870, À Volta da Lua) mais de cem anos antes desta acontecer na realidade.

Faleceu a 24 de Março de 1905, em Amines, França.
 
 
 

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

199º Aniversário de Charles Dickens

Celebra-se hoje, dia 7 de Fevereiro, o 199º aniversário de Charles Dickens, o nosso Autor em Destaque para o mês de Fevereiro.


Charles John Huffman Dickens nasceu a 7 de fevereiro de 1812, em Portsmouth, Inglaterra.

Aos doze anos a vida de Dickens mudou drasticamente, foi trabalhar para a fábrica Warren Blacking , de sapatos.

Os romances foram publicados em revistas, o Oliver Twist entre 1837 e 1839, seguido por Nicholas Nickleby (1838-1839), The Old Curiosity Shop (1840-1841) e Barnaby Rudge (1841), Um Conto de Natal (1843), The Chimes (1844), O Grilo na Lareira (1845), A Batalha da Vida (1846), e The Haunted Man (1848). Dickens tinha encontrado um público que esperava ansiosamente pelas suas publicações.

Charles Dickens morreu a 9 de junho de 1870, na sua casa, Gad's Hill, Inglaterra.