Mostrar mensagens com a etiqueta Dinamarca. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Dinamarca. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Exposição com construções da Lego

No dia 9 de Agosto será inaugurada no Centro Cultural Gil Vicente uma exposição com construções com peças de Lego, à semelhança do que acontece na cidade de Tomar.

Para quem gosta de Lego, ou se lembra de ter brincado com essas peças mágicas, não se esqueça de ir até ao Centro Cultural.

A exposição está aberta ao público até dia 11 de Setembro.
O horário é de terça a sábado das 16h às 18h e ao sábado das 15h às 18h. Encerra aos domingos, segundas e feriados.

Nós iremos lá, até porque é um produto da Dinamarca.



Dinamarca V

O último dia da Dinamarca foi dedicado a fazer uma peça de LEGO gigante.
Para quem não sabe, o LEGO foi inventado por um senhor dinamarquês.

Recriar uma peça de LEGO é simples, basta ter uma caixa de cartão, 4 recepientes de plástico, nós tínhamos 4 copos; tintas e imaginação qb.

O resultado foi engraçado, com uma peça de dimensões gigantes e bastante colorida.





























































Dinamarca IV

No dia seguinte fizémos uma Caça ao Tesouro. Os dinamarqueses foram conhecidos por serem Vikings, entre o século VIII e XI.

Um Viking tinha escondido um tesouro na Biblioteca, mas para lá chegarmos, tínhamos de decifrar uma mensagem. Os Vikings tinham o alfabeto Rúnico e foi nesse alfabeto que a mensagem foi deixada...só tinham de a decifrar.
Ficavam a saber que tinham de dirigir-se ao Luís Maria, no Espaço Internet, onde ele tinham uma pergunta bastante complicada, tinham de responder quais as cores da bandeira da Dinamarca e dirigir-se à Sala das Crianças e encontrar os livros do Hans Christian Andersen, aí estava um pequeno tesouro.
Foram divididos em dois grupos e lá conseguiram passar todas as dificuldades até ao tesouro.









































Volta ao Mundo: Dinamarca III

A Dinamarca é o país de Hans Christian Andersen, um escritor de contos infantis. Para os mais destraídos, o dia 2 de Abril é o Dia do Livro infantil, uma forma de comemorar o dia de nascimento de Andersen.
Ele foi o autor de vários contos, desdo o Patinho Feio à Pequena Sereia, por isso, fizémos uma sereia.

É bastante simples, é preciso marcadores, de preferência velhos e que já não escrevam; tecido, desperdício, papel, cola, tesoura e caneta de acetato.
Primeiro faz-se a cauda da sereia em papel, depois uma tira de tecido para fazer a parte de cima do biquini; o desperdício para o cabelo, a tirinha de tecido atada no marcador e no final os olhos e boca são feitos com a caneta de acetato.
E temos um sereia feita.



quarta-feira, 21 de julho de 2010

Dinamarca II

O segundo dia dedicado à Dinamarca foi quase um fiasco....apareceu uma menina...mas fizemos na mesma a actividade. Este dia coincidiu com a abertura da Piscina Municipal descoberta...quase um começo oficial da época balnear no Sardoal.

Assim, repetimos a actividade do dia anterior, ouvimos o hino, aprendemos algumas coisas sobre a Dinamarca, a língua, as vogais e consoantes; o território; fomos pesquisar na net sites sobre a Dinamarca; vimos muitas imagens e no final fizémos o chapéu de Viking.



Volta ao Mundo: Dinamarca

Na tarde do dia 19 continuámos com a nossa viagem pela Dinamarca, mas desta vez com as crianças da Biblioteca.
Apareceram poucas, mas fizémos na mesma, claro.

Ouvimos o hino da Dinamarca, conversámos sobre o país, mais ou menos como tinha sido com o ATL e fomos fazer os nosso chapéus de Viking!

É muito simples: basta uma folha de jornal ou de revista, cortada em quadrado; dobra-se ao meio. Depois a parte mais larga para baixo, dobram-se os bicos até à outra ponta e voltam-se. Mais ou menos a meio das pontas, estas são viradas para fora, de forma a ficarem uns bicos de fora. A parte de baixo e dobrada uma primeira vez por cima dos bicos, de maneira a ficar um bocadinho abaixo, depois dobra-se pelo vinco, como se ficasse um rebordo. A outra parte é dobrada para dentro, pela medida da dobra onde se estave a fazer os bicos.
E ficamos com um chapéu de Viking!












































ATL 1º Ciclo, primeira vez

No dia 19 de Julho o ATL de Sardoal veio até à Biblioteca para a sua primeira actividade. E começaram bem, com o início da semana dedicada à Dinamarca.

Ficaram a saber algumas coisas sobre esse país, que é formado pela Jutlândia e mais de 400 ilhas!!! Falam dinamarquês, que ao contrário de nós, têm 9, sim nove vogais! O a, e, i, o, u mais o y, Æ, Ø, e  Ä.

Quem não conhece a história do Patinho Feio? Ou da Pequena Sereira? Da Menina dos Fósforos....etc...pois, são todas histórias de um grande escritor infantil dinamarquês, que em seu nome existe o Dia Internacional do Livro Infantil, no dia 2 de Abril, data do nascimento de Hans Christian Andersen!

E quem nunca brincou com Lego?....também é dinamarquês. Até há um grande parque temático dedicado ao Lego, a Legoland em Billund, na Dinamarca.

Falámos também da história da Dinamarca, sobre os Vikings. Entre os século VIII e XI os grandes conquistadores de terras no norte de Europa eram os Vikings, com a sua frota de barcos e poder armado. Outros países também participaram, mas a Dinamarca, pode dizer-se, que foi a sua sede.

Para brincar um pouco com isso, fizémos uma capacete de Viking com folhas de revista.

Para terminar, nada melhor que um jogo infantil, mas da Dinamarca: As Baleias.
Muito simples, faz lembar o jogo das cadeiras. Duas crianças são as baleias, os restantes, aos pares, escrevem nomes de peixes num papel e dão às baleias. Os nomes podem ser repetidos, não faz mal. Eles estão sentados no chão (mas desta vez ficaram nas cadeiras). As baleias vão circulando e chamando os peixes, que se juntam às baleias. Quando todos os peixes tiveram sido chamados, as baleias dizem: "Vem lá uma tempestade". E quando dissereem: "Temos de ir para casa", as baleias tentam sentar-se nas cadeiras e os restantes também. Quem ficar sem cadeira, será a próxima baleia.