sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Estados Unidos da América IV

No dia 9 de Setembro fomos até ao Centro Cultural Gil Vicente.

A maioria dos filmes que nós vemos são dos EUA, produzidos nas proximidades da cidade de Los Angels (Califórnia), em Hollywood.
Por isso fomos até ao Centro Cultural ver o outro lado de uma sala de cinema, fomos ver como se monta um filme para poder ser mostrada no auditório, quais as máquinas e aproveitámos para aprender ainda mais, pois lá estão expostas duas máquinas antigas de projectar filmes.

Antes de haver o Cnetro Cultural, onde hoje está o Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia, havia um cinema, onde aqueles máquinas estiveram. O Ricardo e o David conseguiram recuperar essas duas máquinas. Uma de 1969 e outra ainda mais antiga, ambas estavam cheias de ferrugem, muito estragadas e eles deitaram mãos até ficarem praticamente novas.

Os filmes eram passados naqueles máquinas e quando a fita partia, era colada com acetona. Agora já há uma máquina para o fazer, para unir bobines, já não é quando se parte.

A fita tem uns buraquinhos para que não saia do sítio, assim, passa por uma roda dentada que a vai mantendo no sítio. O som também já lá está, sim...está gravado na prórpia fita, como se fosse um risco por cima das imagens. E por falar em imagens, sabiam que 1 segundo, sim 1 segundo num filme são cerca de 20 imagens?!...Isto úm único segundo...agora vamos imaginar um filme!

As novas máquinas de projectar ainda têm como base de funcionamento as antigas. Claro que têm diferenças, mas a base é muito semelhante.

Os filmes quando chegam vêm dento de caixas redondas de metal, dividos por partes, que depois são montados numa sala própria, onde são enrolados numas bobines gigantes. Quando são unidos, a máquina usa fita-cola para colar.

Depois essas bobines com o filme são colocadas na máquina de projectar. Nós vimos uma apresentação de um filem, apenas alguns minitos, mas já deu para ter uma ideia de todo o processo.

Muitos faziam perguntas sobre as máquinas, como funcionavam, quanto pesavam...ou como são as máquinas dos filmes a 3D...estavam mesmo interessados.

Mas aquilo que mais ansivam eram mesmo assitir a um filme..e foi o que aconteceu. Levámos um dos filmes da Biblioteca, em DVD, e assistimos...foi um grande pevilégio, pois tínhamos uma sala de 200 lugares só para nós!
Vimos Capuchinho Vermelho, a Verdadeira História, realizado por Cory Edwards, Todd Edwards e com as vozes de Inês Castel-Branco, Simone de Oliveira, Luis Esparteiro, João Lagarto, Vítor de Sousa.

Foi muito divertido!


quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Estados Unidos da América III

A actividade de hoje foi uma grande animação! Fizemos foguetões!

Os Estados Unidos da América são muito conhecidos pela NASA (National Aeronautics and Space Administration ou Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica), também conhecida por Agência Espacial Americana.
A NASA faz pesquisas sobre o Espaço e consegue mesmo enviar pessoas em naves espaciais. Foi com ela que o Homem chegou à Lua.
Hoje em dia há mais Agências Espaciais, mas esta é sem dúvida a mais conhecida.

A pensar nisso, conseguimos lançar os nossos próprios foguetões!

É muito muito simples!
Basta ter um balão, um clips, um pedaço de palhinha, fita-cola e fio.
Enche o balão e o clipe faz de tampa. Cola com fita-cola um pedaço de palhinha no balão. Enfia a palhinha no fio, tira o clipe e com o fio de um lado ao outro da sala e...

3...2....1...Descolar!!!!!!!

 
A ideia foi retirada deste link, No ponto 4 tem duas formas de fazer foguetões, uma mais simples e outra mais elaborada:

 

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Estados Unidos da América II

No dia 7 de Setembro fizémos uma tenda de índio.

Os índios americanos são indígenas, são pessoas naturais daquele local, mas antes de ser conhecido como é, por Estados Unidos da América. Antes de lá chegarem os europeus, já lá viviam há milhares de anos.

Ficaram conhecidos pelos "Peles Vermelhas" pelas sua tonalidade de pele.
Eram caçadores e viviam em harmonia com a Natureza, usando muitos conhecimentos ancestrais na vida do dia-a-dia. A vida familiar é muito importante.
As suas crenças são baseadas também na Natureza, principalmente nos animais, nos lobos, águias e ursos.

Hoje em dia muitos vivem em reservas, zonas que tentam salvaguardar as suas tradições.

As suas casas eram feitas de peles de animais, chamadas de Tipi. Foi mais ou menos isso que tentámos fazer.

Antes da actividade, fomos buscar as canas à horta do Luís Maria. Á tarde montámos as canas, a zona superior foi unida com um entrelaçado de cordel, até ficarem bem fixas. Depois colocámos pano à volta; foi cosido em redor das canas, para ficar melhor.

Depois foi só brincar na tenda do índio!

(Quem quiser pode pintar o pano com desenhos)






























































segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Estados Unidos da América

No dia 6 de Setembro começámos a nossa última semana da Volta ao Mundo em 60 dias...já viajámos por 11 países, este será o 12º país!

O último país é os Estados Unidos da América.

Conversámos sobre o país; aquilo que conheciam; os desportos, a comida, a língua; foi-lhes explicado algumas partes da história; o facto de serem vários estados de um país, por isso chamar-se de Estados Unidos.

Fizémos um dos mais conhecidos e visitados monumentos dos EUA: a Estátua da Liberdade.

A partir de um molde, recortamos a base e a estátua; dobrámos e colámos. Algumas crianças pintaram a estátua.
























































































































Austrália V

O último dia dedicado à Austrália foi uma grande animação.

Jogámos alguns jogos tradicionais. Este país têm alguns jogos levados pelos europeus, principalmente pelos ingleses; e tem outros mais antigos, dos Aborígenes.

Como os nossos já conhecemos...ou pelo a maioria deles, mas dos outros países não. Por isso, para algumas países foi feita uma pesquisa sobre o assunto.

O primeiro foi "Cair, cair, cair", ou "Down, down, down".
Originalmente o jogo terá uma bola feita de pele de canguru...pois eles usam muito a pele de canguro, nós usámos uma bola de ping-pong...mas pode ser com outra bola pequena.

Dois a dois, vão atirando a bola um ao outro; quem deixar cair a bola, põe um dos joelhos no chão e continuam a jogar. Quando voltar a cair, põe o outro joelho; depois um cotovelo, depois o outro e termina quando colocar o queixo no chão.
É dificil se estiverem muito longe, o truque está em manterem-se mais próximos. Complica-se muito quando estiverem os dois com os cotovelos no chão... Mas é muito divertido!
Foi uma grande animação.


O segundo jogo foi "Preso na Lama".

É parecido com o jogo da Estátua. Uma das crianças é a "coisa", que vai tentar apanhar as outras. Estas quando são tocadas pela "Coisa" congelam e ficam presas na lama. Têm de ficar na posição em que foram apanhadas. Mas há uma forma de sairem, se alguma das outras conseguir passar por entre as pernas, assim "descongelam" e podem continuar a jogar. O jogo termina quando todas tiverem presas na lama.

O terceiro foi uma repetição de um que já tínhamos jogado mas eles já não se lembravam.

Quando foi a semana dedicada ao Reino Unido um dos jogos foi "Que horas são Sr. Lobo".
 Um faz de lobo e vira-se de costas para os restantes; os outros estão ao fundo da sala em linha e perguntam: Que horas são Sr. Lobo?, ele vai dizendo, são 2h e eles dão dois passos; 3h e dão três passos...mas quando o Lobo responder Pequeno-almoço; almoço, jantar, o lobo vira-se e tenta apanhar alguém. Quem for apanhado será o lobo seguinte.

Havia mais..mas a animação foi tal e repetimos tantas vezes, que não tivemos mais tempo para outros.



Austrália IV

No dia 2 de Setembro pintaram alguns dos animais mais característicos da Austrália.

Numa folha foi impresso a cores as imagens de alguns animais que depois tinham de pintar por baixo, tinha sido colocada uma imagem esbatida, para ser mais simples de reproduzir.

Uma forma diferente de conheceram os animais.




Austrália III

Hoje dedicámo-nos a um dos animas mais simpáticos da Austrália: o coala.

O alimento favorito dos coalas são folhas de eucalipto. São grandes dorminhocos, dormem grande parte do dia, só estão acordados entre 3 a 5 horas por dia!!! Mas há uma explicação,  a folha de eucalipto provoca sonolência.

São completamente inofensivos e gostam de mimos.

O nosso coala foi feito com material reciclado.

Uma lata grande, (pode ser de feijão, grão, a nossa era de chocolate para o leite), para fazer o corpo; outra lata mais pequena (de patê por exemplo) para a cabeça; duas caricas para os olhos e uma tampa de garrafa para o nariz; duas colehres para os braços; cartolina verde para as sombracelhas e folhas e um rolo de papel de cozinha, para fazer de tronco.

Podem colar com cola de contacto, mas nós usámos pregos muito pequenos para unir a cabeça ao corpo; as caricas e a tampa que fazia de nariz. Um prego a meio das "costas" para não deixar cair os "braços". As colheres são dobradas na zona do baço para poderem "abraçar" a lata que faz de corpo.

O eucalipto é muito simples de fazer, basta recortar algumas folhas e colar no rolo que faz de tronco.