sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Capicua 11/11/11

Capicua é um número que se pode ler de maneira igual da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda, normalmente associado a boa sorte.

Tal como a data de hoje: 11/11/11, redobrada ainda pela hora 11h11.
Estas capicuas só acontecem de 100 em 100 anos e a última capicua igual à de hoje foi em 1111, ou seja, há 900 anos atrás!

As superstições associadas a estas datas são apenas isso, superstições.

Por curiosidade, a 11 de Novembro de 1111 foi a data da tomada de Santarém pelos mouros.


Mas também podem ser palavras: METEM; REGER; AMOR A ROMA; ASSIM A AIA IA À MISSA; ANOTARAM A MARATONA.


Dia de S. Martinho

Num dia de frio e chuva de Inverno, por volta do ano 338, perto de Amiens, França; Martinho ia a cavalo quando viu um pobre com ar miserável e quase nu, que lhe pediu esmola. Martinho não levava consigo dinheiro, e num gesto de solidariedade, cortou ao meio a sua capa que entregou ao mendigo para se agasalhar. Os outros soldados riram-se dele, porque ficara com a capa rasgada. Contudo, e segundo a lenda, de imediato a chuva parou e os raios de sol apareceram por entre as nuvens, daí o chamado Verão de S. Martinho.
Neste dia celebra-se então a generosidade e solidariedade...algo muitas vezes esquecido.
 
Por toda a Europa os festejos em honra de São Martinho estão relacionados com cultos da terra, das colheitas agrícolas, com festas e canções desejando abundância. Nos países que têm produção de vinho, é aberto nesta altura a água-pé e o vinho novo. Daí os provérbios Pelo S. Martinho vai à adega e prova o teu vinho ou Castanhas e vinho pelo São Martinho.



quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Rua Sésamo: 42 anos

Faz hoje, dia 10 de Novembro, 42 anos que a Rua Sésamo foi para o ar nos Estados Unidos da América.
Foi o programa infantil mais longo da história da televisão americana, com cerca de 4135 episódios, vista em mais de 120 países; em Portugal estreou em 1989.

Muitas das nossas crianças aprenderam muito com a Rua Sésamo!
As cores, letras, aritmética, dias da semana, cuidados básicos, mas também a atravessar a rua, higiene pessoal, entre tantas outras coisas.

Por cá a personagem mais conhecida era sem dúvida o Poupas. Mas não podemos esquecer também a oficina do André, a casa da Avó Chica, passando pela livraria do Zé Maria e pela loja do Senhor Almiro, o Ferrão que estava sempre a arranjar problemas ou a tentar provar que o seu maravilhoso vegetal, o "agripino" era comestível, a simpática gata Tita, o Monstro das Bolachas, entre tantos outros.



quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Quartas à Tarde: Letras

No dia 9 de Novembro foi dia de mais uma actividade Quartas à Tarde, desta vez dedicada às Letras.

Como havia dúvidas sobre a matéria da disciplina de História, falámos sobre a Revolução Francesa e as Invasões Napoleónicas em Portugal.
 Também vimos algumas imagens de igrejas do Sardoal, pois tinham dado o Barroco em Portugal e a talha dourada, a nossa Igreja Matriz tem um excelente exemplar desse período, com o seu retábulo em talha dourada. No final, o trabalho de casa foi feito.

Esta é uma das possibilidades desta actividade, ajudar os nossos leitores a ultrapassarem as suas dificuldades. Podemos ajudar nas diversas matérias escolares, nos trabalhos de casa, a pesquisar, ou seja, ajudar naquilo que precisam.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Eucalipto Grosso

A vila de Sardoal tem um eucalipo considerado Monumento Classificado desde 1972, dada a sua extraordinária dimensão.

Terá sido plantado em 1850, rondando os 161 anos, da espécie de Eucapitus Globulus Labill,  tem cerca de 64 metros de altura, com uma copa de cerca de 25 metros de diâmetro, com cerca de 16 metros de diâmetro na base. Na época em que foi plantado, não foi o único eucapilto, mas foi o único a sobreviver mais de século e meio.

Sendo uma árvore classificada, não pode ter qualquer tipo de intervenção sem autorização da Autoridade Florestal Nacional.
Com a devida autorização, o Gabinete Técnico Florestal de Sardoal em parceria com os Bombeiros Municipais de Abrantes, estão a tratar da remoção de alguns ramos secos, evitando a sua queda. Os Bombeiros de Abrantes foram solicitados pois têm um veículo com auto-escada, que atinge os 30 metros de altura.
A intervenção teve início no dia de ontem, 7 de Novembro e irá prolongar-se por cerca de três dias.

Desda forma, o Eucalipto Grosso, como é entre nós conhecido, ficará limpo e livre de ramos que possam causar danos.



segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Folheto com Dicas para procurar emprego na Internet

As Bibliotecas Públicas não são apenas locais onde o leitor pode requisitar livros, filmes, ler jornais ou revistas, são muito mais. Elas servem a população onde estão inseridas, por isso são um serviço público gratuito.

Uma das suas funções é ajudar na procura activa de emprego. Claro que há locais estatais específicos para isso, mas numa vertente mais prática, a Biblioteca também pode ajudar.

Nessa perspectiva, foi feito um pequeno folheto com algumas dicas básicas sobre como procurar emprego na Internet, que pode consultar e levar consigo, a partir de hoje.
Vai estar disponível no Espaço Internet.



Caso seja necessário, nós também ajudamos.